[RESOLVIDO]Partição do HD

editado janeiro 2020 em Sistema
Olá pessoal.
Fiz uma instalação limpa do Mint 19 no notebook. Formatei tudo e instalei só ele.
Eu usava o W10 e tinha duas partições: C: para sistema e D para meu Porta Arquivos e, para segurança, eu sempre fazia o backup do Porta Arquivos em um HD externo.
Como sou leigo, fiz alguma coisa errada na instalação e acabei não particionando o HD, e o Mint está usando todos os 500 gb do HD.
Eu gostaria de ter duas partições: uma para o sistema (que seria o meu C: no Windows) e outra para meu Porta Arquivos (que seria o meu D no Windows).
Minha pergunta é: Ainda consigo particionar o HD, tipo 150 para o sistema e 350 para Porta Arquivos, ou terei que instalar o Mint de novo e só então particionar?
Obrigado pela ajuda.

Comentários

• Vc pode particionar sem precisar formatar denovo.

Usa o programa chamado gparted, é bem fácil, tem passo a passo no youtube.

Pode demorar muito dependendo da quantidade de dados e pode haver perda de dados, mas nunca aconteceu comigo.
  • Oi luiz99.
    Ainda não tenho nenhum dado nele, então acho que vai ser tranquilo.
    Vou usar o gparted e depois volto com o resultado.
    Obrigado por enquanto.
  • Olá pessoal.
    Voltei para informar o resultado.
    Me bati um pouco para usar o gparted e como eu não tinha nenhum arquivo no HD, resolvi reinstalar o Mint e refazer as partições. Deu tudo certo!
    Mas o que não entendo é o tanto que o Mint demora para abrir. Ele demora o mesmo que o W10....
    Eu imaginava que ele abriria muito mais rápido, ainda mais pq o HD está vazio.
    De qualquer forma obrigado luiz99 pela ajuda.
  • De nada.

Coloca resolvido no tópico.

Tem alguma coisa errada na inicialização do seu Mint, porque ele inicia muito rápido normalmente, dá uma pesquisada aqui no forum e no google que deve ter muita coisa a respeito.
  • editado janeiro 2020
    Ok. Farei isso.
    Obrigado de novo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.