[Resolvido] Teclado e touch-pad não estão funcionando em notebook Acer Aspire-5741
Estou com um Acer Aspire-5741 e tive que trocar o HD que estava com Windows 7 Pró.
Instalei o Linux Mint 16.2 Cinnamon (minha primeira experiência com Linux) e nem o teclado e nem o touchpad estão funcionando. No momento estou usando um mouse e um teclado USB.
Pesquisando um pouco consegui executar o comando XINPUT e notei que o touchpad foi reconhecido. Segue o resultado.
$ xinput
⎡ Virtual core pointer id=2 [master pointer (3)]
⎜ ↳ Virtual core XTEST pointer id=4 [slave pointer (2)]
⎜ ↳ USB USB Keyboard id=12 [slave pointer (2)]
⎜ ↳ Telink Wireless Receiver id=13 [slave pointer (2)]
⎜ ↳ SynPS/2 Synaptics TouchPad id=16 [slave pointer (2)]
⎣ Virtual core keyboard id=3 [master keyboard (2)]
↳ Virtual core XTEST keyboard id=5 [slave keyboard (3)]
↳ Power Button id=6 [slave keyboard (3)]
↳ Video Bus id=7 [slave keyboard (3)]
↳ Power Button id=8 [slave keyboard (3)]
↳ Sleep Button id=9 [slave keyboard (3)]
↳ 1.3M WebCam id=10 [slave keyboard (3)]
↳ USB USB Keyboard id=11 [slave keyboard (3)]
↳ Telink Wireless Receiver id=14 [slave keyboard (3)]
↳ AT Translated Set 2 keyboard id=15 [slave keyboard (3)]
↳ Acer WMI hotkeys id=17 [slave keyboard (3)]
Poderiam me ajudar a fazer o teclado e o touchpad voltarem a funcionar?
Agradeço antecipadamente.
Instalei o Linux Mint 16.2 Cinnamon (minha primeira experiência com Linux) e nem o teclado e nem o touchpad estão funcionando. No momento estou usando um mouse e um teclado USB.
Pesquisando um pouco consegui executar o comando XINPUT e notei que o touchpad foi reconhecido. Segue o resultado.
$ xinput
⎡ Virtual core pointer id=2 [master pointer (3)]
⎜ ↳ Virtual core XTEST pointer id=4 [slave pointer (2)]
⎜ ↳ USB USB Keyboard id=12 [slave pointer (2)]
⎜ ↳ Telink Wireless Receiver id=13 [slave pointer (2)]
⎜ ↳ SynPS/2 Synaptics TouchPad id=16 [slave pointer (2)]
⎣ Virtual core keyboard id=3 [master keyboard (2)]
↳ Virtual core XTEST keyboard id=5 [slave keyboard (3)]
↳ Power Button id=6 [slave keyboard (3)]
↳ Video Bus id=7 [slave keyboard (3)]
↳ Power Button id=8 [slave keyboard (3)]
↳ Sleep Button id=9 [slave keyboard (3)]
↳ 1.3M WebCam id=10 [slave keyboard (3)]
↳ USB USB Keyboard id=11 [slave keyboard (3)]
↳ Telink Wireless Receiver id=14 [slave keyboard (3)]
↳ AT Translated Set 2 keyboard id=15 [slave keyboard (3)]
↳ Acer WMI hotkeys id=17 [slave keyboard (3)]
Poderiam me ajudar a fazer o teclado e o touchpad voltarem a funcionar?
Agradeço antecipadamente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Olha a versão 16 não tem mais suporte, não tem mais atualizações o kernel é antigo e muitos drivers podem acabar sendo extremamente difíceis de instalar, e fora que ninguém mais aqui deve estar usando essa versão para testar o que funciona ou não nesse sistema, fica difícil ajudar também.
Nas primeiras versões do mint meu touchpad também não funcionava sem compilar os drivers eu mesmo, agora não preciso mais compilar nada, só instalo o sistema e já funciona.
Aconselho a baixar a versão 19.3 do linux mint, pode ser o mate se seu computador for fraco ou xfce se for uma batata, provavelmente seus drivers vão estar funcionando.
Se não quiser baixar uma versão tão nova, use a 18.3 que pelo menos ainda receberá atualizações de segurança até 2021.
Só pra esclarecer, a versão 16 era a única que eu tinha no pendrive que me ajudou a reativar o notebook.
Assim que baixar e instalar a 19.3, volto para comentar.
Abraço!
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/1854798
Tenta começar, atualizando o kernel,
pra atualizar, abre o gerenciador de atualizações, clica no menu "ver" e depois em kernels linux.
escolha a versão mais recente da 5.3
depois se não funcionar, instalando esse driver
apt install xserver-xorg-input-synaptics
Abra o terminal e execute o comando abaixo.
sudo xed /etc/default/grub
Procure por essa linha
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
e mude para isso:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash i8042.notimeout i8042.nomux"
atualize o grub:
sudo update-grub
Fonte:
https://askubuntu.com/questions/533903/fujitsu-lifebook-ah544-touch-pad-not-working-in-ubuntu-14-04
Quando abri o gerenciador de atualizações, verifiquei que o kernel ativo é o 5.3.0-40-generic, que é suportado até Agosto/2020, então já é o que você recomendou.
Logo, executei o comando "apt install xserver-xorg-input-synaptics" e aí apareceu o seguinte: Bem, segui em frente com a sua sugestão, editando e atualizando o GRUB. Não aconteceu nada.
Vou reiniciar a máquina e volto para contar se observei alguma alteração.
Peço mil desculpas pela minha distração e deixo uma lição que eu deveria ter aprendido com um professor que tive no passado, que dizia que 80% dos problemas está nas interfaces, e de fato estava.
Nossa estou até com vergonha
Quero te agradecer sobremaneira pelas tuas dicas e especialmente por teres dedicado o teu tempo a ajudar um "noob" como eu, que deveria ter prestado mais atenção e raciocinado de forma mais simples.
Me desculpe novamente e me permita, além da minha gratidão, uma singela (porém muito sincera) homenagem às pessoas que como você, compartem o conhecimento e a experiência com pessoas leigas e ajudam voluntariamente a resolver questões diversas, com humildade e altruismo. Parabéns pelo ser humano que você demonstrou ser.
O mundo precisa de mais pessoas como você!
Um grande abraço e espero um dia poder lhe retribuir de alguma forma.