VPN IKEv2

Olá pessoal, tudo bem com vcs?

Primeiramente gostaria de agradecer já a atenção vcs.

Eu sou um usuário iniciante de Linux e sou cientista de dados. Desde que comecei a usar o Mint, gostei de mais e não quero trocar por nenhum outro SO e muito menos voltar a usar Windows.

Entretanto o pessoal da minha empresa usa um monte de soluções da Microsoft, inclusive o servidor Azure. E recentemente a minha empresa contratou outra especializada em segurança e resolveram "blindar" e tapar os buracos na área de segurança que antes tínhamos aqui. Agora eu preciso acessar o banco por uma VPN IKEv2. E isso tem sido um grande problema pra mim.

Pq eu não consigo fazer isso via o meu Linux Mint. Eles geraram para mim certificados que me possibilitariam acessar o banco, são arquivos .cer e .pfx mas nenhum tutorial que eu encontro na web fala disso.

Eu já tentei usar o strongswan, mas não consegui... Talvez pq realmente não dá ou por conta da minha ignorância mesmo. Eu não venho da área de tecnologia, na verdade sou economista, então o meu conhecimento de Linux é bem limitado se comparado ao de vcs.

Eu gostaria muito de alguma ajuda para conseguir configurar essa VPN e não ter que abandonar o Mint.

Muito obrigado desde já.

Edit: estou usando o Mint 19.1
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.