Tela maior que o monitor

Olá, eu era usuário do Windows 10 até ontem. Um mês atrás, mais ou menos, eu troquei do VGA pro HDMI e a tela ficou "grande", ultrapassou o monitor e ficou algumas partes de fora, como metade da barra de tarefas, por exemplo. No meu monitor não tem a função de ajustar e consegui ajustar nas propriedades do driver da intel. Ontem eu instalei o Linux Mint Cinnamon, porque eu já não aguentava mais a lentidão do W10 e o problema voltou só que agora não tenho onde ajustar pois aquele driver Intel Graphics não tem no Linux. Já tentei de tudo, inclusive o aDriconf e nada. Gostaria de saber se tem algum jeito ou aplicativo que me ajude a redimensionar a tela. Não se trata de resolução, e sim de ajuste. Desde já, agradeço.

Comentários

• dá pra usar o xrandr mas empre acho ele complicado, mas vamos tentar.
    primeiro você tem que descobrir o nome da sua saída, geralmente é hdmi-0 ou hdmi-1, mas você vai ter que verificar o seu caso.
    Acho que o comando abaixo deve resolver

xrandr --listmonitors

agora com o nome da saída de vídeo execute o comando abaixo

xrandr --output nome_da_saída_de_vídeo --set underscan off

se não der certo pode ser que tenha que executar um comando mais complicado usando --transform

• Já olhou nas Configurações do Sistema ==> Monitor? Dentro dele pode ter a resolução do seu monitor.

• welblade disse:

dá pra usar o xrandr mas empre acho ele complicado, mas vamos tentar.
    primeiro você tem que descobrir o nome da sua saída, geralmente é hdmi-0 ou hdmi-1, mas você vai ter que verificar o seu caso.
    Acho que o comando abaixo deve resolver

xrandr --listmonitors

agora com o nome da saída de vídeo execute o comando abaixo

xrandr --output nome_da_saída_de_vídeo --set underscan off

se não der certo pode ser que tenha que executar um comando mais complicado usando --transform

Acho que fiz algo errado

wk0v4ck5@HALL:~$ xrandr --listmonitors
    Monitors: 1
    0: +*HDMI-1 1920/509x1080/286+0+0 HDMI-1
    wk0v4ck5@HALL:~$ xrandr --output HDMI-1 --set underscan off
    X Error of failed request: BadName (named color or font does not exist)
    Major opcode of failed request: 140 (RANDR)
    Minor opcode of failed request: 11 (RRQueryOutputProperty)
    Serial number of failed request: 29
    Current serial number in output stream: 29
    wk0v4ck5@HALL:~$

O que é esse "transform"?
  • transform é um argumento passado para o xrandr para redimensionar a tela, é meio difícil de entender, até hoje ainda fico meio perdido em descobrir os valores que tem que passar . :D

vamos ver o que dá pra fazer
    execute os comandos abaixo e posta pra nós a saída:
    xrandr -q xrandr --prop

também posta um screenshot da sua tela pra ver como está sendo exibida.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.