Instalar o wine
Boa tarde...
sou novata na utilização do linux. Estou tentando instalar o wine pois preciso de um programa que só roda no windows. Estou fazendo um passo a passo que achei na net. Mas ao digitar
sudo apt install --install-recommends wine-installer
está aparecendo a seguinte mensagem:
usuario@computador ~ $ sudo apt install --install-recommends wine-installer
E: Malformed entry 2 in list file /etc/apt/sources.list.d/additional-repositories.list (Component)
E: A lista de fontes não pode ser lida.
E: Malformed entry 2 in list file /etc/apt/sources.list.d/additional-repositories.list (Component)
usuario@computador ~ $
Não estou entendendo nada...rs
Alguém pode me dar uma ajuda!!!!
Preciso do programa plagius.
Obrigada!
sou novata na utilização do linux. Estou tentando instalar o wine pois preciso de um programa que só roda no windows. Estou fazendo um passo a passo que achei na net. Mas ao digitar
sudo apt install --install-recommends wine-installer
está aparecendo a seguinte mensagem:
usuario@computador ~ $ sudo apt install --install-recommends wine-installer
usuario@computador ~ $
Não estou entendendo nada...rs
Alguém pode me dar uma ajuda!!!!
Preciso do programa plagius.
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
ao tentar instalar o playonlinux está acontecendo isso aí...
essa mensagem de a lista de fontes não pode ser lida aparece quando tento instalar qualquer programa.
Me ajude por favor...rs
usuario@computador ~ $ wget -q "http://deb.playonlinux.com/public.gpg" -O- | sudo apt-key add -
OK
usuario@computador ~ $ sudo sh -c 'echo "deb http://deb.playonlinux.com/ bionic main" >> /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list'
usuario@computador ~ $ sudo apt-get update
usuario@computador ~ $
Obrigada!
Abra o programa synaptic pelo menu
No synaptic vá em configurações -> repositórios
Na janela que aparecer terá as opções principal e base, clique na principal e ele fará o teste de qual esta mais rápida, escolha a de sua preferência, mas que seja do Brasil (não precisa esperar todas recarregarem), faça a mesma coisa com a base
Depois de escolhidas não dê ok, por causa de um pequeno erro que dá, simplesmente feche a janela de configuração
O processo acima não precisa ser feito outras vezes, ele é só para mudar o seu repositório que aparentemente esta com problemas.
Ainda no synaptic clique em recarregar
Após isso, clique em pesquisar e digite playonlinux
Clique duas vezes no programa, assim vai marcar para a instalação, clique no botão aplicar e se não der nenhum erro é só abrir o playonlinux pelo menu, se ele não aparecer vc pode dar alt + f2 e digitar o nome do programa para chamá-lo.
tutorial em vídeo, ensinando como instalar um programa pelo synaptic
Como o playonlinux é um programa gráfico, ele é mais intuitivo para instalar os programas dentro dele, inclusive ele vai te pedir para instalar o wine e seus plugins, é só falar que sim e ele faz o resto.
Tutorial em vídeo ensinando a instalar programas no playonlinux:
quando clico no gerenciador aparece a mensagem:
E: A lista de origens não pôde ser lida.
Configure as opções de repositórios para corrigir o problema.
E: _cache->open() failed, please report.
E agora?
obrigada pela paciência...rs
- Vai no menu e pesquise por "fontes de aplicativos"
- Clique nela
- Clique no botão "Restaurar as configurações padrão"
- Depois vai aparecer uma opção para vc atualizar o apt, clique em ok e deixe atualizar
- Feche a janela e abra o synaptic
Agora não deve dar mais erro para instalar o playonlinux, então siga aquele passo a passo para instalá-lo
Se o erro persistir, vá em fontes de aplicativos novamente, em repositorios adicionais desmarque as opções marcadas e atualize o apt novamente.
Se continuar, vá em fontes de aplicativos na opção manutenção vc pode tentar:
- Corrigir problemas na lista de atualização
- Limpar configuração residual
O programa que eu preciso acho que não funciona no wine...não achei ele no site do wine. Mas beleza!
Muito obrigada pela ajuda e paciência!
Mesmo assim tente instalar o programa, talvez funcione, mesmo não estando na lista.
Ou se seu pc não for lento, vc pode usar o virtual box, assim vc instala o windows dentro do linux e usa o programa.
É só ir na central de programas e instalar o "virtualbox x86 virtualization solution – Qt based user interface"
Especifiquei a versão porque é a unica que consigo fazer funcionar, depois de instalar ela aparece no menu após reiniciar o pc (exceção), se o windows não rodar no virtual box é porque vc tem que habilitar a virtualização na bios.
Lembre-se que o ideal é sempre pesquisar se o programa desejado tem alguma alternativa no Linux, assim fica bem mais simples e estável instalá-lo.
O aprendizado é meio demorado e trabalhoso, mas depois que vc aprende e acostuma, verá que o sistema é muito bom e estável.
No vídeo abaixo ensina como criar uma maquina virtual, só pule a parte da instalação do virtualbox, porque pela central de programas é mais fácil.