OBS-Studio em Linux Mint 19.3 Tricia (Mate)

editado agosto 2020 em Aplicativos
Olá Prezados,

Depois de apanhar um bocado (é a minha primeira experiência com Linux), consegui rodar o OBS-Studio, seguindo diversos exemplos e vídeos que encontrei na internet. Entretanto, três coisas ainda incomodam e espero contar com a ajuda desta fantástica comunidade: A primeira diz respeito ao fato de não conseguir rodar o aplicativo a partir do menu "Som e Vídeo | OBS-Studio", ou seja, a partir do ícone da aplicação (só consigo fazê-lo via ".bash" e atalho para ele); a segunda é que toda vez que lanço o programa pelo atalho (arquivo texto executável) surge uma janela perguntando se quero executar ou exibir o conteúdo (e eu quero executá-lo), inclusive com a opção de executar em terminal; e a terceira é que algumas opções de "Fontes" do OBS-Studio parecem não existir pra mim.

O processo de instalação que fiz foi o seguinte:

1 - Instalação do "ffmpeg" (7:3.4.6-0ubuntu0.18.04.1)
2 - Instalação do PPA (sudo add-apt-repository ppa:obsproject/obs-studio)
3 - Instalação e atualização (sudo apt-get update && sudo apt-get install obs-studio)

Feito isso, ao tentar rodar pelo menu "Som e Vídeo | OBS-Studio", aparece o erro:
Failed to initialize video. Your GPU may not be supported, or your graphics drivers may need to be updated.

Por outro lado, ao executá-lo pelo terminal através de "LIBGL_ALWAYS_SOFTWARE=1 obs", o aplicativo funciona. Daí que eu criei o .bash e o atalho para ele.

NOTA: Verificando a versão do OpenGL, tenho o seguinte.
daniel@daniel-Aspire-5741:~$ glxinfo | grep "OpenGL"
OpenGL vendor string: Intel Open Source Technology Center
OpenGL renderer string: Mesa DRI Intel(R) Ironlake Mobile x86/MMX/SSE2
OpenGL version string: 2.1 Mesa 19.2.8
OpenGL shading language version string: 1.20
OpenGL extensions:
OpenGL ES profile version string: OpenGL ES 2.0 Mesa 19.2.8
OpenGL ES profile shading language version string: OpenGL ES GLSL ES 1.0.16
OpenGL ES profile extensions:
Alguma luz?
Agradeço antecipadamente.

Comentários

• editado março 2020
    você só vai conseguir rodar com essa opção mesmo, por que sua placa de vídeo não tem aceleração por hardware, pra executar com seu atalho, você não precisa do bash, na linha Exec do atalho, só acrescente env LIBGL_ALWAYS_SOFTWARE=1, assim>

Exec=env LIBGL_ALWAYS_SOFTWARE=1 obs

você pode fazer o mesmo no atalho usado no menu, eu não sei o nome do arquivo exato que é usado no menu, acredito que seja obs.desktop, você abre ele para editar assim:
    sudo xed /usr/share/applications/obs.desktop

se não for esse aquivo você pode dar um ls no diretório e tentar achar o nome correto

ls /usr/share/applications/

Com as fontes eu não faço ideia de como te ajudar.
  • Valeu Welblade, sempre muito solícito!
    Consegui eliminar o .bash através da tua dica (env LIBGL_ALWAYS_SOFTWARE=1 obs no atalho). Então as duas primeiras coisas que me incomodavam foram resolvidas.
    Em relação ao OBS-Studio, notei que a interface do meu aplicativo é um pouco diferente daquelas dos exemplos que encontrei na internet. Contudo, já consigo usar o básico. Agora me resta resolver o problema da gravação, na qual não aparece o vídeo, mas só o áudio. Vou continuar pesquisando.
    Muito obrigado!
  • Obrigado por existirem pessoas tao entusiasmadas como vocês!
    Tive o mesmo problemas em meu note Dell, e resolvi facilmente. Sou
    iniciante em linux, mas espero dar boas contribuições algum dia a comunidade!
  • welblade disse:

v você não precisa do bash, na linha Exec do atalho, só acrescente env LIBGL_ALWAYS_SOFTWARE=1, assim>

Exec=env LIBGL_ALWAYS_SOFTWARE=1 obs

você pode fazer o mesmo no atalho usado no menu, eu não sei o nome do arquivo exato que é usado no menu, acredito que seja obs.desktop, você abre ele para editar assim:
    sudo xed /usr/share/applications/obs.desktop

se não for esse aquivo você pode dar um ls no diretório e tentar achar o nome correto

ls /usr/share/applications/

Olá,
    sou novato usando linux.
    esse comando resolveu a parte de iniciar o aplicativo LIBGL_ALWAYS_SOFTWARE=1 obs
    porém não entendi a parte de criar um atalho ou algo parecido.
    Para iniciar o aplicativo eu abro o terminal e colo esse comando.
    Poderia deixar as instruções mais explícitas, por favor
    @Daniel.Liontec
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.