Cinnamon rodando em modo de recuperação

Boa noite. Já uso o Mint Cinnamon há tempos. Agora, eu o instalei em um novo notebook e, a cada vez que vou instalar um programa (não sei se acontece em outras situações pois ainda não trabalhei muito com esta instalação), aparece uma mensagem "Você está atualmente rodando em modo de recuperação".

Ele diz que, caso eu suspeite que seja por causa de alguma extensão local, applet ou desklet, posso desativar os complementos baixados.

E aí ele pergunta se eu desejo reiniciar o Cinnamon.

Da 1ª vez, eu disse que não e ele tirou o Cinnamon do ar mas a tela apagou e eu tive que reiniciá-lo via terminal e rebootar o computador. Da 2ª vez, eu marquei para desativar os applets, etc. e escolhi reiniciar o Cinnamon mas não resolveu porque ele continuou dando esta mensagem.

Pesquisei na internet e segui uma dica do Viva o Linux, para entrar no modo recuperação de opções avançadas, logar como root e dar os comandos "apt-get update", "apg-get upgrade" e "reboot". Fiz isso mas não resolveu (inclusive porque no "update" ele disse que não conseguiu acessar as fontes de programas.

Reiniciei normalmente e, a cada instalação de programa, simplesmente opto por reiniciar o Cinnamon mas é muito chato!

Detalhe: não sei se tem a ver mas este notebook tem Nvidia e, como é novo, uso o driver 440 (no anterior, eu usava o 390).

Alguma dica para resolver?

Antecipadamente, agradeço.

Comentários

• Abra o terminal , digite o comando abaixo, e em seguida cole aqui a resposta do sistema para que os colegas da comunidade tenham maiores subsídios para ajudá-lo:
    inxi -FxZ
  • hugoleal85 disse:

Abra o terminal , digite o comando abaixo, e em seguida cole aqui a resposta do sistema para que os colegas da comunidade tenham maiores subsídios para ajudá-lo:
    inxi -FxZ

hugoleal85, obrigado pela resposta. Aqui está o resultado do comando inxi -FxZ:

System: Host: Dell5584-MintCin Kernel: 5.3.0-51-generic x86_64 bits: 64 compiler: gcc v: 7.5.0 Desktop: Cinnamon 4.4.8 Distro: Linux Mint 19.3 Tricia base: Ubuntu 18.04 bionic Machine: Type: Laptop System: Dell product: Inspiron 5584 v: N/A serial: Mobo: Dell model: 0KM6G2 v: A01 serial: UEFI: Dell v: 1.10.0 date: 02/19/2020 Battery: ID-1: BAT0 charge: 39.8 Wh condition: 39.8/42.0 Wh (95%) model: BYD DELL FW8KR9C status: Full CPU: Topology: Quad Core model: Intel Core i7-8565U bits: 64 type: MT MCP arch: Kaby Lake rev: C L2 cache: 8192 KiB flags: lm nx pae sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3 vmx bogomips: 31999 Speed: 2700 MHz min/max: 400/4600 MHz Core speeds (MHz): 1: 2700 2: 2700 3: 2700 4: 2700 5: 2700 6: 2700 7: 2700 8: 2700 Graphics: Device-1: Intel vendor: Dell driver: i915 v: kernel bus ID: 00:02.0 Device-2: NVIDIA GM108M [GeForce MX130] vendor: Dell driver: nvidia v: 440.59 bus ID: 02:00.0 Display: x11 server: X.Org 1.20.5 driver: modesetting,nvidia unloaded: fbdev,nouveau,vesa resolution: 1920x1080~60Hz OpenGL: renderer: GeForce MX130/PCIe/SSE2 v: 4.6.0 NVIDIA 440.59 direct render: Yes Audio: Device-1: Intel vendor: Dell driver: snd_hda_intel v: kernel bus ID: 00:1f.3 Sound Server: ALSA v: k5.3.0-51-generic Network: Device-1: Intel driver: iwlwifi v: kernel port: 5000 bus ID: 00:14.3 IF: wlp0s20f3 state: up mac: 5c:cd:5b:55:cd:d2 Device-2: Realtek RTL810xE PCI Express Fast Ethernet vendor: Dell driver: r8169 v: kernel port: 3000 bus ID: 03:00.0 IF: enp3s0 state: down mac: 0c:29:ef:fd:eb:68 Drives: Local Storage: total: 2.85 TiB used: 1.18 TiB (41.4%) ID-1: /dev/sda type: USB vendor: Seagate model: Expansion size: 1.82 TiB ID-2: /dev/sdb vendor: Western Digital model: WD10SPZX-75Z10T3 size: 931.51 GiB ID-3: /dev/sdc vendor: SK Hynix model: SC311 SATA 128GB size: 119.24 GiB RAID: Hardware-1: Intel 82801 Mobile SATA Controller [RAID mode] driver: ahci v: 3.0 bus ID: 00:17.0 Partition: ID-1: / size: 228.18 GiB used: 43.63 GiB (19.1%) fs: ext4 dev: /dev/sdb3 ID-2: swap-1 size: 2.00 GiB used: 1.0 MiB (0.0%) fs: swap dev: /dev/dm-0 Sensors: System Temperatures: cpu: 59.0 C mobo: N/A gpu: nvidia temp: 57 C Fan Speeds (RPM): cpu: 3937 Info: Processes: 285 Uptime: 1h 18m Memory: 7.65 GiB used: 2.25 GiB (29.4%) Init: systemd runlevel: 5 Compilers: gcc: 7.5.0 Shell: bash v: 4.4.20 inxi: 3.0.32

