ajuda! HD secundario nao fica disponivel para todos usuarios
olá, boa noite!
instalei hoje(meus filhos reclamam ate agora rsrs). Optei por esse "sabor" por ser o mais amigavel e "parecido" com o windows para q eles nao estranhem muito. boa sorte para mim!
Vamos lá para 1a duvida(acredito q serao muitas!)
tenho um segundo HD q uso para colocar dados. Montei(no ambiente grafico) no meu usuario, mas os outros usuarios nao conseguem acessa-lo(nem mesmo o usuario adm- q sou eu!)
a msg diz q "nao eh uma pasta" 'sem permissao de acesso"
como faço para deixar o HD disponivel para todos usuarios?
ja tentei isso e nao deu certo:
linuxmint.com.br/discussion/comment/87716/#Comment_87716
tentei tmb... nao deu certo: >acessorios>discos>corrigir sistemas de arquivos
abrç
instalei hoje(meus filhos reclamam ate agora rsrs). Optei por esse "sabor" por ser o mais amigavel e "parecido" com o windows para q eles nao estranhem muito. boa sorte para mim!
Vamos lá para 1a duvida(acredito q serao muitas!)
tenho um segundo HD q uso para colocar dados. Montei(no ambiente grafico) no meu usuario, mas os outros usuarios nao conseguem acessa-lo(nem mesmo o usuario adm- q sou eu!)
a msg diz q "nao eh uma pasta" 'sem permissao de acesso"
como faço para deixar o HD disponivel para todos usuarios?
ja tentei isso e nao deu certo:
linuxmint.com.br/discussion/comment/87716/#Comment_87716
tentei tmb... nao deu certo: >acessorios>discos>corrigir sistemas de arquivos
abrç
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Primeiro, logado na sua conta, você abre o menu e procura Administração > Usuários e Grupos
Depois, você clica na aba Grupos e adiciona um grupo chamado disco2 (ou um nome que você preferir para o novo grupo)
Volta na aba usuários e selecione cada usuário que você quer que acesse o disco, nas informações do usuário tem os grupos que eles pertencem, clique no botão de grupos e marque o grupo disco2 em todos. Agora todos fazem parte do grupo.
Por ultimo, você no gerenciador de arquivos, abre a o seu disco, e aperta "ALT + Enter", vá na aba permissões, e em grupo, você muda para disco2, e escolhe o tipo de acesso que você quer dar para esse grupo.
Obrigado pela paciência, welblade!
Deu certo ate a criação do grupo, mas a permissão, não(mesmo root)
seguem os prints
1- permissao no usuario root negado
2-no usuario padrao, nao consigo acessar o hd para o ALT+ENTER
*formatar o HD(disco2) resolveria o problema?
Abra a pasta no gerenciador de arquivo, clique com o botão direito do mouse e escolha abrir como root; digite a senha
Aperte Alt+ Enter novamente;
Aí você deve mudar o Dono, para o seu usuário, ou o grupo que você criou para acessar o disco2, e mude o grupo também.
Se quiser fazer de um modo mais fácil, só precisa executar o comando abaixo no terminal
sudo chown -R mrln:disco2 /media/mms/Dados2
se o grupo que você criou não for disco2, mude para o nome correto.
Tem coisas importantes nele?
O ideal seria arrumar essa bagunça.
Então, se você quiser deixar seu sistema legal você precisará fazer o seguinte:
-- Backup dos arquivos do HD secundário
-- Apagar as partições e criar uma só
-- Montar o hd secundário automaticamente ao iniciar o computador
-- Permissões de acesso
é claro, se quiser a gente ainda pode sair montando essa loucura de coleção de partições, uma por uma e ir alterando as permissões, mas acho que só vai deixar as coisas mais confusas
-- Backup dos arquivos do HD
---- Crie uma pasta chamada backup na sua pasta pessoal, pode fazer isso no terminal mesmo
mkdir ~/backup
---- Abra o gerenciador de arquivos como root e vai abrindo as partições e copiando os arquivos para essa nova pasta
---- depois que mude as permissões da pasta para que você não precise mais ser root para acessar
sudo chown -R mms:disco2 ~/backup
(eu estou assumindo que seu usuario com acesso ao sudo seja mms e o grupo que você criou para os usuário seja disco2, se não for isso, corrija acima, o padrão é usuário:grupo)
-- Apagar as partições e criar uma só
---- Abra o programa discos, selecione seu segundo hd, e aperte Ctrl + F, para formatar, a primeira opção você deixa como está, na segunda opção, particionamento, verifique se está como "Compatível com sistemas modernos... (GPT)", se não estiver deixe mude para essa opção.
---- Depois de formatado seu disco vai estar vazio, sem partição, crie uma nova usando o botão de "+", não sei se você sabe como criar, na primeira tela só aperta próximo, na segunda você só coloca o nome do volume, e se for usar apenas para linux, marque essa opção, se for usar com windows marque ntfs, e aperta Criar.
-- Montar automaticamente ao iniciar o computador
---- Ainda no aplicativo discos, clique na partição, e depois no botão com engrenagens abaixo dela e escolha "opções do montagem"
---- Nas opções de cima para baixo
------ desabilita Padrões de Sessão de usuário
------ marque Montar ao iniciar
------ marque exibir na interface do usuário
------ deixe desmarcada autorização adicional para montar
------ as 3 próximas opções você deixa como quiser
------ a opção acima de ponto de montagem, não mexa por enquanto
------ Ponto de montagem não mexe também
------ identificar como, você deixa como você achar mais fácil, eu escolheria a primeira ou terceira opção (depois de escolher, anote como ficou seu ponto de montagem, corretamente, pra dar permissão depois.
-- Permissões de acesso
---- depois de criado, clica no botão de montar (parece uma seta ou um botão de "play") abaixo da partição.
---- no terminal digite o comando abaixo substituindo ponto_de_montagem pelo o que você anotou, verifique se as informações de usuário e grupo estão corretas abaixo.
sudo chown -R mms:disco2 ponto_de_montagem
----- você pode copiar seu backup todo para o hd secundário
rsync --info=progress2 -auvz ~/backup/ ponto_de_montagem
---- depois apague a pasta backup na sua pasta pessoal