[Cinnamon] Ausência de sombras das janelas

Olá a todos. Sou iniciante no Linux Mint e mesmo no Linux de modo geral. Ainda não completou um mês que instalei a distribuição e esta está sendo a experiência mais duradoura e consistente com o Linux até o momento. Esta é também minha primeira publicação neste fórum.

O problema que me traz aqui é o sumiço das sombras das janelas. Eu costumo configurar a aparência dos sistemas da forma mais "limpa" possível, e a ausência das sombras não seria um problema a princípio, não fosse pelo fato de que as janelas por si só não possuem bordas na maioria dos temas (e em nenhum dos nativos do Linux Mint 19.3 com ambiente Cinnamon, que é o que tenho instalado), o que deixa tudo meio confuso.

Como isso acontece apenas no usuário principal, e não no outro que criei para as demais pessoas que utilizam este computador, imaginei que eu tivesse desativado isso em algum momento. Assim, revirei o quanto pude as configurações em busca disso, mas não encontrei essa opção. Nesse processo, acabei reparando que nesse mesmo usuário principal, onde havia desativado as "animações", não é mais possível reativá-las (o sistema permite fazê-lo, mas não gera qualquer efeito). Como dito antes, prefiro mesmo a aparência mais "limpa", e portanto sem animações, de modo que comento isso apenas para o caso de poder dar alguma pista sobre a questão das sombras.

Com sombra: https://i.imgur.com/IuKobYV.png

Sem sombra: https://i.imgur.com/wU9hJqy.png

Grato desde já.

Comentários

• na verdade nunca achei opção de desativar a sombra do cinnamon, e olha que eu pesquisei há um tempo atrás, umas das poucas opções que encontrei na época era trocar o gerenciador de janelas muffin pelo o que vem no xfce, aí eu desisti da ideia.

Já que é só seu usuário que está com problema, restaure as configurações padrão do cinnamon, clica no painel com o botão direito do mouse, Resolução de problemas > Restaurar todas as opções para o padrão.
  • welblade disse: