[Resolvido] Linux Mint desliga sozinho ao renderizar qualquer video

Olá, sou novo aqui no forum e gostaria de uma ajuda.
Até o mês de fevereiro eu utilizava o Win7 em meu computador, renderizava videos no Sony Vegas 11 em resoluçao 1080p e o pc suportava perfeitamente.
Entretanto resolvi migrar para o Linux Mint. Instalei alguns editores de video e em todos os que testei (Cinelerra, Lightworks, Kdenlive, Openshot e Pitivi) o notebook ao iniciar a renderização ele simplesmente desliga.
A configuração do meu notebook é: 8GB RAM, HD sata 500GB, Processador Core I7 (2º geração)
Já tentei renderizar colocando o programa em prioridade baixa + utilizar apenas metade dos núcleos do processador (diminui a afinidade com o comando taskset -pc 0 1234 no terminal), mesmo assim ele desliga sozinho.
Já abri o notebook e fiz uma limpeza completa a menos de 1 mês. Já consultei os tópicos relacionados aqui no forum e as soluções propostas não funcionaram:
https://www.linuxmint.com.br/discussion/22433/resolvido-problema-super-aquecimento.
---> após usar o comando: shw -short
Caminho do hardware Dispositivo Classe Descrição
============================================================
system HuronRiver Platform (System SKU
/0 bus Emerald Lake
/0/0 memory 128KiB BIOS
/0/2f processor Intel(R) Core(TM) i7-2670QM CPU
/0/2f/30 memory 64KiB L1 cache
/0/2f/31 memory 256KiB L2 cache
/0/2f/32 memory 6MiB L3 cache
/0/33 memory 8GiB Memória do sistema
/0/33/0 memory 4GiB SODIMM DDR3 Síncrono 1333
/0/33/1 memory DIMMProject-Id-Version: lshwRep
/0/33/2 memory 4GiB SODIMM DDR3 Síncrono 1333
/0/33/3 memory DIMMProject-Id-Version: lshwRep
/0/100 bridge 2nd Generation Core Processor F
/0/100/2 display 2nd Generation Core Processor F
/0/100/16 communication 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1a bus 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1a/1 usb1 bus EHCI Host Controller
/0/100/1a/1/1 bus Integrated Rate Matching Hub
/0/100/1b multimedia 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1c bridge 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1c/0 enp1s0 network RTL810xE PCI Express Fast Ether
/0/100/1c.1 bridge 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1c.2 bridge 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1c.2/0 wlp7s0 network AR9285 Wireless Network Adapter
/0/100/1d bus 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1d/1 usb2 bus EHCI Host Controller
/0/100/1d/1/1 bus Integrated Rate Matching Hub
/0/100/1d/1/1/2 input USB Receiver
/0/100/1f bridge HM65 Express Chipset LPC Contro
/0/100/1f.2 storage 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1f.3 bus 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/1 scsi0 storage
/0/1/0.0.0 /dev/sda disk 500GB Hitachi HCC54505
/0/1/0.0.0/1 /dev/sda1 volume 47GiB volume EXT4
/0/1/0.0.0/2 /dev/sda2 volume 4374MiB Extended partition
/0/1/0.0.0/2/5 /dev/sda5 volume 4374MiB Linux swap volume
/0/1/0.0.0/3 /dev/sda3 volume 290GiB volume EXT4
/0/1/0.0.0/4 /dev/sda4 volume 123GiB Windows NTFS volume
/0/2 scsi5 storage
/0/2/0.0.0 /dev/cdrom disk DVD RW AD-7740H
/1 power Smart Battery
/2 power TBD by ODM
=======================================================
---> após executar o comando: lshw -C display:
descrição: VGA compatible controller
produto: 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller
fabricante: Intel Corporation
ID físico: 2
informações do barramento: pci@0000:00:02.0
versão: 09
largura: 64 bits
clock: 33MHz
capacidades: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
configuração: driver=i915 latency=0
recursos: irq:26 memória:d0000000-d03fffff memória:c0000000-cfffffff porta de E/S:4000(tamanho=64) memória:c0000-dffff
=======================================================
Estou gostando muito de usar o Linux Mint, mas confesso que estou decepcionado com ele desligar por renderizar um video de 3min. em 480p. Se puderem me ajudar, agradeço desde já.

