Linux Mint 19.1 Mate lento em Notebook Semp Toshiba Is 1462

Boa noite amigos, desde dezembro de 2018 ingressei no universo Linux através do Mint. Instalei primeiramente no meu desktop e era só alegria, até resolver instalar no meu Notebook também.

O note em questão é um Semp Toshiba is 1462 com 2gb ddr2 667Mhz de RAM, processador Pentium dual-core T3400 de 2.16Ghz e um SSD de 120Gb.

Com essa configuração o note rodava redondinho com o Windows 7, mas como estava satisfeito com os resultados do Mint no desktop resolvi instalar a versao 19.1 MATE no note achando que rodaria melhor do que com o Windows 7. Para a minha surpresa está rodando beeeeem mais lento. Quando eu abro o Firefox demora consideravelmente para abrir qualquer página. Nesse momento estou instalando o google chrome para ver se o problema de lentidão se resume a escolha do navegador. Acredito que mas... não custa tentar.

Enfim, fui do céu ao inferno quando resolvi instalar o mint no notebook também que estava funcionando bem e agora está bem lento. Já pensei até em voltar para o Windows 7 caso não consiga solucionar esse problema mas não quero desistir tão facilmente do Linux. Se alguém puder me ajudar, ficarei imensamente agradecido.

Comentários

• editado abril 2019
    Que ambiente gráfico (MATE, Cinnamon, Xfce, ....) você está utilizando? O sistema está atualizado?

Se o ambiente utilizado for o Cinnamon, instale e utilize um outro ambiente mais leve (como o MATE ou Xfce) e veja se o problema persiste.
  • Como você está usando ambiente Mate e está tendo este problema, sugiro tentar o Xfce.
  • hugoleal85 disse:

Que ambiente gráfico (MATE, Cinnamon, Xfce, ....) você está utilizando? O sistema está atualizado?

Se o ambiente utilizado for o Cinnamon, instale e utilize um outro ambiente mais leve (como o MATE ou Xfce) e veja se o problema persiste.

Estou usando o ambiente gráfico MATE, mas duas coisas me chamaram a atenção. A primeira é que assim que instalei o mint a resolução de tela estava em 640x480, não havendo outra opção de resolução. Pesquisando aqui no fórum vi uma dica de alteração de resolução através do arquivo grub.cfc. Segui os passos e consegui alterar a resolução para 1280x768.

A segunda é que abrindo o monitor do sistema é possível ver que sempre que abro uma aba do navegador ou acesso um novo endereço os núcleos do processador vão a 100%.

Será que a alteração da resolução interfere diretamente na capacidade do processador e automaticamente isso interfere na velocidade do note?
  • Alquintela disse:

Como você está usando ambiente Mate e está tendo este problema, sugiro tentar o Xfce.

Pois é, acabei de ver essa dica em outros fóruns e vi muitas recomendações também do Lubuntu para pcs fracos, mas não gostei muito da interface dessa última opção. Além disso, achei muito estranho o Note rodar liso no windows 7 e ficar lento no Mint MATE. Mas vou testar essa versão Xfce para ver como o note se comporta.

• editado abril 2019
    Wallase disse:

Alquintela disse:

Como você está usando ambiente Mate e está tendo este problema, sugiro tentar o Xfce.

Pois é, acabei de ver essa dica em outros fóruns e vi muitas recomendações também do Lubuntu para pcs fracos, mas não gostei muito da interface dessa última opção. Além disso, achei muito estranho o Note rodar liso no windows 7 e ficar lento no Mint MATE. Mas vou testar essa versão Xfce para ver como o note se comporta.

Quando você trabalha com Linux precisa pensar fora da caixa. Não é porque uma coisa fica ótima no WIndows que ficará no Linux e vice e versa. Veja por exemplo o Amarok que funciona lindamente no Fedora, razoavelmente no Debian e uma carroça no Windows.

Se eu fosse você tentaria uma iso bootavel com o Mint Cinnamon. Pelo menos num Asus Celeron ele rodou legal. Vale a pena testar.

Para saber as diferenças entre um e outro, tem uma explicação aqui https://www.oficinadanet.com.br/linux/25027-linux-cinnamon-vs-linux-mate-qual-e-a-diferenca
  • Caros amigo, instalei versão XFCE e roda melhor do que com as anteriores, mas se abrir o navegador de internet junto com outros aplicativos aí o note fica realmente lento. Acredito que o gargalo seja realmente o processador. Enfim, dá pra usar legal se não for exigir muito desempenho dele nem abrir muitas janelas ao mesmo tempo.
  • Tive problemas semelhantes, notebook dell I5 com 8GB de RAM e SSD 120GB, quando reinicia fica trabalha bem, depois vai ficando lento até chegar ao extremo de travar e só reiniciando. Resolvi aumentando o arquivo de swap (swapfile) que é instalado por padrão com 2GB, aumentei para 16GB, dobro da RAM como recomendado, problema resolvido.
    Para aumentar o arquivo de swap:
    #logar como root
    1 - swapoff /swapfile (Isso desativa o swapfile deixando o arquivo liberado)
    2 - dd if=/dev/zero of=/swapfile bs=1024 count=16000000 (gera um arquivo swapfile de 16GB, use o dobro da RAM do seu PC)
    3 - mkswap /swapfile
    4 - swapon /swapfile
    5 - free -m (para verificar o tamanho do swap)
    total usada livre compart. buff/cache disponível
    Mem.: 7739 5261 476 1258 2000 956
    Swap: 16383 2382 14001
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.