OBS-Studio em Linux Mint 19.3 Tricia (Mate)
Olá Prezados,
Depois de apanhar um bocado (é a minha primeira experiência com Linux), consegui rodar o OBS-Studio, seguindo diversos exemplos e vídeos que encontrei na internet. Entretanto, três coisas ainda incomodam e espero contar com a ajuda desta fantástica comunidade: A primeira diz respeito ao fato de não conseguir rodar o aplicativo a partir do menu "Som e Vídeo | OBS-Studio", ou seja, a partir do ícone da aplicação (só consigo fazê-lo via ".bash" e atalho para ele); a segunda é que toda vez que lanço o programa pelo atalho (arquivo texto executável) surge uma janela perguntando se quero executar ou exibir o conteúdo (e eu quero executá-lo), inclusive com a opção de executar em terminal; e a terceira é que algumas opções de "Fontes" do OBS-Studio parecem não existir pra mim.
O processo de instalação que fiz foi o seguinte:
1 - Instalação do "ffmpeg" (7:3.4.6-0ubuntu0.18.04.1)
2 - Instalação do PPA (sudo add-apt-repository ppa:obsproject/obs-studio)
3 - Instalação e atualização (sudo apt-get update && sudo apt-get install obs-studio)
Feito isso, ao tentar rodar pelo menu "Som e Vídeo | OBS-Studio", aparece o erro:
Por outro lado, ao executá-lo pelo terminal através de "LIBGL_ALWAYS_SOFTWARE=1 obs", o aplicativo funciona. Daí que eu criei o .bash e o atalho para ele.
NOTA: Verificando a versão do OpenGL, tenho o seguinte.
Agradeço antecipadamente.
Depois de apanhar um bocado (é a minha primeira experiência com Linux), consegui rodar o OBS-Studio, seguindo diversos exemplos e vídeos que encontrei na internet. Entretanto, três coisas ainda incomodam e espero contar com a ajuda desta fantástica comunidade: A primeira diz respeito ao fato de não conseguir rodar o aplicativo a partir do menu "Som e Vídeo | OBS-Studio", ou seja, a partir do ícone da aplicação (só consigo fazê-lo via ".bash" e atalho para ele); a segunda é que toda vez que lanço o programa pelo atalho (arquivo texto executável) surge uma janela perguntando se quero executar ou exibir o conteúdo (e eu quero executá-lo), inclusive com a opção de executar em terminal; e a terceira é que algumas opções de "Fontes" do OBS-Studio parecem não existir pra mim.
O processo de instalação que fiz foi o seguinte:
1 - Instalação do "ffmpeg" (7:3.4.6-0ubuntu0.18.04.1)
2 - Instalação do PPA (sudo add-apt-repository ppa:obsproject/obs-studio)
3 - Instalação e atualização (sudo apt-get update && sudo apt-get install obs-studio)
Feito isso, ao tentar rodar pelo menu "Som e Vídeo | OBS-Studio", aparece o erro:
Failed to initialize video. Your GPU may not be supported, or your graphics drivers may need to be updated.
Por outro lado, ao executá-lo pelo terminal através de "LIBGL_ALWAYS_SOFTWARE=1 obs", o aplicativo funciona. Daí que eu criei o .bash e o atalho para ele.
NOTA: Verificando a versão do OpenGL, tenho o seguinte.
daniel@daniel-Aspire-5741:~$ glxinfo | grep "OpenGL"
OpenGL vendor string: Intel Open Source Technology Center
OpenGL renderer string: Mesa DRI Intel(R) Ironlake Mobile x86/MMX/SSE2
OpenGL version string: 2.1 Mesa 19.2.8
OpenGL shading language version string: 1.20
OpenGL extensions:
OpenGL ES profile version string: OpenGL ES 2.0 Mesa 19.2.8
OpenGL ES profile shading language version string: OpenGL ES GLSL ES 1.0.16
OpenGL ES profile extensions:
Alguma luz?Agradeço antecipadamente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Exec=env LIBGL_ALWAYS_SOFTWARE=1 obs
você pode fazer o mesmo no atalho usado no menu, eu não sei o nome do arquivo exato que é usado no menu, acredito que seja obs.desktop, você abre ele para editar assim:
sudo xed /usr/share/applications/obs.desktop
se não for esse aquivo você pode dar um ls no diretório e tentar achar o nome correto
ls /usr/share/applications/
Com as fontes eu não faço ideia de como te ajudar.
Consegui eliminar o .bash através da tua dica (env LIBGL_ALWAYS_SOFTWARE=1 obs no atalho). Então as duas primeiras coisas que me incomodavam foram resolvidas.
Em relação ao OBS-Studio, notei que a interface do meu aplicativo é um pouco diferente daquelas dos exemplos que encontrei na internet. Contudo, já consigo usar o básico. Agora me resta resolver o problema da gravação, na qual não aparece o vídeo, mas só o áudio. Vou continuar pesquisando.
Muito obrigado!
Tive o mesmo problemas em meu note Dell, e resolvi facilmente. Sou
iniciante em linux, mas espero dar boas contribuições algum dia a comunidade!
sou novato usando linux.
esse comando resolveu a parte de iniciar o aplicativo LIBGL_ALWAYS_SOFTWARE=1 obs
porém não entendi a parte de criar um atalho ou algo parecido.
Para iniciar o aplicativo eu abro o terminal e colo esse comando.
Poderia deixar as instruções mais explícitas, por favor
@Daniel.Liontec