[Cinnamon] Ausência de sombras das janelas

Olá a todos. Sou iniciante no Linux Mint e mesmo no Linux de modo geral. Ainda não completou um mês que instalei a distribuição e esta está sendo a experiência mais duradoura e consistente com o Linux até o momento. Esta é também minha primeira publicação neste fórum.

O problema que me traz aqui é o sumiço das sombras das janelas. Eu costumo configurar a aparência dos sistemas da forma mais "limpa" possível, e a ausência das sombras não seria um problema a princípio, não fosse pelo fato de que as janelas por si só não possuem bordas na maioria dos temas (e em nenhum dos nativos do Linux Mint 19.3 com ambiente Cinnamon, que é o que tenho instalado), o que deixa tudo meio confuso.

Como isso acontece apenas no usuário principal, e não no outro que criei para as demais pessoas que utilizam este computador, imaginei que eu tivesse desativado isso em algum momento. Assim, revirei o quanto pude as configurações em busca disso, mas não encontrei essa opção. Nesse processo, acabei reparando que nesse mesmo usuário principal, onde havia desativado as "animações", não é mais possível reativá-las (o sistema permite fazê-lo, mas não gera qualquer efeito). Como dito antes, prefiro mesmo a aparência mais "limpa", e portanto sem animações, de modo que comento isso apenas para o caso de poder dar alguma pista sobre a questão das sombras.

Com sombra: https://i.imgur.com/IuKobYV.png

Sem sombra: https://i.imgur.com/wU9hJqy.png

Grato desde já.

Comentários

• na verdade nunca achei opção de desativar a sombra do cinnamon, e olha que eu pesquisei há um tempo atrás, umas das poucas opções que encontrei na época era trocar o gerenciador de janelas muffin pelo o que vem no xfce, aí eu desisti da ideia.

Já que é só seu usuário que está com problema, restaure as configurações padrão do cinnamon, clica no painel com o botão direito do mouse, Resolução de problemas > Restaurar todas as opções para o padrão.
  • welblade disse:

na verdade nunca achei opção de desativar a sombra do cinnamon, e olha que eu pesquisei há um tempo atrás, umas das poucas opções que encontrei na época era trocar o gerenciador de janelas muffin pelo o que vem no xfce, aí eu desisti da ideia.

Já que é só seu usuário que está com problema, restaure as configurações padrão do cinnamon, clica no painel com o botão direito do mouse, Resolução de problemas > Restaurar todas as opções para o padrão.

Obrigado pela resposta, welblade.

Tenho impressão de que já tinha tentado isso, mas, de todo modo, fiz agora e segue tudo igual, infelizmente.

• tente executar cinnamon --replace no terminal, talvez apareça alguma mensagem de erro
  • Apareceu o seguinte (e depois de alguns minutos segue sem liberar o terminal para executar algum novo comando):

