[Resolvido] O Wi-Fi conecta, mas não funciona
Saudações,
Decidi separar a Discussão por tópicos a fim de tornar o conteúdo exposto o mais claro possível.
Observação
Eu sou novo no mundo Linux, então se for possível descrever em detalhes como devo proceder e o que cada código que eventualmente vocês me passarem faz, ficarei grato (possivelmente algum item do tópico "Métodos que tentei que não funcionaram" pode ter sido feito incorretamente, mas acho improvável).
Sistemas
Eu uso o Linux Mint 19.3 Xfce (64 bits) em dual boot com o Windows 10 (só para esclarecer, o problema de conexão já existia antes do dual boot). Quando instalei esta versão do Linux Mint, a internet funcionava na velocidade normal, mas depois de um tempo parou de funcionar.
Descrevendo o problema
Meu notebook reconhece e se conecta ao Wi-Fi nos dois sistemas, no entanto, no Linux Mint, quando conectado, ele não carrega nenhuma página pelo navegador (eu uso o Firefox) e, quando raramente carrega uma página, leva muito tempo, cerca de dois minutos (ao contrário do Windows que carrega quase instantaneamente). A única maneira que encontrei para resolver temporariamente o meu problema foi usar um recurso de compartilhamento USB no meu celular para compartilhar sua conexão Wi-Fi (algo que eu percebi é que, tanto no Windows quanto no Linux Mint, a internet do computador via USB com o celular é muito mais rápida).
Métodos que tentei que não funcionaram
No ícone do Wi-Fi-> "Edit Connections ..." -> escolhendo a minha conexão e clicando na engrenagem.
General
[x] Automatically connect to this network when it is available.
[x] All users may connect to this network.
Wi-Fi
Mode: Client
Band: Automatic
Channel: default
MTU: automatic
Wi-Fi Security
Security: WPA & WPA2 Personal
Proxy
Method: None
IPv4 Settings
Method: Automatic (DHCP)
[ ] Require IPv4 addressing for this connection to complete
IPv6 Settings
Method: Automatic
IPv6 privacy extensions: Disabled
IPv6 address generation mode: Stable privacy
Meu roteador
TL-WR840N (Ver: 2.0)
Saídas
~$ inxi -SMnz
Se for necessário passar mais informações, informe-me que passarei o mais rápido possível.
Decidi separar a Discussão por tópicos a fim de tornar o conteúdo exposto o mais claro possível.
Observação
Eu sou novo no mundo Linux, então se for possível descrever em detalhes como devo proceder e o que cada código que eventualmente vocês me passarem faz, ficarei grato (possivelmente algum item do tópico "Métodos que tentei que não funcionaram" pode ter sido feito incorretamente, mas acho improvável).
Sistemas
Eu uso o Linux Mint 19.3 Xfce (64 bits) em dual boot com o Windows 10 (só para esclarecer, o problema de conexão já existia antes do dual boot). Quando instalei esta versão do Linux Mint, a internet funcionava na velocidade normal, mas depois de um tempo parou de funcionar.
Descrevendo o problema
Meu notebook reconhece e se conecta ao Wi-Fi nos dois sistemas, no entanto, no Linux Mint, quando conectado, ele não carrega nenhuma página pelo navegador (eu uso o Firefox) e, quando raramente carrega uma página, leva muito tempo, cerca de dois minutos (ao contrário do Windows que carrega quase instantaneamente). A única maneira que encontrei para resolver temporariamente o meu problema foi usar um recurso de compartilhamento USB no meu celular para compartilhar sua conexão Wi-Fi (algo que eu percebi é que, tanto no Windows quanto no Linux Mint, a internet do computador via USB com o celular é muito mais rápida).
