Comunidades Linux se desfazendo

editado abril 2019 em Café com Menta
Bom dia pessoal!
Faz tempo que venho notando que algumas comunidades Linux estão se desfazendo. Fedora e Ubuntu são apenas duas da que tenho observado. Lembro quando a comunidade Ubuntu era frenética (e também arrogante para cacete) e hoje se você tentar acessar o link http://www.ubuntu-br.org/ cairá na página https://www.ubuntu.com/. Alguns problemas foram identificados com sendo falta de paciência e comprometimento com as pessoas, como o próprio Emmanuel cita aqui https://sempreupdate.com.br/eu-quero-fechar-comunidade-do-ubuntu-no/. Eu mesmo já comentei aqui mesmo no nosso forum sobre a incapacidade de usuários de Ubuntu atenderem e ajudar quem tinha dúvidas, resultando em resposta do tipo que todos já viram como falta de vontade em aprender, em pesquisar, quando na verdade eram problemas mais sérios como erro de compatibilidade de hardware com alguns drivers. Vi muita gente séria abandonando o Ubuntu por causa disso. Já o caso do Fedora creio ter sido pela falta de apoio da própria comunidade em detrimento do apoio massivo da RedHat. Passando pela comunidade http://www.projetofedora.org/ temos 25 participantes.

E não para por aí. A página https://br-linux.org/ está parada desde abril de 2018 e outras estão indo pelo mesmo caminho.

Daí eu entro na Viva o Linux e coloco os mesmos tipos de críticas que faço aqui e lá me tratam com troll, que tenho chiliques "porque o sistema não faz o que eu quero" (Hããã???, me desculpem, achei que a liberdade fosse minha de escolher o que melhor me atendesse e que o papinho de colaboração fosse algo sério, sorry!) entre outros adjetivos. Detalhe: O troll foi designado por ninguém menos que o Administrador/Moderador.

Eu tenho sim muita bronca com o Linux e por questões realmente sérias. Defendi o Linux desde seu surgimento por aqui, assinava a Revista do Linux, cheguei a compilar drivers de "winmodems" entre outras coisas. Mas tem horas que enche.
E as desculpas, ainda recorrentes 25 anos depois:
Meu video não funcionava direito porque a placa era onboard ou sua placa é chingling
Você não tem modem, tem um modem windows
Ah, não tem drivers para sua impressora por que as empresas não fornecem o código fonte

Enfim, como sempre disse, o Linux teve uma oportunidade de ser O Sistema na década de 90, teve a oportunidade de revirar o mercado com a RedHat e com a Cannonical, mas infelizmente o mundo não é livre, não é opensource e o mercado exige competitividade dentro dos padrões do mercado. O usuário até pode ter a benesse de ser livre, o mercado não.

E para finalizar, acho que a distrowatch deveria ter um forum como nosso tem. Seria um baita brainstorm.

Bem, é isso.

Comentários

• De fato, quando falamos de comunidade no formato de página a ser acessada pelo navegador web (Firefox, Chrome etc.) também observo uma diminuição da participação do pessoal. Cheguei a pensar que a turma estaria abandonando o Linux, mas por outro lado, tenho observado um ritmo mais frenético e participativo na comunidade Linux Mint em plataformas como Facebook e Telegram.

Isto me leva a acreditar que embora haja uma diminuída nas comunidades, há também uma migração de usuários para outras plataformas de comunicação que vêm se mostrando bem participativas, porém menos organizadas do ponto de vista do conteúdo postado pelos integrantes.
  • Alquintela disse:

De fato, quando falamos de comunidade no formato de página a ser acessada pelo navegador web (Firefox, Chrome etc.) também observo uma diminuição da participação do pessoal. Cheguei a pensar que a turma estaria abandonando o Linux, mas por outro lado, tenho observado um ritmo mais frenético e participativo na comunidade Linux Mint em plataformas como Facebook e Telegram.

Isto me leva a acreditar que embora haja uma diminuída nas comunidades, há também uma migração de usuários para outras plataformas de comunicação que vêm se mostrando bem participativas, porém menos organizadas do ponto de vista do conteúdo postado pelos integrantes.

Outra coisa que me passou pela cabeça é: Estamos tendo menos problemas e consecutivamente, menos buscas e adesões nas comunidades.
  • Sou novo, mas percebi que o suporte muitas vezes não auxilia como poderia usuários novatos. Isso tende a ser desmotivador na medida em que usuários novos são obrigados a procurar mídias alternativas para sanar suas dúvidas.
  • lugope disse:

Sou novo, mas percebi que o suporte muitas vezes não auxilia como poderia usuários novatos. Isso tende a ser desmotivador na medida em que usuários novos são obrigados a procurar mídias alternativas para sanar suas dúvidas.

Isso acontece por que usuários novatos não vão para o local correto da sua distribuição. Hoje em dia todo usuário que coisa rápida e vão direto para grupos em Facebook a onde é um local que não tem organização alguma.

• Além disso, o suporte aqui no Fórum é feito por usuários voluntários e não por pessoas que foram contratadas para este fim. Logo, o ritmo de respostas às tuas questões vai depender da disponibilidade dos usuários e de suas experiências, o que pode levar a participação de alguém que ajude ou não.
    No mundo Linux sempre é necessário buscar para além da comunidade do Fórum que você participa.
    Abraços.
  • Francis disse:

lugope disse:

Sou novo, mas percebi que o suporte muitas vezes não auxilia como poderia usuários novatos. Isso tende a ser desmotivador na medida em que usuários novos são obrigados a procurar mídias alternativas para sanar suas dúvidas.

Isso acontece por que usuários novatos não vão para o local correto da sua distribuição. Hoje em dia todo usuário que coisa rápida e vão direto para grupos em Facebook a onde é um local que não tem organização alguma.

Exato! Foruns são mais organizados por assunto ("pastas") e etc, e com a moderação exemplar que temos aqui, movendo os assuntos para seus devidos locais, fica muito, mas muito mais fácil encontrar o que precisa e e até mesmo o que pensou em saber.
  • Alquintela disse:

Além disso, o suporte aqui no Fórum é feito por usuários voluntários e não por pessoas que foram contratadas para este fim. Logo, o ritmo de respostas às tuas questões vai depender da disponibilidade dos usuários e de suas experiências, o que pode levar a participação de alguém que ajude ou não.

No mundo Linux sempre é necessário buscar para além da comunidade do Fórum que você participa.

Abraços.

Até aqui sem problemas Alquintela. Mas eu percebo que a cada dia está mais difícil encontrar pessoas com experiência em certas áreas. Algumas então eu definiria como impossíveis.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.