Linux Mint ficando pouco responsivo

Meu linux mint 19.3 Mate, instalado no meu desktop AMD Phenon II 3.4 gh 4 nucleos e 4mega de ram , sempre foi rapido em tudo, mas de uns 15 dias para ca, apos algumas horas de uso, vejo que ele fica pouco responsivo, reparo que a luz do hd no gabinete fica acessa por um longo periodo, como se ele tivese fazendo alguma coisa, ai pensei no swap que por padrão é 60 e reduzi para 10 , mas não adiantou nada, o sistema vez ou outra ta apresentando essa lentidão, alguem sabe alguma dica ai, algum comando via terminal que possa dar um jeito no meu sistema aqui, talvez tenha alguma coisa corompida sei la, estou aberto a ideias ok.

Comentários

• Já tentou fazer uma limpeza?

sudo apt clean ; sudo apt autoremove ; sudo apt autoclean
  • Outra coisa personalização de mais vai deixando o sistema mais lento.
  • Sim, Francis já fiz limpeza e nada, personalização demais também não é não,também já descartei problemas de hardware, pois tenho dual boot e ontem na parte da tarde dei boot pelo Ruindows e fluiu a tarde inteira ate ao final da noite sem nenhum problema, o que me leva a crer que é algo aqui no sistema mesmo
  • É já fiz vários testes aqui, só hoje já travou 3 vezes, tá bem esquisito, acho que vou ter que partir para uma formatação e reinstalar o sistema para ver se resolve.
  • É já fiz vários testes aqui, só hoje já travou 3 vezes, tá bem esquisito, acho que vou ter que partir para uma formatação e reinstalar o sistema para ver se resolve.

Antes de formatar faz um reset no sistema, ou seja volta ele para o estado original como se tivesse acabado de instalar ele.
  • Francis disse:

É já fiz vários testes aqui, só hoje já travou 3 vezes, tá bem esquisito, acho que vou ter que partir para uma formatação e reinstalar o sistema para ver se resolve.

Antes de formatar faz um reset no sistema, ou seja volta ele para o estado original como se tivesse acabado de instalar ele.
    Bom, Francis, eu não sabia dessa possibilidade, mas tambem não sei se ia adiantar, pois desde a versão 18.x que venho atualizando, talvez se usase esse metodo ele voltaria para a versão 18.x, não sei, mas agora é tarde já formatei e instalei do zero, baixei a iso 19.3 e vamos ver como vai ficar, depois eu volto e falo se o problema foi resolvido.
  • Bom pessoal, apos a reinstalação do sistema, tudo voltou a funcionar normalmente, o sistema esta fluindo normalmente e hoje durante o dia inteiro não deu nenhuma travada, infelizmente não deu para saber o que estava fazendo o sistema travar, haja vista que parti para o método radical de formatar e instalar tudo do zero.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.