Placa usb Wireless Linksys WUSB54GC v3

editado fevereiro 2011 em Dicas e Truques
Há um tempo atrás, solicitei no forum ajuda para o funcionamento da minha placa wireless [url=http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=857&forum=6&post_id=4778#forumpost4778]BCM4312[/url], porém até o momento não consegui fazer funcioná-la no LM. Como precisava do acesso rapidamente, resolvi comprar um adaptador usb. Adquiri um modelo Linksys WUSB54GC v3. Para minha surpresa, imediatamente o dispositivo foi reconhecido, mas confesso que a navegação estava extremamente leeeennnta. Então verifiquei quais drivers estavam carregados:

1) Fui ver a descrição do dispositivo usb com o comando "$lsusb" e o retorno foi:
----------------------------------------------------
Linksys WUSB54GC v3 802.11g Adapter [Ralink RT2870]

2) Aí ficou mais fácil filtrar os módulos com o comando "$lsmod | grep rt" e o resultado foi:
rt2870sta
rt2800usb
rt2800lib
rt2x00usb
rt2x00lib
-----------------------------------------------------

3) Com o retorno do comando do passo 1, suspeitei que o dispositivo precisasse apenas do módulo rt2870sta, então removi todos eles com "$ sudo rmmod rt2870sta rt2800usb rt2800lib rt2x00usb rt2x00lib", depois subi denovo o que suspeitava "$ sudo modprobe rt2870sta". Na mosca, a navegação ficou 100% e a velocidade se normalizou.

4) Para evitar o conflito entre os módulos ao reiniciar, coloquei-os na lista negra ao final do arquivo:
"$ sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf"
------------------------------------------------------
# Evitar conflito com rt2870sta Meu adaptador usb Linksys WUSB54GC v3 802.11g Adapter [Ralink RT2870]
blacklist rt2800usb
blacklist rt2800lib
blacklist rt2x00usb
blacklist rt2x00lib
------------------------------------------------------

É isso, espero que ajude alguém que tenha enfrentado o mesmo problema. Não desisti da minha placa nativa, portanto ainda mantenho o [url=http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=857&forum=6&post_id=4778#forumpost4778]tópico[/url] aberto, se mais alguém se habilitar, fico agradecido.

:-D
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.