Perdi minha rede WI-FI com o linux

Bom, larguei o mundo das janelas (windows) e entrei no mundo livre, estou maravilhado com esse sistema. Estou com um not bem ultrapassado, mas que roda de boas com linux (qualquer um jurássico), modelo Compac presário CQ50-112BR, usava windows 7 e utilizava de boas a minha rede wi fi. Na virada do sistema, pós instalação p minha surpresa a wi fi não ativa e não consigo de forma alguma que funcione, já fucei alguns fóruns mas sem retorno, esse espero que não seja mais um sem solução, confio no conhecimento técnico de quem puder me ajudar.

Comentários

• Alguma mensagem de erro? A chave "física" do wifi está ativada? Qual ambiente você está usando: Cinnamon, MATE ou Xfce?
  • Não aparece menssagem de erro. A chave aparece desligada, o curioso é que funcionou apenas por um momento, depois não mais. Utilizo xfce de 64x
  • Não aparece menssagem de erro. A chave aparece desligada, o curioso é que funcionou apenas por um momento, depois não mais. Utilizo xfce de 64x
  • Se não for driver, pode ter uma possibilidade do wicd (network manager) reconhecer sua wireless.
  • Olá,

Há alguns módulos (não estou dizendo que é seu caso, mas...) que não mais são carregados nos kerneis atuais do focal.

Tenho um adaptador wifi que virou lixo por eu não conseguir nem compilar os drivers do github

RTL 9188FU

Então até corrigirem esses módulos acho que sim a coisa não está muito bacana para alguns equipamentos

T+
  • luiz99 disse:

Se não for driver, pode ter uma possibilidade do wicd (network manager) reconhecer sua wireless.

Vou checar e posto algo, vlw

• kreto disse:

Olá,

Há alguns módulos (não estou dizendo que é seu caso, mas...) que não mais são carregados nos kerneis atuais do focal.

Tenho um adaptador wifi que virou lixo por eu não conseguir nem compilar os drivers do github

RTL 9188FU

Então até corrigirem esses módulos acho que sim a coisa não está muito bacana para alguns equipamentos

T+

Muito grato @Creto , estou pensando nisso tb.
  • Mas vamos lá, esperança é última que morre. Ao verificar minha rede com lshw:

• ledmelo disse:

Mas vamos lá, esperança é última que morre. Ao verificar minha rede com lshw:
    Eu executei o rfkill para possíveis opções de software e hardware:

efeso@eduardo-Presario-CQ50:~$ rfkill list
    0: hp-wifi: Wireless LAN
    Soft blocked: yes
    Hard blocked: yes
    1: phy0: Wireless LAN
    Soft blocked: no
    Hard blocked: yes

• kretokreto Creto
    editado maio 2020
    Amigo, dê uma olhada nesse tópico no fórum oficial do Mint Problem with Qualcomm Atheros AR242x / AR542x [SOLVED]

>> Aqui também > ubuntu forum

Espero que seja útil

T+
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.