Configurando Mint XFCE para ambiente empresarial

Olá meus caros, sou novo por aqui e também não sou expert em linux. Mas tenho o seguinte impasse para resolver:

Instalei o Linux Mint 18 xfce 32bit em uma máquina e como o ambiente é empresarial, criei um novo usuário com permissões limitadas (não pode alterar, nem instalar nada). Entretanto o que eu realmente queria é que o usuário não tivesse acesso nem ao menu iniciar do Mint, porque a máquina será usada predominantemente como um "thinclient" (e por questões de segurança). Até encontrei alguns tutorias aqui, mas eram para as versões KDE e Cinnamon. Alguém poderia me dizer como fazer isso na versão XFCE?

Comentários

• Amigo, repassa aqui os tutoriais que você encontrou. Lendo o que tem lá talvez alguém consiga verificar uma alternativa para o ambiente Xfce
  • editado agosto 2019
    Alquintela disse:

Amigo, repassa aqui os tutoriais que você encontrou. Lendo o que tem lá talvez alguém consiga verificar uma alternativa para o ambiente Xfce

Segue abaixo os que encontrei:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    KDE

Se você usa o KDE-4, procure pelo arquivo /usr/bin/systemsettings e retire as permissões para "grupo" e "outros". Ex.:
    chmod 700 /usr/bin/systemsettings
    Desta formas, apenas o usuário "root" poderá fazer qualquer alteração no KDE. A solução é radical mas, ao que parece, é o que você quer.

Se não usa o KDE, informe qual o "desktop" e aguarde outra resposta.

*********************************************************************************************************************
    CINNAMON

No Cinnamon é possível bloquear o acesso ao Painel de Controle usando o comando:
    sudo chmod o-x /usr/share/cinnamon/cinnamon-settings/cinnamon-settings.py

E para desfazer o bloqueio use:
    sudo chmod o+x /usr/share/cinnamon/cinnamon-settings/cinnamon-settings.py

Não sei como fazer no Mate.

***********************************************************************************************************************
    MATE

Testa esse comando para impedir o acesso ao Centro de Controle (mas primeiro testa numa maquina virtual):
    sudo chmod o-x /usr/bin/mate-control-center
  • Alguém pra me dar uma luz??
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.