Dúvidas sobre aplicativos para iniciante

Bom dia!

Já à alguns anos, venho acompanhando o desenvolvimento Linux das distribuições Ubuntu e Debian, aguardando que, algum dia, algumas dessas distribuições pudessem me ajudar na transição do Windows para o Linux.

No ano passado, 2018, houve um boa divulgação do LinuxMint_18x e fiquei muito feliz em saber da flexibilidade que esse sistema oferecia na facilidade de fazer tal transição.

Hoje, em 2019, com a versão_19x, decidi testá-la e junto, como era de se esperar, surgiram algumas dúvidas, principalmente em relação aos aplicativos, programas que são usados no Windows que possuem a mesma função no Linux, exemplo, o programa Nero (que uso no Windows), qual o programa para o Linux que possui a mesma função? Será que já vem na instalação inicial do Mint19x Cinnamon?

Antes de postar as dúvidas, vou informá-los o que já foi feito:

- Estou usando um HD somente para o Linux Mint19x Cinnamon, com uma única partição (até o momento não tive problemas após instalação);
- Fiz as atualizações e configurações seguindo um tutorial (também, até o momento, não tive problemas);
- Para entrar na web estou usando o browser Firefall, mas se alguém conhecer um outro que seja mais rápido, agradeceria a ajuda se divulgasse.

Aplicativos que preciso para instalar no Linux Mint19x Cinnamon:

- No Windows eu usava os seguintes programas:

--- Editor de Vídeo: Sony Vegas Movie Studio;
--- Gravador de Gameplays: Mirillis Action!;
--- CorelDraw;
--- PhotoShop;
--- InDesign;
--- Flash (MX ou CC);
--- Dreamwaver (MX ou CC);
--- MySQL;
--- NaviCat;
--- Notepad++;
--- Server: Wamp3 (offline);
--- Java JDK/JRK;
--- Forum(PHP): Mybb19 (offline);
--- Games: Lineage2 FreyaH5 (offline), AionCore4.75 (offline), SkyrimV Legendary, ARC.

As dúvidas que tenho, se terei problemas para conseguir programas similares e se os games vão rodar no Linux64bits.

Agradeço a atenção
Abraços

Comentários

• No youtube ou no google se vc digitar "alternativa ao programa X no linux" aparece muito material.

De qualquer forma vou relatar as alternativas que eu conheço:
    editor de video: openshot ou kdenlive (este ultimo é bem completo, mas instala muita biblioteca do kde o que pode não ser interessante)
    gravar gameplays: não sei ao certo, mas tem um gravador de tela o melhor, nem precisa encodar o vídeo, Simple Screen Recorder
    Corel Draw: tem o inkscape, eu recorto (vetorizo) muitas imagens com ele, é um pouco diferente, contornando o desenho com a caneta bezier, selecionando o desenho e o contorno, depois objeto -> clip -> aplicar, tem tutorial no youtube
    photoshop: gimp
    Notepad++: o proprio bloco de notas já reconhece linguagens de programação, se precisar de programas mais avançados, tem vários
    java: tem o java do linux (jdk) se nao me engano e já vem instalado e vc consegue instalar aquele java que roda no windows

com relação aos jogos, a primeira coisa que vc deve fazer é ver se tem na steam, pois a steam roda jogos nativamente e também tem uma ferramenta (proton) que dá compatibilidade a muitos jogos do windows, vc tem que ativar esta ferramenta, tem tutoriais ensinando. vc pode usar também o playonlinux que é uma ferramenta que vc instala jogos e programas windows no linux, principalmente para vc se adaptar melhor, depois vc larga de mão, já que os programas nativos são bem mais estáveis.

Eu nunca tive problemas em rodar programas em 64 bits

Recomendo assistir o vídeo abaixo, depois de escolher determinada ferramenta o ideal é ver se tem tutoriais sobre ela para facilitar sua vida.

• Bom dia!

Oi luiz99, agradeço pela ajuda e desculpe-me pela demora para respondê-lo.

Estou seguindo a suas dicas e gostei muito do site que você indicou (alternativeto.net), vai ajudar muito.

Os jogos acima, Lineage2 FreyaH5 (offline) e AionCore4.75 (offline), são jogos emulados em Java e os programas para fazê-los rodar são MySQL, Navicat, Wamp3 (para 64x) para emular um servidor privado (offline). Como esses programas são para Windows a minha esperança era encontrar programas similares e parece que o site "alternativeto" poderia ajudar, mas o que eu queria mesmo era uma indicação da comunidade os melhores programas para emular estes jogos ou até uma comunidade que emula esses jogos no Linux para que eu pudesse aprender.

Na Steam, só me divirto com jogos "frees" porque não concordo com a política de compra e venda dessa empresa. Ela impõe ao jogador a proibição de vender seus jogos usados por um preço bem mais barato que o valor de mercado, monopolizando a venda somente para si mesma. O estranho é que ninguém faz nada para combater esse tipo de abuso. Uma boa notícia contra esse tipo de abuso é a iniciativa da Epicgames que está entrando na concorrência, mas se suas regras de compra e venda for igual a da Steam, então teremos a formação de cartel nesse mercado.

Ontem, ocorreu um bug bem estranho. Imprimi uma página de um site em PDF e ao tentar apagá-lo não consegui enviá-lo para a lixeira. No Windows, quando ocorre esse bug, tenho o habito de reiniciar o programa e o bug desaparece. No LinuxMint19x, ao tentar reiniciar, ele mostrou o comando "initransfs:" e não consegui sair dessa janela. Então, depois de muitas tentativas, fui obrigado a formatar o HD e reinstalar o LinuxMint19x. Afinal, o que significa esse comando "initransfs"?

Um outro bug que está ocorrendo é no Chromium. Está impossível deixar o browser em Português Brasil. Já tentei todas as dicas na internet e nada. Decidi voltar ao Firefox lento.

Enfim, agradeço a ajuda e a atenção.
    Abraços.
  • se o arquivo estiver numa partição ntfs ou fat ele não envia para a lixeira, tem que deletar definitivamente, de qualquer forma eu não sei te esclarecer sobre as duas ultimas duvidas, abre tópicos diferentes para solucioná-las.

com relação aos jogos, vc precisa aprender a usar o wine ou o playonlinux, o video abaixo mostra o linux rodando o lineage.

eles rodam um tal de aion no linux, não sei se é o mesmo AionCore, dá uma olhada no youtube. também rodam um tal de Skyrim nao sei se é o mesmo que vc joga, dá uma olhada lá. o arc parece que roda, mas tem nomes parecidos entao vc terá que pesquisar também para ver qual é.

• editado março 2019
    Bom dia!

Oi luiz99, agradeço novamente pela ajuda.

Seguindo a sua dica instalei três programas:

- PlayOnLinux
    - Phoenicis PlayOnLinux
    - Winetricks

No "Phoenicis PlayOnLinux" ao tentar instalar o "Epic Games Launcher" deu o seguinte erro na instalação:

javax.script.ScriptException: Error while calculating checksum for "/home/xxxx/.Phoenicis/tmp/phoenicis9901284214830676486.msi".

Expected = d608bfb4eec073df9a76cfe58877dcc86364d428
    Actual = b6059da0528979d9467163aad8e32a37eaeef486 in at line number 145 at column number 16
    at jdk.scripting.nashorn/jdk.nashorn.api.scripting.NashornScriptEngine.throwAsScriptException(NashornScriptEngine.java:477)
    at jdk.scripting.nashorn/jdk.nashorn.api.scripting.NashornScriptEngine.evalImpl(NashornScriptEngine.java:461)
    at jdk.scripting.nashorn/jdk.nashorn.api.scripting.NashornScriptEngine.evalImpl(NashornScriptEngine.java:413)
    at jdk.scripting.nashorn/jdk.nashorn.api.scripting.NashornScriptEngine.evalImpl(NashornScriptEngine.java:409)
    at jdk.scripting.nashorn/jdk.nashorn.api.scripting.NashornScriptEngine.eval(NashornScriptEngine.java:162)
    at java.scripting/javax.script.AbstractScriptEngine.eval(AbstractScriptEngine.java:264)
    at [email protected]/org.phoenicis.scripts.nashorn.NashornEngine.eval(NashornEngine.java:50)
    at [email protected]/org.phoenicis.scripts.nashorn.NashornScriptInterpreter.runScript(NashornScriptInterpreter.java:35)
    at [email protected]/org.phoenicis.scripts.interpreter.BackgroundScriptInterpreter.lambda$runScript$0(BackgroundScriptInterpreter.java:35)
    at java.base/java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor.runWorker(ThreadPoolExecutor.java:1128)
    at java.base/java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor$Worker.run(ThreadPoolExecutor.java:628)
    at java.base/java.lang.Thread.run(Thread.java:834)
    Caused by: :145:16 Error while calculating checksum for "/home/xxxx/.Phoenicis/tmp/phoenicis9901284214830676486.msi".