Cinnamon warning: Software rendering detected: llvmpipe (LLVM 9.0, 128 bits)
    Clutter-Message: 17:05:29.352: Sync method: PRESENTATION TIME
    Cjs-Message: 17:05:29.554: JS LOG: About to start Cinnamon
    Cjs-Message: 17:05:29.554: JS LOG: ACTIVATING SOFTWARE RENDERING
    Cjs-Message: 17:05:29.554: JS LOG: [LookingGlass/error] Cinnamon Software Rendering mode enabled
    Cjs-Message: 17:05:29.592: JS LOG: [LookingGlass/info] Cinnamon.AppSystem.get_default() started in 36 ms
    Cjs-Message: 17:05:29.598: JS LOG: [LookingGlass/info] loading user theme: /usr/share/themes/Mint-Y-Dark/cinnamon/cinnamon.css
    Cjs-Message: 17:05:29.614: JS LOG: [LookingGlass/info] added icon directory: /usr/share/themes/Mint-Y-Dark/cinnamon
    Cjs-Message: 17:05:29.723: JS LOG: [LookingGlass/info] PlacesManager: Updating devices
    Cjs-Message: 17:05:29.733: JS LOG: [LookingGlass/info] loaded at Thu Apr 09 2020 17:05:29 GMT-0300
    Cjs-Message: 17:05:29.733: JS LOG: Cinnamon started at Thu Apr 09 2020 17:05:29 GMT-0300
    Cjs-Message: 17:05:29.763: JS LOG: [LookingGlass/info] ExtensionSystem started in 0 ms
    Cjs-Message: 17:05:29.763: JS LOG: [LookingGlass/info] DeskletManager started in 0 ms
    Cjs-Message: 17:05:29.763: JS LOG: [LookingGlass/info] SearchProviderManager started in 0 ms
    openGL version 3.3 detected (GL3 Cogl Driver)
    MetaSyncRing disabled: couldn't find required GL extensions, or the minimum safe openGL version was not met
    Cjs-Message: 17:05:29.944: JS LOG: [LookingGlass/info] Loaded applet [email protected] in 84 ms
    Cjs-Message: 17:05:29.996: JS LOG: [LookingGlass/info] Loaded applet [email protected] in 52 ms
    Cjs-Message: 17:05:30.006: JS LOG: [LookingGlass/info] Role locked: notifications
    Cjs-Message: 17:05:30.015: JS LOG: [LookingGlass/info] Loaded applet [email protected] in 18 ms
    St-Message: 17:05:30.021: cogl npot texture sizes SUPPORTED
    Cjs-Message: 17:05:30.045: JS LOG: [LookingGlass/info] Loaded applet [email protected] in 30 ms
    Cjs-Message: 17:05:30.056: JS LOG: [LookingGlass/info] Loaded applet [email protected] in 12 ms
    Cjs-Message: 17:05:30.080: JS LOG: [LookingGlass/info] Loaded applet [email protected] in 24 ms
    Cjs-Message: 17:05:30.124: JS LOG: [LookingGlass/info] Loaded applet [email protected] in 44 ms
    Cjs-Message: 17:05:30.151: JS LOG: [LookingGlass/info] Loaded applet [email protected] in 26 ms
    Cjs-Message: 17:05:30.161: JS LOG: [LookingGlass/info] Role locked: tray
    Cjs-Message: 17:05:30.164: JS LOG: [LookingGlass/info] Loaded applet [email protected] in 14 ms
    Cjs-Message: 17:05:30.198: JS LOG: [LookingGlass/info] Role locked: panellauncher
    Cjs-Message: 17:05:30.202: JS LOG: [LookingGlass/info] Loaded applet [email protected] in 36 ms
    Cjs-Message: 17:05:30.208: JS LOG: [LookingGlass/info] Adding XAppStatusIcon: nm-applet (org.x.StatusIcon.PID-2337-2)
    Cjs-Message: 17:05:30.212: JS LOG: [LookingGlass/info] Adding XAppStatusIcon: mintreport (org.x.StatusIcon.PID-2562-2)
    Cjs-Message: 17:05:30.213: JS LOG: [LookingGlass/info] Adding XAppStatusIcon: transmission (org.x.StatusIcon.PID-3058-2)
    Cjs-Message: 17:05:30.215: JS LOG: [LookingGlass/info] Adding XAppStatusIcon: mintUpdate.py (org.x.StatusIcon.PID-2467-2)
    Cjs-Message: 17:05:30.303: JS LOG: [LookingGlass/info] Loaded applet [email protected] in 100 ms
    Cjs-Message: 17:05:30.319: JS LOG: [LookingGlass/info] Hiding XAppStatusIcon (we have an applet): nm-applet (org.x.StatusIcon.PID-2337-2)
    Cjs-Message: 17:05:30.327: JS LOG: [LookingGlass/info] Loaded applet [email protected] in 24 ms
    Cjs-Message: 17:05:30.561: JS LOG: [LookingGlass/info] Loaded applet [email protected] in 234 ms
    Cjs-Message: 17:05:30.562: JS LOG: [LookingGlass/info] AppletManager started in 826 ms
    Cjs-Message: 17:05:30.566: JS LOG: [LookingGlass/info] Cinnamon took 1010 ms to start
    Cjs-Message: 17:05:30.587: JS LOG: Unknown network device type, is 14

Seria essa parte? --> SearchProviderManager started in 0 ms
    openGL version 3.3 detected (GL3 Cogl Driver)
    MetaSyncRing disabled: couldn't find required GL extensions, or the minimum safe openGL version was not met
  • sim, eu achava que era alguma coisa a ver com o drive de vídeo, e parece que é isso mesmo,

você está usando os drivers de vídeo padrão que vem no linux mint, ou adicionou algum ppa?
  • editado abril 2020
    Só se for possível eu ter feito isso sem querer. Mas, a princípio, não creio. Não teria que gerar o mesmo problema no outro usuário? Digo, os drivers não são para todo o sistema?
  • editado abril 2020
    sim você está certo, não faria sentido esse problema só em um usuário.
    acho que o modo mais simples então é crie ar um novo usuário, com as mesmas permissões que esse e copiar seus arquivos para esse usuário. Porque provavelmente você não vai lembrar do que você fez que pode ter causado esse problema.

• Para dar as mesmas permissões ao novo usuário basta com criá-lo como "Administrador" e incluí-lo nos mesmos grupos do usuário principal?

E uma outra dúvida: eu posso apagar o usuário principal em algum momento?
  • editado abril 2020
    sim, para todas as perguntas, mas primeiro use o novo usuário por um tempo pra ter certeza que não esqueceu de nada
  • Está bem, muito obrigado uma vez mais, welblade.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.