E em tempo: o problema ocorre não somente nas instalações de programas mas também nas atualizações. Também desativei o driver Nvidia selecionando a opção Intel (Power Saving Mode) mas o problema permaneceu. (Fiz esta desativação para o caso do problema estar sendo causado pelo driver 440 do Nvidia.)

Grato.
  • Muito provavelmente o problema está na placa gráfica híbrida.

Antes de tudo, atualize os drivers de vídeo. Para isso, abra o gerenciador de drivers e utilize a versão mais recente lá disponível.

Após isso, reinicie o PC.

Em seguida, defina a placa dedicada NVidia como a padrão (alternando e colocando-a no lugar da Intel), seguindo o tutorial abaixo (pule a etapa de instalação e atualização de drivers que já foi feita através do passo anterior):
    https://dell.com/support/article/pt-br/sln298431/um-guia-para-a-nvidia-optimus-em-pcs-dell-com-um-sistema-operacional-ubuntu?lang=pt

Se mesmo assim o sistema persistir, faça o inverso, defina a Intel como padrão , reinicie o PC e veja se resolve.

• editado maio 2020
    hugoleal85 disse:

Muito provavelmente o problema está na placa gráfica híbrida.

Antes de tudo, atualize os drivers de vídeo. Para isso, abra o gerenciador de drivers e utilize a versão mais recente lá disponível.

Após isso, reinicie o PC.

Em seguida, defina a placa dedicada NVidia como a padrão (alternando e colocando-a no lugar da Intel), seguindo o tutorial abaixo (pule a etapa de instalação e atualização de drivers que já foi feita através do passo anterior):
    https://dell.com/support/article/pt-br/sln298431/um-guia-para-a-nvidia-optimus-em-pcs-dell-com-um-sistema-operacional-ubuntu?lang=pt

Se mesmo assim o sistema persistir, faça o inverso, defina a Intel como padrão , reinicie o PC e veja se resolve.

hugoleal85, mais uma vez obrigado pela resposta. Mas estou com o driver mais atual instalado (o 440 da NVIDIA) e já havia feito os testes que você sugeriu. Defini a Intel como padrão, rebootei e o mesmo problema aconteceu.

Aí, resolvi usar o driver nouveau para testar. Quando rebootei, aconteceu algo estranho: se abro o gerenciador de drivers, não aparece nada (nenhum driver para escolher - a janela fica em branco) e apenas informa que não há drivers proprietários em uso. Mas na barra de tarefas aparece o ícone da Nvidia e, se o abro, ele permite alterar as configurações.

Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.