Qual o passo a passo para recuperar um sistema quebrado desde a indentificacao do problema a solucao
Primeiramente me desculpem pela forma da escrita, e que o meu sistema esta quebrado e eu estou usando o sistema do dvd d instalação com o teclado todo zuado.
Eu fiz um post nesse fórum dizendo que o meu sistema parou de iniciar do nada. Ai um camarada comentou que o sistema não para do nada que tudo tem uma causa e que eu deveria levantar as hipóteses mais prováveis da causa do problema e postá-las para que ele os membros pudessem ajudar. Na hora eu tive vontade de comentar que eu nao precisava d dicas d logica e sim de informática. Mas claro q eu não fiz isso, pq seria falta de educação e ingratidão pois o cara só estava tentando ajudar. E eu agradeço ele pela tentativa.
Mas a verdade e que para min e para a maioria dos usuários comuns de computador esse tipo de comentário não ajuda em nada. O que eu preciso e que alguém me ensine o método que deve ser utilizado para identificar as possíveis causas do problema e como solucioná-lo.
Por isso eu peco encarecidamente que alguma alma caridosa finja sei la, que a namorada, namorado ou amigo pediu para que vc tente arrumar o pc dele cujo sistema não inicia. O q vc faria primeiro? Vc iniciaria pelo dvd de instalação que nem eu? Vc utilizaria o modo recovery? Qual comandos vc utilizaria para tentar identificar o problema? Nao tem nenhum programa que faz uma varredura no sistema procurando por erros e tenta solucioná-los?
Eu fiz um post nesse fórum dizendo que o meu sistema parou de iniciar do nada. Ai um camarada comentou que o sistema não para do nada que tudo tem uma causa e que eu deveria levantar as hipóteses mais prováveis da causa do problema e postá-las para que ele os membros pudessem ajudar. Na hora eu tive vontade de comentar que eu nao precisava d dicas d logica e sim de informática. Mas claro q eu não fiz isso, pq seria falta de educação e ingratidão pois o cara só estava tentando ajudar. E eu agradeço ele pela tentativa.
Mas a verdade e que para min e para a maioria dos usuários comuns de computador esse tipo de comentário não ajuda em nada. O que eu preciso e que alguém me ensine o método que deve ser utilizado para identificar as possíveis causas do problema e como solucioná-lo.
Por isso eu peco encarecidamente que alguma alma caridosa finja sei la, que a namorada, namorado ou amigo pediu para que vc tente arrumar o pc dele cujo sistema não inicia. O q vc faria primeiro? Vc iniciaria pelo dvd de instalação que nem eu? Vc utilizaria o modo recovery? Qual comandos vc utilizaria para tentar identificar o problema? Nao tem nenhum programa que faz uma varredura no sistema procurando por erros e tenta solucioná-los?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Alquintela é uma das pessoas que mais ajuda aqui. O que ele postou é o caminho a seguir... o lógico!
Falastes em HD e, pelo que vi, tens um Seagate e parece que teves problemas com bad blocks. Tive 2 HDs dessa marca e não tive sorte - desde então sempre evitei e evito.
Linux é extremamente sensivel a HD bichado, voltagens erradas, calor excessivo, ou seja, varios fatores podem estar atrapalhando tua vida.
Se fosse eu já teria feito backup dos meus arquivos importantes, analizado o HD (live gparted já me salvou varias vezes) e após faria uma instalação do zero. Esse seria o 'meu' caminho. Tenho certeza que existem pessoas no forum que podem passar informações mais tecnicas e precisas que podem tentar ressuscitar teu sistema!
Enquanto isso:
https://linuxdicasesuporte.blogspot.com/2017/12/erro-no-boot-initramfs-no-seu-gnulinux.html
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Particoes-no-Linux/Ubuntu-nao-inicia-(initramfs)
https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1691436
Boa Sorte!