Comando Grep - Pesquisar strings ou palavras dentro de arquivos
Como posso melhorar essa linha de comando com o Grep para buscar dentro dos arquivos, strings e palavras especificas, pesquisando apenas em arquivos txt ou doc?
grep -Ri "palavrapesquisada" /home/ > resultado.txt
Com esse comando já consigo fazer a pesquisa com o retorno para consulta dentro do arquivo resultado.txt.
Porém está pesquisando em todos os arquivos, demorando uma eternidade, e preciso que pesquise dentro de arquivos específicos txt ou doc.
Já tentei com outras combinações:
grep -Ri "palavrapesquisada" /home/ 2>/dev/null | cut -d: -f2 | uniq
e
dir="/home"; kw="palavrapesquisada"; find $dir -name $kw*; grep -iR $kw $dir | grep -v "\/\./*";
Mas todas estão pesquisando em todos os arquivos.
Tem como especificar os arquivos de pesquisa?
Grato pela atenção.
grep -Ri "palavrapesquisada" /home/ > resultado.txt
Com esse comando já consigo fazer a pesquisa com o retorno para consulta dentro do arquivo resultado.txt.
Porém está pesquisando em todos os arquivos, demorando uma eternidade, e preciso que pesquise dentro de arquivos específicos txt ou doc.
Já tentei com outras combinações:
grep -Ri "palavrapesquisada" /home/ 2>/dev/null | cut -d: -f2 | uniq
e
dir="/home"; kw="palavrapesquisada"; find $dir -name $kw*; grep -iR $kw $dir | grep -v "\/\./*";
Mas todas estão pesquisando em todos os arquivos.
Tem como especificar os arquivos de pesquisa?
Grato pela atenção.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
cat /home/usu/arquivo | grep -Tis "palavra" > resultado.txt
Vamos supor que deseje procurar só nos arquivos txt, vc deve usar um loop, listando apenas os arquivos .txt e no loop vc pega um arquivo a cada rodada e executa o comando, eu uso o loop "while", mas o "for" provavelmente é mais fácil, talvez alguém aqui saiba como usá-lo.
Com relação ao doc eu não sei como ler eles pelo terminal, o seu comando não funcionou aqui, mas vc descobrindo como ler, além de me contar, é só vc adaptar o código já criado para o txt.
Eu tenho um programa gráfico que faz isso, mas só com txt e ele escaneia apenas pastas ou subpastas inteiras, no seu caso não ajudaria muito por causa da demora.
Vou lançar a versão 2 e vou tentar fazer buscas em doc, pdf etc. Enquanto isso a versão 1 esta disponível.
https://kip-tf.blogspot.com/
Se quiser fazer um código mais elaborado para a sua necessidade especificamente, eu posso te ajudar na lógica, mas terá que saber escrevê-lo, pode usar uma apostila para iniciantes, Shell Script do Zero:
https://www.mediafire.com/file/4x4yadaf8s9c7tx/Shell_Script_do_Zero.pdf/file
é possível pesquisar e ler arquivos de script com esses comandos?
Tipo para procurar códigos ou nomes de sites que abrem páginas de internet aleatóriamente?
T+
Ah, tentei comentar no blog mas não consegui.
T+
Obrigado.