Bom dia Luiz99, grato pela rápida resposta. Fui no link, encontrei os seguintes passos indicados: ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Steps to chroot from your live-usb into your install: You will need to substitute instances of "/MOUNTPATH" for the mount path of your installation's root partition. 1. Boot live-usb. 2. Open Nemo (the file-manager), mount your Linux Mint install's partition, and take note of the mount path. Usually something like "/media/mint/cdfbac13-07eb-4fe2-8123-3ce65705b4d8". 3. Make sure you're connected to the internet. 4. In terminal type: sudo mv "/MOUNTPATH/etc/resolv.conf" "/MOUNTPATH/etc/resolv.conf.original" 5. In terminal type: sudo cp "/etc/resolv.conf" "/MOUNTPATH/etc/resolv.conf" 6. In terminal type: sudo mount --bind "/proc" "/MOUNTPATH/proc" 7. In terminal type: sudo mount --bind "/sys" "/MOUNTPATH/sys" 8. In terminal type: sudo chroot "/MOUNTPATH" 9. In chroot terminal type: apt-get install --reinstall cinnamon Remember, in the chroot you are "root" so there is no need to preface elevated commands with "sudo". 10. In chroot terminal type: exit 11. In terminal type: sudo umount "/MOUNTPATH/sys" 12. In terminal type: sudo umount "/MOUNTPATH/proc" 13. In terminal type: sudo mv "/MOUNTPATH/etc/resolv.conf.original" "/MOUNTPATH/etc/resolv.conf" 14. Reboot. --------------------------------------------------------------------------------------------------- Consigo abrir o pendrive - com o linux mint 19.3 - mas me esclareça se eu preciso usar as aspas como esta no roteiro ou não?
Oi Luiz99 consegui reinstalar o cinnamon. Minha dificuldade era conseguir acessar o terminal, pois eu não conseguia passar da tela de login, como havia dito. Por isso estava pensando que tinha que usar usb-live pra poder entrar no sistema e, a partir deste, acessar o terminal. Foi isso que fiz, mas não sabia se o que eu estava fazendo funcionaria no sistema instalado do notebook ou no linux do usb??? Fiz algumas outras buscas por respostas e encontrei nesse link: https://www.vivaolinux.com.br/topico/Helps-e-dicas-para-usuarios-iniciantes/Acho-que-destrui-meu-Linux-Mint-unable-to-launch-cinamon-session-cinamon na 7º resposta, como acessar o terminal na tela de login inicial. Quando chega na tela de login tem esse comando: Ctrl Alt F2, ele abre um terminal. Com isso consegui reinstalar o cinnamon.
Agora vou testar se deu certo ter tirado o network-manager e colocado o wicd.
Novamente agradeço, e quando der certo vou registrar por aqui.
E aê Luiz99, infelizmente nada feito. Tanto wicd quanto o networkmanager não funcionaram. A conexão dura entre 1 a 3 horas, até cair e não pegar, tanto no cabo quanto wifi. Já zanzei por vários tutoriais e não encontrei. Vou continuar pesquisando, se não achar vou instalar o LMDE. Se tu tiver alguma alternativa.... Inclusive instalei (pelo synaptic) o connman, e confesso que não entendi como configurar.
Luiz99 Bom dia/tarde/noite, então o meu problema eu continuei atrás de possíveis soluções em chats de linux, nacional ou gringo, e resolvi testar usando outro HD, comecei instalando o Manjaro Cinnamon, gostei muito do sistema e abordagem diferente, o uso do terminal, enfim, mas depois de alguns dias o problema apareceu de novo. Então instalei o EndeavourOS Cinnamon. Muito bom mesmo, o computador ganhou muito em velocidade e performance. Contudo, o mesmo problema de queda de conexão ocorreu. Foi quando alguém de um fórum sugeriu de testar mudando a conexão: cabo, porta, roteador, etc. Bingo. O problema todo era esse.
