[Resolvido] Dualboot Win 10 e Mint 19.1 - Acer Aspire V5-471

Boa noite, colegas!

Há muito tempo tenho esse encantamento pelo mundo Linux e sempre testei algumas distribuições em máquina virtual. Quando conheci o canal do Diolinux resolvi que era hora de mudar!

Assim feito. Baixei o Linux Mint (isso lá em novembro/18, quando ainda não tinha sido lançado o 19.1) e tentei fazer o dualboot com o Windows 10 seguindo o tutorial do canal. Entretanto, logo no momento de boot do note eu já encontro problemas: nenhuma das teclas de comando para abrir a BIOS/UEFI funcionam (F12, F2, DEL). A única maneira que encontrei para entrar na BIOS é por meio do Windows 10 aberto e fazendo o processo de reinicialização avançada.

Ok, passo feito. Fui lá na BIOS, criei as senhas de boot, desativei o secure boot e tentei fazer a troca para o boot por pendrive (mais tarde, tentei fazer o boot pelo dvd). Salvei todas as configurações e reiniciei a máquina. Nada! Logo em seguida ele já começa a iniciar o Windows e não consigo fazer nada.

A única maneira que consigo inicializar o cd/pendrive do Mint é trocando para o modo Legacy BIOS. Mas aí eu só consigo usar o LiveCD do sistema, pois se instalar eu sei que vai dar problema.

Já tentei ligar pro suporte da Acer (mesmo sendo um notebook um pouco mais antigo) e eles disseram que só dão suporte pro sistema instalado de fábrica (que era o Win 8).

Já pesquisei nos fóruns gringos da Acer e só achei o seguinte artigo, o qual não me serviu de muita coisa… Aspire V5-471 keeps re-enabling secure boot after i remove power or battery — Acer Community

Enfim, estou travado nesse negócio da BIOS/UEFI aí… Já fiz outros dualboot, mas em PCs antigos, quando não tinha esse raio de UEFI e sempre instalou muito bem.

Sou iniciante no Linux e queria muito poder instalar em dualboot (por enquanto) nesse note.

Comentários

• editado fevereiro 2019
    http://linuxmint.com.br/discussion/30432/gpt-a-nova-geracao-de-tabela-de-particoes-de-disco

Se possível, poste uma foto da configuração de boot da placa mãe.
  • dougpess disse:

Se possível, poste uma foto da configuração de boot da placa mãe.

Boa noite!!

• editado fevereiro 2019
    Tente mudar a ordem de prioridade de boot. Deixe CD/DVD em primeiro.

A primeira metade deste vídeo mostra o que deve ser feito. (Ignore o que vem depois de 2 minutos e 50)

• Coloque também o Windows Boot Manager por último na ordem de prioridade do boot (Boot Priority Order).
    Como o bios está apontando para o gerenciador de boot do Windows como primeira opção da lista, então sabemos o motivo de não iniciar pelo Pendrive com Linux.
    Outro detalhe importante, ao ligar o notebook tenha o pendrive já conectado na entrada USB e entre nas configurações do Boot, lá aparecerá a opção do Pendrive também, pois nas tuas imagens o Pendrive não aparece como opção de boot. No meu computador isso só ocorre se ele não estiver conectado na entrada USB.
  • Boa tarde, amigos!!

Resolvi o meu problema fazendo a atualização da BIOS. A versão que estava instalada estava bugada e não reconhecia a troca na ordem de boot.

O Linux Mint já está sendo instalado!

Obrigado a todos que se disponibilizaram a ajudar!
  • Boa noite jonascorsini que bom que você conseguiu resolver seu problema.

Mas você criou outro problema as frases em caixa alta estão contra as nossas regras, por favor edite e faça a correção.

Desde já obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.