[Resolvido] Dual boot não aparece

editado abril 2020 em Dúvidas Iniciais
Saudações amigos, sou usuário do Windows há 20 anos e resolvi conhecer o Mint (Instalei o mint-19.3-cinnamon-64bit), sou totalmente iniciante em Linux. Tenho um notebook Lenovo G400S, é antigo, tem um i5-3230M, 4GB de RAM. Tenho instalado nele o Windows 7 Ultimate. Segui alguns tutoriais de instalação do Mint onde criei um pendrive bootável com o Mint, iniciei no modo Live e instalei a partir de lá. Não usei a opção avançada, fui pela opção normal, mais simples. Dividi o HD pelo próprio instalador do Mint deixando 200GB para ele. Ocorre que ao iniciar o notebook, ele entra direto no Windows, sem aparecer a tela do Grub de dual boot. Li sobre o computador usar BIOS ou UEFI, verifiquei o meu no arquivo "setupact.log" no Windows e informa ser BIOS. Se alguém puder me dar uma orientação sobre o que fazer eu agradeço demais. Obrigado.

Comentários

• seu notebook parece ter suporte para uefi, procura na internet como configurar
  • Isso aconteceu comigo tbm, veja na bios qual a primeira opção de boot, se tiver o windows 7 mude para umbutu salve e reinicie que o grub aparecerá.
  • Digitei errado leia-se ubuntu.
  • Consegui resolver o problema com esta dica (retirada do site vivaolinux.com.br):
    1. Verificando a partição referente ao seu GNU/LINUX:

sudo fdisk -l

(caso esteja utilizando outro SO que não o Ubuntu, faça o login como ROOT)

2. Vamos montar o seu sistema de arquivos na sua partição GNU/Linux no diretório /mnt.

sudo mount -t ext4 /dev/sda6 /mnt

Neste caso o meu sistema de arquivos é EXT4 e a minha partição Linux é a sda6, troque esses campos conforme a sua configuração.

3. Instalação do Grub:

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.