Não consigo instalar o linux mint 19

Olá a todos, sou iniciante no linux, tentando migrar do W10 pro mint 19, baixei a ultima iso no site oficial, e criei um pendrive bootável pelo rufus, eu quero apagar o w10 e botar só o linux nesse hd, porem ao reiniciar o pc com o pendrive, se eu abro o pendrive como UEFI, me retorna o erro "MODSIGN: Could get UEFI db list" antes mesmo de carregar o ambiente linux, logo apos a bios, e se eu tentar bootar o pendrive normal sem UEFI, me retorna o erro radeon 0000:01:00.0: Invalid PCI ROM header signature expecting 0xaa55, got 0x16db.
Não consigo evoluir de nem uma dessas duas telas a 2 dias, alguem tem alguma sugestão? Agradeço desde já
Mobo 970a ud3p Gigabyte

Comentários

• Primeiro você deve entrar no setup do computador (Bios) e desativar o secure boot. Só então conseguirá iniciar o Linux pelo pendrive e começar a instalação
  • editado fevereiro 2019
    Alquintela disse:

Primeiro você deve entrar no setup do computador (Bios) e desativar o secure boot. Só então conseguirá iniciar o Linux pelo pendrive e começar a instalação

Boa noite, ja tentei desativar o secure na mobo, mas nao acho a função, pelo menos não com esse nome, vi em algum lugar que tinha relação com o OS Type, mexi nele, desativei o CSM, mas nada resolveu, segue abaixo print da bios como ta agora.

Ja tentei tambem setar PW na bios pra ver se ativaria alguma função, mas não apareceu mais nada alguem do que ja tinha, setar a bios toda pra legacy tambem nao resolveu, continua dando erro
  • editado fevereiro 2019
    Amigos, consegui rodar o live, o problema é as portas USB 2.0 que não estao funcionando no linux, no w10 funciona, na Bios tambem, até no grub, mas quando passa do grub e entra no live ja nao funciona nada que nao esteja nas entradas 3.0, o problema é que eu so tenho duas, e uma ta o pendrive bootável.
    Baixei o Mint 18 e troquei o Rufus pelo Etcher pra ver se era algum bug do tipo, mas não resolveu.
    Parece ser algo relacionado a energia insuficiente nas portas 2.0, tendo em vista que meu mouse nem acende, como se nao estivesse plugado no usb, o que muda de cenario quando plugo no 3.0 ele reconhece na hora.

Fui tentar particionar tudo pra instalar o linux e liberar a outra porta, mas tambem ta dando erro pra particionar com ext4, ele diz que "A Criação do sistema de arquivos efi na partição #1 de SCSI1 (0,0,0)(sda) falhou." Esse problema ja vi que pode ser o HD que esta ruim, nao é um problema tao grande pois tenho outro aqui, mas o problema das portas USB realmente me preocupa
  • Ao que tudo indica aí o problema parece ser no hardware mesmo. Aqui todas as portas USB (2.0 e 3.0) sempre funcionaram bem no Linux Mint.
  • editado fevereiro 2019
    Alquintela disse:

Ao que tudo indica aí o problema parece ser no hardware mesmo. Aqui todas as portas USB (2.0 e 3.0) sempre funcionaram bem no Linux Mint.

Acho que se fosse problema de hardware eu teria problema com qualquer OS, e em qualquer tela, ou estou errado?

Todas as portas funcionam com o windows, uso usb diariamente pra transferencia de arquivos e nunca tive problemas com isso, inclusive na bios reconhece tudo que eu conecto mesmo sem ser nas 3.0.

Até chegar no Grub todos os periféricos funcionam normal, após dar enter pra entrar no live é que para de funcionar tudo que não esta nas entradas azuis.

• Boa noite
    Preciso de ajuda
    Acabei de instalar o linux mint e apareceu-me o seguinte erro: attempt to read or write outside of disk ´hd0`
    Entering rescue mode

Alguém me pode ajudar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.