Atualizações relacionadas a Kernel

Olá.

Sou inciante no Linux e no Linux Mint. Estou utilizando o Linux Mint 19.3 com ambiente Cinnamon.

Até há pouco, vinha aceitando todas as atualizações oferecidas pelo Gerenciador de Atualizações, sem nem verificar muito do que se tratavam. Mas, desde que li que as atualizações relacionadas a Kernel são críticas e que poderiam ser perigosas para usuários iniciantes, passei a recusá-las.

Minhas questões são:

1) Um usuário inciante de fato não deveria fazer essas atualizações?
2) Há implicações negativas de não as fazer?

Grato desde já.

Comentários

• 1- Sim, atualização são correções de segurança.

2 Sim, como são atualizações de correção pode sim chega acontecer algo por conta desse erro.

Nesse Link você vera todos os erros que foram corrigidos.
  • Se eu entendi bem o que você disse, iniciantes não devem fazer atualizações de kernel porém devem aprender sobre isso para poder fazê-las, porque são importantes para evitar erros. Foi isso?
  • Se eu entendi bem o que você disse, iniciantes não devem fazer atualizações de kernel porém devem aprender sobre isso para poder fazê-las, porque são importantes para evitar erros. Foi isso?

Não extamente. mas bem isso tudo que você falou.

Você pode atualizar pelo gerenciador de atualizações, se por algum motivo teve problema você pode volta para o kernel anterior sem problemas.

• Francis disse:

Se eu entendi bem o que você disse, iniciantes não devem fazer atualizações de kernel porém devem aprender sobre isso para poder fazê-las, porque são importantes para evitar erros. Foi isso?

Você pode atualizar pelo gerenciador de atualizações, se por algum motivo teve problema você pode volta para o kernel anterior sem problemas.
    Está bem, farei isso, obrigado.

Essas atualizações são então facilmente reversíveis. Na eventualidade de ocorrer algum problema após a atualização, qual seria o caminho para retornar ao kernel anterior?

• Francis disse:

Se eu entendi bem o que você disse, iniciantes não devem fazer atualizações de kernel porém devem aprender sobre isso para poder fazê-las, porque são importantes para evitar erros. Foi isso?

Essas atualizações são então facilmente reversíveis. Na eventualidade de ocorrer algum problema após a atualização, qual seria o caminho para retornar ao kernel anterior?

Caso venha dar problema na versão nova é só entra pelo anterior na hora do boot. La no grub você escolher entra na segunda opção e escolher o kernel anterior que não tinha o problema.

Veja essa imagem.

• Para volta ao kernel anterior.

1) Ligue o equipamento e pressione a tecla Esquerda «Shift », para exibir o Grub

2) Uma vez no Grub, escolhemos Opções Avançadas .

Agora selecionamos o kernel anterior.

Depois disso vai no Gerenciador de Atualizações ==> Ver ==> Kernel.

Ai destro renova o kernel que deu problema.

No terminal da o seguinte comando.

sudo update-grub

Para atualizar a entrada do kernel e pronto.
  • Toda atualização possui riscos. A mídia especializada costumeiramente posta notícias sobre o tema, seja em smartphones (Android ou iOS) ou em PCs (Windows, McOS, Linux, etc..). Entretanto, como disse Francis, se algo correr errado, basta inicializar o PC pelo kernel anterior, desinstalar a versão atual e problemática, e está resolvido.

Outro ponto importante em relação as atualizações de kernel é que elas também trazem atualizações de segurança e correções de bugs críticos muito importantes e altamente recomendados.

Em suma, considero o mais recomendável sem dúvidas atualizar (o contrário, ou seja, deixar o sistema exposto e com bugs de segurança é extremamente arriscado), porém deixando ao menos duas versões do kernel instaladas, sendo uma mais antiga e testada (para qualquer eventualidade), e a mais recente (que é a que se utiliza por padrão), assim evitará qualquer problema ou risco.
  • Francis disse:

Francis disse:

Caso venha dar problema na versão nova é só entra pelo anterior na hora do boot. La no grub você escolher entra na segunda opção e escolher o kernel anterior que não tinha o problema.

Veja essa imagem.

hugoleal85 disse:

Toda atualização possui riscos. A mídia especializada costumeiramente posta notícias sobre o tema, seja em smartphones (Android ou iOS) ou em PCs (Windows, McOS, Linux, etc..). Entretanto, como disse Francis, se algo correr errado, basta inicializar o PC pelo kernel anterior, desinstalar a versão atual e problemática, e está resolvido.

Outro ponto importante em relação as atualizações de kernel é que elas também trazem atualizações de segurança e correções de bugs críticos muito importantes e altamente recomendados.

Em suma, considero o mais recomendável sem dúvidas atualizar (o contrário, ou seja, deixar o sistema exposto e com bugs de segurança é extremamente arriscado), porém deixando ao menos duas versões do kernel instaladas, sendo uma mais antiga e testada (para qualquer eventualidade), e a mais recente (que é a que se utiliza por padrão), assim evitará qualquer problema ou risco.

Compreendi. Sinto-me mais seguro para lidar com essas atualizações agora.

Muito obrigado, Francis e hugoleal85!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.