[Resolvido] Como instalar driver proprietário de rede cabeada TP Link TF-3200

Olá pessoal,

Estou precisando usar rede cabeada no meu computador e comprei uma placa de rede PCI modelo TF-3200 (a placa de rede interna não funciona). Ela tem um CD com drivers de instalação, mas pelo que vi os drivers para linux só funcionam para kernel de 2.2 e/ou 2.6. Estou usando kernel 5.3 mas independente do kernel eu não consigo instalar nem os drivers do CD nem os que baixei no site da tp-link.

Ontem eu coloquei o modelo da placa no site da tp-link e achei a placa, hoje estou tentando fazer o mesmo e não tem mais, será que eles tiraram da base de dados?

Depois que instalei a placa na entrada PCI apareceu essa informação no sistema, mas não funciona porque não consigo instalar os drivers. Será que tenho que usar o kernel 2.2 ou 2.6 para funcionar?

Se alguém puder me ajudar agradeço muito, pois já pesquisei bastante e não encontro nenhuma solução, o pessoal por ai só ensinam a instalar driver de vídeo!

Minha placa mãe: POS-EC945AL
Sistema operacional: Linux Mint 9.3 Cinnamon Tricia

Obrigado!

Comentários

• Fui dar uma pesquisada e acho que encontrei o que você precisa, parece que os drivers já vem com o kernel, tenta carregar os módulos.

sudo modprobe mii; sudo modprobe sundance;

veja se a placa apareceu

ip link show

se deu certo agora tem que configurar pra ele carregar no boot

echo alias eth1 sundance\noptions sundance debug=3 | sudo tee /etc/modprobe.d/sundance.conf

esse "eth1" está fora do padrão atual de nomenclatura para os dispositivos de rede, quando você executar o comando ip, deve mostrar o nome dado pelo sistema, você deve substituir eth1 por esse nome.

só não sei se vai funcionar, porque ou ninguém mais usa essa placa com linux, ou ninguém mais tem problemas, é difícil encontrar alguma coisa sobre ela, e só tem informação antiga.

Fonte:
    https://xaie.wordpress.com/2011/10/07/tp-link-tf-3200-on-debian/
  • Boa noite, walblade.

Olha só o que apareceu:

danilo@Home:~$ sudo modprobe mii; sudo modprobe sundance;
    danilo@Home:~$ ip link show
    1: lo: mtu 65536 qdisc noqueue state UNKNOWN mode DEFAULT group default qlen 1000
    link/loopback 00:00:00:00:00:00 brd 00:00:00:00:00:00
    2: enp3s2: mtu 1500 qdisc fq_codel state UNKNOWN mode DEFAULT group default qlen 1000
    link/ether c4:e9:84:03:33:b7 brd ff:ff:ff:ff:ff:ff
    3: wlx008741e0069d: mtu 1500 qdisc mq state UP mode DORMANT group default qlen 1000
    link/ether 00:87:41:e0:06:9d brd ff:ff:ff:ff:ff:ff
    danilo@Home:~$ echo alias eth1 sundance\noptions sundance debug=3 | sudo tee /etc/modprobe.d/sundance.conf
    alias eth1 sundancenoptions sundance debug=3
    danilo@Home:~$

Ao executar o comando ip apareceu esses três dados... mas não sei qual deles substituir pelo eth1? Acredito que nenhum deles é o nome da placa, ou é?

De fato minha placa mãe é antiga e preciso usá-la por enquanto, até as condições melhorarem para comprar outro PC melhor.
  • editado março 2020
    sua placa de rede seria enp3s2
    só que primeiro você tem que apagar o arquivo que você criou antes

sudo rm /etc/modprobe.d/sundance.conf

ai cria o arquivo novamente
    echo alias enp3s2 sundance\noptions sundance debug=3 | sudo tee /etc/modprobe.d/sundance.conf
  • Cara deu certo, minha placa de rede está funcionando com rede cabeada. Velho vocês são top! Obrigado, estou migrando de cabeça do Windows para Linux, dá um pouco de trabalho, mas estou gostando bastante.

Obrigado pela ajuda! :smiley:
  • Ok, que bom que deu certo, adicione ao título desse tópico [Resolvido] e a gente encerra o assunto. :D
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.