Comentários

• Mais um detalhe importante. Não considero problema de aquecimento por pasta termica. O cooler dele arma normalmente. Quando começa a renderização o cooler aumenta a velocidade e em menos de 30 segundos o notebook desliga. Isso nunca aconteceu quando eu renderizava videos no win7.
  • O meu pc estava assim, começou desligando quando eu gravava a tela, depois foi piorando e desligando com vários programas, só melhorou depois que eu passei a usar um nucleo do processador, no final das contas era a fonte, troquei e resolveu 100%, se eu fosse vc, testaria no live cd do linux e se desligar, testaria no windows, para descartar o hardware, porque quando é hardware fica muito chato descobrir qual peça esta com problema, então agiliza sua vida fazendo esses testes.
  • luiz99 disse:

O meu pc estava assim, começou desligando quando eu gravava a tela, depois foi piorando e desligando com vários programas, só melhorou depois que eu passei a usar um nucleo do processador, no final das contas era a fonte, troquei e resolveu 100%, se eu fosse vc, testaria no live cd do linux e se desligar, testaria no windows, para descartar o hardware, porque quando é hardware fica muito chato descobrir qual peça esta com problema, então agiliza sua vida fazendo esses testes.

Hoje por via das dúvidas troquei a pasta térmica. Eu só não estou entendendo porque em Fevereiro rodava Skyrim e Call of Duty neste computador usando win7. Após instalar o Linux Mint ele desliga renderizando um video de 480p (nem se compara com o jogo rondando horas, né). Mas vou trocar a fonte sim (embora seja notebook) e comento aqui se funcionou. Obrigado.
  • Mas não compra outra fonte, as vezes não tem nada haver.
  • Pessoal. Consegui solucionar o problema. Instalei a versão mais recente do Ubuntu no notebook. Fiz o teste renderizando um vídeo de 10min. em 1080p. A renderização levou em torno de vinte minutos. Durante esse tempo o cooler trabalhou na velocidade máxima. Não alterei prioridades nem afinidade de núcleos do processo. A renderização finalizou perfeitamente e em momento algum o notebook demonstrou anormalidade.
    Resumindo a história, acredito que o problema seja relacionado ao Linux Mint 19 pois, como havia dito, também fazia esse tipo de renderização no win7 a 4 meses e nunca tive problemas.
    Podem encerrar esse tópico.
  • Coloque como resolvido no titulo do topico, no final desse mes o mint 20 deve ser lançado, talvez não aconteça este problema.
  • Pessoal. Consegui solucionar o problema. Instalei a versão mais recente do Ubuntu no notebook. Fiz o teste renderizando um vídeo de 10min. em 1080p. A renderização levou em torno de vinte minutos. Durante esse tempo o cooler trabalhou na velocidade máxima. Não alterei prioridades nem afinidade de núcleos do processo. A renderização finalizou perfeitamente e em momento algum o notebook demonstrou anormalidade.

Resumindo a história, acredito que o problema seja relacionado ao Linux Mint 19 pois, como havia dito, também fazia esse tipo de renderização no win7 a 4 meses e nunca tive problemas.

Podem encerrar esse tópico.

Você não disse qual era a versão do Mint que deu esse problema, e qual é a versão do Ubuntu quedeu certo?
    Com tudo proderia ser só um problema de kernel, trocando para uma versão mais atual poderia ter resolvido.
  • Francis disse:

Você não disse qual era a versão do Mint que deu esse problema, e qual é a versão do Ubuntu quedeu certo?
    Com tudo poderia ser só um problema de kernel, trocando para uma versão mais atual poderia ter resolvido.

Isso mesmo. ;)

• luiz99 disse:

No final deste mês, o Mint 20 deve ser lançado. Talvez não aconteça esse problema.

Exato.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.