Configurando Mint XFCE para ambiente empresarial
Olá meus caros, sou novo por aqui e também não sou expert em linux. Mas tenho o seguinte impasse para resolver:
Instalei o Linux Mint 18 xfce 32bit em uma máquina e como o ambiente é empresarial, criei um novo usuário com permissões limitadas (não pode alterar, nem instalar nada). Entretanto o que eu realmente queria é que o usuário não tivesse acesso nem ao menu iniciar do Mint, porque a máquina será usada predominantemente como um "thinclient" (e por questões de segurança). Até encontrei alguns tutorias aqui, mas eram para as versões KDE e Cinnamon. Alguém poderia me dizer como fazer isso na versão XFCE?
Instalei o Linux Mint 18 xfce 32bit em uma máquina e como o ambiente é empresarial, criei um novo usuário com permissões limitadas (não pode alterar, nem instalar nada). Entretanto o que eu realmente queria é que o usuário não tivesse acesso nem ao menu iniciar do Mint, porque a máquina será usada predominantemente como um "thinclient" (e por questões de segurança). Até encontrei alguns tutorias aqui, mas eram para as versões KDE e Cinnamon. Alguém poderia me dizer como fazer isso na versão XFCE?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Segue abaixo os que encontrei:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
KDE
Se você usa o KDE-4, procure pelo arquivo /usr/bin/systemsettings e retire as permissões para "grupo" e "outros". Ex.:
chmod 700 /usr/bin/systemsettings
Desta formas, apenas o usuário "root" poderá fazer qualquer alteração no KDE. A solução é radical mas, ao que parece, é o que você quer.
Se não usa o KDE, informe qual o "desktop" e aguarde outra resposta.
*********************************************************************************************************************
CINNAMON
No Cinnamon é possível bloquear o acesso ao Painel de Controle usando o comando:
sudo chmod o-x /usr/share/cinnamon/cinnamon-settings/cinnamon-settings.py
E para desfazer o bloqueio use:
sudo chmod o+x /usr/share/cinnamon/cinnamon-settings/cinnamon-settings.py
Não sei como fazer no Mate.
***********************************************************************************************************************
MATE
Testa esse comando para impedir o acesso ao Centro de Controle (mas primeiro testa numa maquina virtual):
sudo chmod o-x /usr/bin/mate-control-center