Microfone de Notebook Lenovo não funciona.

O microfone do meu notebook Lenovo não funciona, já tentei de tudo, não obtive sucesso, em gravações só se escuta ruído.

Configuração do Notebook:
Lenovo Ideapad 330
Core i7 oitava geração
8 GB de RAM DDR4
HD 1 Terabyte
Video Geforce Mx

Agradeço quem puder me ajudar.

Comentários

• Não lembro se o programa "pavucontrol" já vem instalado por padrão no linux mint, se não tiver instale.
    apt install pavucontrol

Abra esse programa, no menu vai estar em Multimedia > Controle de Volume

Vai na aba "Dispositivos de entrada"

Aí você vê o que está habilitado lá, se tiver mais de um dispositivo tenta deixar mudo todos e deixar só o microfone habilitado.
  • editado janeiro 2020
    sem sucesso ainda!
  • editado janeiro 2020
    welblade disse:

Não lembro se o programa "pavucontrol" já vem instalado por padrão no linux mint, se não tiver instale.
    apt install pavucontrol

Abra esse programa, no menu vai estar em Multimedia > Controle de Volume

Vai na aba "Dispositivos de entrada"

Aí você vê o que está habilitado lá, se tiver mais de um dispositivo tenta deixar mudo todos e deixar só o microfone habilitado.

welblade, tentei aqui o precedimento que vc sugeriu, mas infelizmente não obtive sucesso.

Se puder me ajudar de outra forma ficaria grato.

Mas desde já obrigado.

• posta imagem da tela do pavucontrol na aba de dispositivos de entrada e da aba configurações pra gente ter uma ideia melhor da sua configuração
  • Link1: https://ibb.co/tMtxVFV
    Link2: https://ibb.co/wScGgz3

Imagens solicitadas nos links.
  • Estranho, por que não aparece HDMI nas opções, geralmente quando não consigo ativar o microfone interno do meu note, e por culpa de estar com alguma opção relacionada a hdmi ativada.

Tenta mudar para microfone (unpluged) pode funcionar. Outra coisa que pode funcionar, é que em alguns microfones você tem que apertar naquele cadeadinho para aparecer as opções de volume stereo separadas, ai você testa mutar um dos dois.
  • O procedimento com o pavucontrol deu certo, tava L R estéreo, deixei só L. Mas o estranho é que do nada os controles deslizantes voltam ao que era antes. Mesmo que eu insista até mesmo com sudo.

Poderia me ajudar?
  • encontrei vários tópicos sobre isso pela internet, nenhum com solução, como não tenho como reproduzir o erro, não tenho como tentar achar a solução aqui.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.