Comentários
Fui no link, encontrei os seguintes passos indicados:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Steps to chroot from your live-usb into your install:
You will need to substitute instances of "/MOUNTPATH" for the mount path of your installation's root partition.
1. Boot live-usb.
2. Open Nemo (the file-manager), mount your Linux Mint install's partition, and take note of the mount path. Usually something like "/media/mint/cdfbac13-07eb-4fe2-8123-3ce65705b4d8".
3. Make sure you're connected to the internet.
4. In terminal type:
sudo mv "/MOUNTPATH/etc/resolv.conf" "/MOUNTPATH/etc/resolv.conf.original"
5. In terminal type:
sudo cp "/etc/resolv.conf" "/MOUNTPATH/etc/resolv.conf"
6. In terminal type:
sudo mount --bind "/proc" "/MOUNTPATH/proc"
7. In terminal type:
sudo mount --bind "/sys" "/MOUNTPATH/sys"
8. In terminal type:
sudo chroot "/MOUNTPATH"
9. In chroot terminal type:
apt-get install --reinstall cinnamon
Remember, in the chroot you are "root" so there is no need to preface elevated commands with "sudo".
10. In chroot terminal type:
exit
11. In terminal type:
sudo umount "/MOUNTPATH/sys"
12. In terminal type:
sudo umount "/MOUNTPATH/proc"
13. In terminal type:
sudo mv "/MOUNTPATH/etc/resolv.conf.original" "/MOUNTPATH/etc/resolv.conf"
14. Reboot.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Consigo abrir o pendrive - com o linux mint 19.3 - mas me esclareça se eu preciso usar as aspas como esta no roteiro ou não?
Desculpe a ignorância básica.
Minha dificuldade era conseguir acessar o terminal, pois eu não conseguia passar da tela de login, como havia dito.
Por isso estava pensando que tinha que usar usb-live pra poder entrar no sistema e, a partir deste, acessar o terminal.
Foi isso que fiz, mas não sabia se o que eu estava fazendo funcionaria no sistema instalado do notebook ou no linux do usb???
Fiz algumas outras buscas por respostas e encontrei nesse link:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Helps-e-dicas-para-usuarios-iniciantes/Acho-que-destrui-meu-Linux-Mint-unable-to-launch-cinamon-session-cinamon
na 7º resposta, como acessar o terminal na tela de login inicial.
Quando chega na tela de login tem esse comando: Ctrl Alt F2, ele abre um terminal.
Com isso consegui reinstalar o cinnamon.
Agora vou testar se deu certo ter tirado o network-manager e colocado o wicd.
Novamente agradeço, e quando der certo vou registrar por aqui.
Valeu Camarada
Sim ele modifica no sistema instalado, só não sei se tem que fazer algo diferente ou fazer a risca como esta no tutorial.
Tanto wicd quanto o networkmanager não funcionaram. A conexão dura entre 1 a 3 horas, até cair e não pegar, tanto no cabo quanto wifi.
Já zanzei por vários tutoriais e não encontrei. Vou continuar pesquisando, se não achar vou instalar o LMDE.
Se tu tiver alguma alternativa....
Inclusive instalei (pelo synaptic) o connman, e confesso que não entendi como configurar.
Valeu
Bom dia/tarde/noite, então o meu problema eu continuei atrás de possíveis soluções em chats de linux, nacional ou gringo, e resolvi testar usando outro HD, comecei instalando o Manjaro Cinnamon, gostei muito do sistema e abordagem diferente, o uso do terminal, enfim, mas depois de alguns dias o problema apareceu de novo. Então instalei o EndeavourOS Cinnamon. Muito bom mesmo, o computador ganhou muito em velocidade e performance. Contudo, o mesmo problema de queda de conexão ocorreu. Foi quando alguém de um fórum sugeriu de testar mudando a conexão: cabo, porta, roteador, etc.
Bingo. O problema todo era esse.
T+