[Resolvido] Criação de ícones para arquivos

editado junho 2019 em Dúvidas Iniciais
Boa noite. Recentemente migrei p o linux e , para minha felicidade, me deparei com o mint . Tem sido uma jornada bastante interessante, a despeito das dificuldades iniciais.

Eu uso alguns arquivos *.ods / *.pdf com uma certa frequência. Gostaria de criar um lançador para fixá-los no painel , mas não estou conseguindo.
Tentei gerar um lançador na area de trabalho, porém, coloco o caminho do arquivo, crio o lançador , mas ele n abre o arquivo . Ou dá erro ou ele n faz nada.

Gostaria da ajuda de vcs , se possível. Muito obrigado !

Obs: 1ºJá criei um link mas o mesmo não pode ser fixado ao painel .
1º uso o Mint 19.1 //cinnamon//

Comentários

• Você quer criar um lançador para os arquivos *.ods / *.pdf ?
  • editado junho 2019
    null
    Isso. Ou alguma forma de poder fixá-los no painel .
  • - No mate é só arrastar para o painel que ele já cria o atalho

- Para a area de trabalho vc pode segurar control + shift e arrastar para area de trabalho.

talvez seja a mesma coisa no cinnamon.
  • Obg pela atenção, meu amigo. Infelizmente, no cinnamon a forma que vc ensinou não funciona para o painel, apenas para área de trabalho.

Eu consegui criá-los de uma forma simples

1ºNa area de trabalho , clique com o botão direito do ms

2º escolha “ criar novo lançador aqui”

3º Preencha os campos

No campo ‘comando’ comece com xdg-open e o caminho de seu arquivo

4º clique em ok

Após isso , vai ser perguntado se deseja criar um ícone tambem no menu. Você escolhe ‘sim’.

Vá no menu , na aba ‘outros’ Clique com o botão direito do ms e escolha ‘adicionar ao painel .

Seu ícone aparecerá no painel.

Mas uma vez obg por td atenção.

Não sei como mover o tópico, mas se os administradores puderem mover para a seção de ‘Dicas e Truques ‘, poderia ser útil para outros membros.
    Abraços
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.