Já limpou seu Mint hoje?

Bom dia pessoas!
A pasta /var/cache/apt/archives contém muitos arquivos (pacotes) que são baixados para instalação (assim com no Windows temos a pasta de downloads ou tmp) e permanecem lá. Se você instala muitos pacotes para testar ou experimentar, esta pasta vai aumentando, aumentando.

Uma boa prática para manter a performance de seu sistema Mint é limpar esta pasta de tempos em tempos (ia falar de usar o cron mas na verdade nem sei como funciona ainda).

E uma maneira muito simples de se fazer isso é

Abra o terminal (CTRL+ALT+T) e digite

sudo apt-get clean

Pronto!

E esta é minha primeira colaboração! U-huuuuu.

Comentários

• lcquerido obrigado pela colaboração.

Seu poste foi movida para área mais adequada.
  • lcquerido disse:

Bom dia pessoas!
    A pasta /var/cache/apt/archives contém muitos arquivos (pacotes) que são baixados para instalação (assim com no Windows temos a pasta de downloads ou tmp) e permanecem lá. Se você instala muitos pacotes para testar ou experimentar, esta pasta vai aumentando, aumentando.

Uma boa prática para manter a performance de seu sistema Mint é limpar esta pasta de tempos em tempos (ia falar de usar o cron mas na verdade nem sei como funciona ainda).

sudo apt-get clean

Pronto!

Muito bem observado, parabéns pela publicação
    Eu utilizo o BleachBit
  • orafasp disse:

lcquerido disse:

Bom dia pessoas!

sudo apt-get clean

Pronto!

Muito bem observado, parabéns pela publicação
    Eu utilizo o BleachBit
    Esse BleachBit é bom? Realmente faz o que se propõe? Substitui a ação de ter que fazer pelo terminal, como descrito acima?
  • editado abril 2019
    Uso o BleachBit há algum tempo e ele é bem completo, vai desde a limpeza padrão até configurações mais avançadas que permitem apagar os espaços livres. Ele tem também duas opções de autorização para limpeza, como usuário comum e como administrador do sistema.
    No usuário comum você consegue limpar a sujeira de todos os programas instalados e escolher o que limpar e o que deixar (eu não limpo por exemplo meu histórico de internet); já na opção como administrador você executa toda a limpeza de partes do sistema que requerem este nível de autorização (cache do sistema entre outros).
    Ele cumpre realmente o que promete, excelente programa e alternativa prática ao uso do terminal.
  • Tenho usado o Ubuntu Cleaner, o sucessor (acredito eu) do Ubuntu Tweak. Instalável via PPA, aqui:

sudo add-apt-repository ppa:gerardpuig/ppa
    sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
    sudo apt-get install ubuntu-cleaner
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.