Expected = d608bfb4eec073df9a76cfe58877dcc86364d428
    Actual = b6059da0528979d9467163aad8e32a37eaeef486
    at jdk.scripting.nashorn/jdk.nashorn.internal.runtime.ECMAException.create(ECMAException.java:113)
    at jdk.scripting.nashorn.scripts/jdk.nashorn.internal.scripts.Script$Recompilation$317$2585$\^eval\_$cu1$restOf.get([utils, functions, net, download]:145)
    at jdk.scripting.nashorn.scripts/jdk.nashorn.internal.scripts.Script$Recompilation$290$857A$\^eval\_$cu1$restOf._installationCommand([engines, wine, quick_script, online_installer_script]:40)
    at jdk.scripting.nashorn.scripts/jdk.nashorn.internal.scripts.Script$Recompilation$284$553$\^eval\_$cu1$restOf.go([engines, wine, quick_script, installer_script]:30)
    at jdk.scripting.nashorn.scripts/jdk.nashorn.internal.scripts.Script$Recompilation$259$218$\^eval\_.run(:9)
    at jdk.nashorn.javaadapters.org_phoenicis_scripts_Installer.run(Unknown Source)
    at jdk.scripting.nashorn.scripts/jdk.nashorn.internal.scripts.Script$Recompilation$258$\^eval\_$cu1$restOf.:program(:29)
    at jdk.scripting.nashorn/jdk.nashorn.internal.runtime.ScriptFunctionData.invoke(ScriptFunctionData.java:655)
    at jdk.scripting.nashorn/jdk.nashorn.internal.runtime.ScriptFunction.invoke(ScriptFunction.java:513)
    at jdk.scripting.nashorn/jdk.nashorn.internal.runtime.ScriptRuntime.apply(ScriptRuntime.java:527)
    at jdk.scripting.nashorn/jdk.nashorn.api.scripting.NashornScriptEngine.evalImpl(NashornScriptEngine.java:456)
    ... 10 more

Parece que o erro está relacionado ao Java JDK. Seguindo um tutorial, não consegui instalar pelo terminal o JDK, então fui no site Oracle, "jdk-7u80-linux-x64.tar.gz", e descompactei o pacote ao lado na pasta "Downloads". Infelizmente não sei em que pasta devo movê-lo e nem consigo movê-lo para o "Sistema de Arquivos", diz que não tenho permissão.

No "PlayOnLinux" não encontrei o "Epic Games Launcher" para instalar.

No "Winetricks", ao abri-lo já aparece uma janela dizendo:

"Você está usando um WINEPREFIX de 64 bits. Observe que muitos verbos instalam apenas versões de pacotes de 32 bits. Se você encontrar problemas, por favor, teste novamente em um WINEPREFIX limpo de 32 bits antes de relatar um erro".

Parece que todos os programas de instalação são para 32bits, isso quer dizer que não tem utilidade para mim, já que uso um sistema de 64bits.

A dúvida... Existe um programa puramente "Wine" para 64bits?
    No "Gerenciador de Aplicativos" só encontrei o "Winetricks" 32bits.

Quanto aos jogos, o Aion que você encontrou parece que é a instalação para o Oficial (NCSoft). O Aion-Core é um emulador para a plataforma Java (é usado o JDK/JRK), só funciona em programas como o Wamp/Xampp (servidores), configurando como localhost (offline) ou com IPfixo-no/ip (online).

O SkyrimV é o mesmo. O ARC eu não encontrei na lista desses programas. Me parece que pode ser encontrado na Stream.

Enfim, agradeço a ajuda e a atenção.
    Abraços.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.