Não consigo instalar Linux Mint

Tentei das 17h até agora (5h da manhã) e finalmente desisti. O sono venceu. Bom, não tenho CD nem outro pendrive, eu fiz um boot por um pendrive de 32gb, fat32, Linux Mint Cinnamon 64x (nem sei se tem 32, é a primeira vez que iria instalar Linux).

Primeiro erro: não me lembro bem agora, mas era um "loop timed out", meu processador é um Ryzen 3 2200g. Resolvi ativando os gráficos integrados (não achei ninguém dizendo isso), aí parou com esse erro. Foi para outro, falando:
"Unable to find a medium containing a live file system", pra falar a verdade hoje foi tão estressante que não lembro mais como resolvi.

Então finalmente abriu o Linux pelo pendrive e cliquei em install, portugues normal, tentei 3 partições, depois duas.
Tentativa com 3 partições: uma de 30mb com swap, uma de 3,5gb pro boot da bios (Mint que recomendava na hora que eu clicava em continuar) e uma de 15gb pro SO em si.

Tentativa com 2 partições: a mesma coisa da de cima mas sem a de 30mb do swap.

Ambas chegam na parte Partições > Local (SP) > Copiando arquivos e lá no final dá erro dizendo que não foi possível copiar os arquivos e dizendo que o erro poderia ser no HD ou no CD/DVD (nesse caso o pendrive).

Bom, uso um SSD Sandisk 240gb e um HD 1TB Seagate, os dois estão aqui, neste exato momento, rodando windows 10 por meses sem nenhum problema, nenhuma tela azul. Nada de travamentos. Jogo, desenvolvo e tudo ok.

Logo pensei que fosse o pendrive, estava fazendo o pendrive bootável com Rufus, tentei então com outro programa (Etcher), tudo que ele fez foi corromper meu pendrive. Então com o programa "AOMEI Partition Assistant Standard Edition (Português) 8.7" eu corrigi o erro, o pendrive corrompido voltou ao normal, novamente com rufus, na velocidade mínima (8k), fat32, com a iso que baixei por aqui mesmo e testei no virtualbox e roda tranquilo (roda tranquilo no pendrive tb quando dou boot com ele) deu o mesmo erro de não conseguir copiar os arquivos.

Antes disso eu queria instalar o Linux Zorin OS, mas não consegui por nada, mesmos erros. Além disso estava lento demaissss na hora da instalação, provável que era a ISO, mas até baixar outra (o download no site tava a 20kb numa net de 30mb de download) eu desisti e tentei o Mint. Sem sucesso até agora.

Senhores, eu desisto. Venho pedir a ajuda de vocês porque sinceramente não sei mais o que fazer e não sei até quando vou ter que esperar pra instalar um SO desse, uso o pendrive todo dia, copia e apaga arquivo normal, já fiz o bootavel, verifiquei erros e nada.

Porém: naquela tela do Mint eu verifiquei e ele achou erro em 1 arquivo (só 1), e não especificou NADA sobre o erro, só reiniciou e é isso. Mas o incrível é que roda tranquilamente, só não instala.

Bom, tentei de tudo... se alguém puder me ajudar. Não faço a mínima onde vou arrumar outro pendrive/mídia com tudo fechado por conta do maldito vírus e sinceramente, nada garante que é um pendrive que funciona normalmente no cotidiano.

Meu setup:
- Processador: Ryzen 3 2200G
- Fonte: VS550
- Placa mãe: Gigabyte A320-S2H-CF
- 2 pentes de 8gb 2400mhz
- Placa de vídeo: RX560 4GB

Comentários

• editado abril 2020
    Deu uma olhada no guia de instalação?
    https://linuxmint-installation-guide.readthedocs.io/pt_BR/latest/

não se esqueça de verificar a imagem iso com o programa sha256sum ou sha256sum-mint

Geralmente problema na instalação assim está relacionada com UEFI ou suas partições, pelo o que li no manual da sua placa as duas coisas estão relacionadas.
    Veja se suas configurações de UEFI estão corretas

No manual da sua placa diz o seguinte:
    Boot Option Priorities
    Specifies the overall boot order from the available devices. Removable storage devicesthat support GPT
    format will be prefixed with "UEFI:" string on the boot device list. To boot from an operating system that
    supports GPT partitioning, select the device prefixed with "UEFI:" string.
    Or if you want to install an operating system that supports GPT partitioning such as Windows 10 64-bit,
    select the optical drive that contains the Windows 10 64-bit installation disk and is prefixed with "UEFI:"
    string.

Pelo o que entendi, ele vai definir que o sistema vai utilizar uefi se a tabela de partições for GPT, particione seu pendrive com tabela de partições gpt antes de criar o pendrive de boot, e na hora de escolher o dispositivo a partir do qual fará boot, escolha o que estiver com UEFI como prefixo

Instale o gparted para criar as partições antes de instalar o sistema
    Crie uma tabela de partições GPT no seu HD também
    https://lcomlinux.wordpress.com/2018/04/03/criar-tabela-de-particao-gpt-em-pendrive-pelo-gparted/
    https://www.blogopcaolinux.com.br/2015/10/particionando-o-hd-com-o-gparted-guia.html

não se esqueça de criar uma partição de 100Mb e definir ela como uefi, o restante do particionamento pode ser uma partição de 100Gb para montar a raiz do sistema ("/") , se você for usar partição de swap e for usar hibernar a partição tem que ter pelo menos o mesmo tamanho da quantidade de memória, o restante do hd você deixa para a /home
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.