Métodos que tentei que não funcionaram
- Baixei e instalei o driver do Intel Centrino Advanced-N 6235 no site da Intel;
- Eu também tentei o item 11 deste método: https://easylinuxtipsproject.blogspot.com/p/speed-mint.html#ID11;
- Este método pelo "The automatic way": https://tuxbyte.com/how-to-get-your-realtek-rtl8111rtl8168-working-updated-guide/;
- Eu pensei que poderia ser algum problema de alguma atualização que fiz do sistema operacional, então tentei testar a conexão sem fio usando o modo Live do Linux Mint 19.3 Xfce (64 bits), Linux Mint 19.2 Xfce (64 bits) e Linux Mint 19 Xfce (64 bits) e todos tinham exatamente o mesmo problema que no meu sistema Linux Mint instalado;
- Eu tentei mudar as configurações de IPv4 para:
Method: Automatic (DHCP) addresses only
DNS servers: 8.8.8.8, 8.8.4.4
[x] Require IPv4 addressing for this connection to complete; - Eu tentei desativar o IPv6;
- O Firmware do meu roteador Wi-Fi já está na versão mais recente;
- Eu já fiz todas as atualizações disponíveis no Update Manager;
- Não há nenhuma opção de driver no software Driver Manager para selecionar;
- Eu usei o software Namebench para escolher o melhor servidor de DNS para a minha região e ele alega que o meu servidor DNS já é o melhor para a região;
- Desliguei o Power Management.
No ícone do Wi-Fi-> "Edit Connections ..." -> escolhendo a minha conexão e clicando na engrenagem.
General
[x] Automatically connect to this network when it is available.
[x] All users may connect to this network.
Wi-Fi
Mode: Client
Band: Automatic
Channel: default
MTU: automatic
Wi-Fi Security
Security: WPA & WPA2 Personal
Proxy
Method: None
IPv4 Settings
Method: Automatic (DHCP)
IPv6 Settings
Method: Automatic
IPv6 privacy extensions: Disabled
IPv6 address generation mode: Stable privacy
Meu roteador
TL-WR840N (Ver: 2.0)
Saídas
~$ inxi -SMnz
System: Host: my-pc Kernel: 5.3.0-46-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Xfce 4.14.1 Distro: Linux Mint 19.3 Tricia
Machine: Type: Laptop System: SAMSUNG product: 530U3C/530U4C/532U3C v: 0.1 serial:
Mobo: SAMSUNG model: NP530U3C-AD5BR v: FAB1 serial: UEFI: Phoenix v: P03ABH date: 09/20/2012
Network: Device-1: Intel Centrino Advanced-N 6235 driver: iwlwifi
IF: wlp1s0 state: up mac:
Device-2: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet driver: N/A
IF-ID-1: enp0s20u2 state: unknown speed: N/A duplex: N/A mac:
~$ rfkill list all
0: hci0: Bluetooth
Soft blocked: yes
Hard blocked: no
1: phy0: Wireless LAN
Soft blocked: no
Hard blocked: no
~$ iwconfig
enp0s20u2 no wireless extensions.
lo no wireless extensions.
wlp1s0 IEEE 802.11 ESSID:off/any
Mode:Managed Access Point: Not-Associated Tx-Power=15 dBm
Retry short limit:7 RTS thr:off Fragment thr:off
Power Management:off
enp0s20u2 no wireless extensions.
2ª ObservaçãoSe for necessário passar mais informações, informe-me que passarei o mais rápido possível.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
a única coisa que encontrei foi esse tópico de alguns anos atrás:
https://askubuntu.com/questions/1052825/weird-ubuntu-18-04-iwlwifi-issue
Quanto a série do kernel, creio que seja a versão 5 pelo o que aparece na saída do código inxi -SMnz . Felizmente eu já consegui resolver o meu problema diminuindo a distância entre o meu roteador e o meu laptop (não fiz isso antes, pois demandaria/demandou muito trabalho). Eu ainda não entendi a diferença da velocidade nos sistemas, porém, agora, consigo mexer no meu laptop sem problemas.
Espero que essa discussão possa ajudar quem tiver algum problema semelhante!