Não consigo instalar o linux mint 19

Olá a todos, sou iniciante no linux, tentando migrar do W10 pro mint 19, baixei a ultima iso no site oficial, e criei um pendrive bootável pelo rufus, eu quero apagar o w10 e botar só o linux nesse hd, porem ao reiniciar o pc com o pendrive, se eu abro o pendrive como UEFI, me retorna o erro "MODSIGN: Could get UEFI db list" antes mesmo de carregar o ambiente linux, logo apos a bios, e se eu tentar bootar o pendrive normal sem UEFI, me retorna o erro radeon 0000:01:00.0: Invalid PCI ROM header signature expecting 0xaa55, got 0x16db.
Não consigo evoluir de nem uma dessas duas telas a 2 dias, alguem tem alguma sugestão? Agradeço desde já
Mobo 970a ud3p Gigabyte

Comentários

• Primeiro você deve entrar no setup do computador (Bios) e desativar o secure boot. Só então conseguirá iniciar o Linux pelo pendrive e começar a instalação
  • editado fevereiro 2019
    Alquintela disse:

Primeiro você deve entrar no setup do computador (Bios) e desativar o secure boot. Só então conseguirá iniciar o Linux pelo pendrive e começar a instalação

Boa noite, ja tentei desativar o secure na mobo, mas nao acho a função, pelo menos não com esse nome, vi em algum lugar que tinha relação com o OS Type, mexi nele, desativei o CSM, mas nada resolveu, segue abaixo print da bios como ta agora.

Ja tentei tambem setar PW na bios pra ver se ativaria alguma função, mas não apareceu mais nada alguem do que ja tinha, setar a bios toda pra legacy tambem nao resolveu, continua dando erro
  • editado fevereiro 2019
    Amigos, consegui rodar o live, o problema é as portas USB 2.0 que não estao funcionando no linux, no w10 funciona, na Bios tambem, até no grub, mas quando passa do grub e entra no live ja nao funciona nada que nao esteja nas entradas 3.0, o problema é que eu so tenho duas, e uma ta o pendrive bootável.
    Baixei o Mint 18 e troquei o Rufus pelo Etcher pra ver se era algum bug do tipo, mas não resolveu.