Linux Mint 19.1 Mate lento em Notebook Semp Toshiba Is 1462
Boa noite amigos, desde dezembro de 2018 ingressei no universo Linux através do Mint. Instalei primeiramente no meu desktop e era só alegria, até resolver instalar no meu Notebook também.
O note em questão é um Semp Toshiba is 1462 com 2gb ddr2 667Mhz de RAM, processador Pentium dual-core T3400 de 2.16Ghz e um SSD de 120Gb.
Com essa configuração o note rodava redondinho com o Windows 7, mas como estava satisfeito com os resultados do Mint no desktop resolvi instalar a versao 19.1 MATE no note achando que rodaria melhor do que com o Windows 7. Para a minha surpresa está rodando beeeeem mais lento. Quando eu abro o Firefox demora consideravelmente para abrir qualquer página. Nesse momento estou instalando o google chrome para ver se o problema de lentidão se resume a escolha do navegador. Acredito que mas... não custa tentar.
Enfim, fui do céu ao inferno quando resolvi instalar o mint no notebook também que estava funcionando bem e agora está bem lento. Já pensei até em voltar para o Windows 7 caso não consiga solucionar esse problema mas não quero desistir tão facilmente do Linux. Se alguém puder me ajudar, ficarei imensamente agradecido.
O note em questão é um Semp Toshiba is 1462 com 2gb ddr2 667Mhz de RAM, processador Pentium dual-core T3400 de 2.16Ghz e um SSD de 120Gb.
Com essa configuração o note rodava redondinho com o Windows 7, mas como estava satisfeito com os resultados do Mint no desktop resolvi instalar a versao 19.1 MATE no note achando que rodaria melhor do que com o Windows 7. Para a minha surpresa está rodando beeeeem mais lento. Quando eu abro o Firefox demora consideravelmente para abrir qualquer página. Nesse momento estou instalando o google chrome para ver se o problema de lentidão se resume a escolha do navegador. Acredito que mas... não custa tentar.
Enfim, fui do céu ao inferno quando resolvi instalar o mint no notebook também que estava funcionando bem e agora está bem lento. Já pensei até em voltar para o Windows 7 caso não consiga solucionar esse problema mas não quero desistir tão facilmente do Linux. Se alguém puder me ajudar, ficarei imensamente agradecido.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se o ambiente utilizado for o Cinnamon, instale e utilize um outro ambiente mais leve (como o MATE ou Xfce) e veja se o problema persiste.
A segunda é que abrindo o monitor do sistema é possível ver que sempre que abro uma aba do navegador ou acesso um novo endereço os núcleos do processador vão a 100%.
Será que a alteração da resolução interfere diretamente na capacidade do processador e automaticamente isso interfere na velocidade do note?
Se eu fosse você tentaria uma iso bootavel com o Mint Cinnamon. Pelo menos num Asus Celeron ele rodou legal. Vale a pena testar.
Para saber as diferenças entre um e outro, tem uma explicação aqui https://www.oficinadanet.com.br/linux/25027-linux-cinnamon-vs-linux-mate-qual-e-a-diferenca
Para aumentar o arquivo de swap:
#logar como root
1 - swapoff /swapfile (Isso desativa o swapfile deixando o arquivo liberado)
2 - dd if=/dev/zero of=/swapfile bs=1024 count=16000000 (gera um arquivo swapfile de 16GB, use o dobro da RAM do seu PC)
3 - mkswap /swapfile
4 - swapon /swapfile
5 - free -m (para verificar o tamanho do swap)
total usada livre compart. buff/cache disponível
Mem.: 7739 5261 476 1258 2000 956
Swap: 16383 2382 14001