Mint e notebook com Nvidia - ERRO instalação / Login.

Boa noite amigos,
Sempre usei o Windows e gostei muito do Win10 até o dia em que meu notebook começou a dar tela azul toda semana,
Em resumo, após vários dias perdendo tempo e vários teste para saber qual o problema de hardware, vi que o problema era uma atualização e uma restrição para notebook antigos (Dell XPS L502X). Formatei meu note e tentei usar o Ubuntu, achei bom mas perdi 02 ou 03 dias para customizá-lo ao meu gosto. Ficou ok mas não me acostumei muito com o Gnome.

Depois de 02 meses de usando o Ubuntu, conheci o Mint; simplesmente perfeito. Só precisei instalar e após 1h de conscientizações estava pronto. Rodei ele com ele uns 04 meses. Recentemente fiz a compra de um novo notebook (Dell G7-7588; com uma GTX 1060). Tinha a opção dele com Ubuntu ou Win10, peguei com o Win10 por ser R$ 200,00 mais barato. Primeira coisa que fiz após ligar ele e ver o seu funcionamento foi instalar o VMware, com 3 dias de uso o Win10 atualizou um drive de vídeo e fiquei com tela preta, reiniciei e voltou ao normal, depois de algum tempo, deu tela azul.

Em resumo, Perdi a paciência e formatei o micro e TENTEI usar o Mint porém ele nem saia da tela de boot.
Após horas pesquisando achei um blog com o seguinte título: "Muitos têm dificuldades em instalar o Ubuntu ou o Mint em notebooks com gpus híbridas, vamos ensinar como contornar isso" Diolinux.

Vi qual seria o problema: Precisava editar o boot do Mint, assim:
nouveau.modeset=0 splash quiet acpi=off

Achei que agora estaria ok, O Mint deu boot e consegui instalar o Sistema. Reinicio o notebook o Mint exibe a tela de login do usuário, tudo lindo. Porém quando digito a senha ele simplesmente exibe um TELA PRETA e não sai dessa tela.

Não consegui entrar no sistema e fazer a troca do drivernouveau pelo proprietário da Nvidia.
Vi que teria que colocar ele em uma black list mais não sei como fazer isso.

Enfim, Alguém teria uma solução para esse meu problema???
Pensei em após instalar o Mint dar novamente boot pelo LIVE USB e modificar algum arquivo na minha versão instalada, que diga ao Mint para não usar o nouveau e sim o da Nvidia.

Gostei muito do Mint, tanto que me tornei um Patreon do projeto.
Testei outras distros no meu notebok, testei o Ubuntu (gnome) e o Fedora (cinnamon), ambos deram boot sem problema,
mas realmente não gostei do Gnome e não sei se o Fedora seria uma boa opção para quem está começando no mundo Linux.
Se não conseguir usar o Mint ou parto pro Ubuntu ou para o Fedora, não quero mais o Windows.

Desde já agradeço a todos.

Comentários

• editado novembro 2019
    diomenezes disse:

...

Conseguiu resolver esse problema? estou tendo os mesmos problemas mas no meu caso ele alem de dar a tela preta apos login ele trava quando peço pra desligar, quando tento abrir terminal.... ja instalei com todas as flags nos videos do Diolinux e outros. Preciso demais de usar o linux (tentei debian, manjaro, kubuntu, ubuntu, elementary... todos com o mesmo problema)... antigamente era tao facil instalar um OS, hoje em dia ta complicado viu :tired_face:
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.