Problemas com Kernel no Cinnamon 20

Natan2014Natan2014 Natanael
Bom dia pessoal! Após a primeira atualização desse mint (incluindo a do Kernel), percebi que ocorreu um erro na inicialização do sistema (pânico no kernel). Então, resolvi fazer nova instalação, porém ignorando a atualização do kernel. Mesmo assim, após apenas umas 2 a 3 reinicializações (sem novas atualizações instaladas), o problema se repetiu. Obs.: Eestou testando o timeshift para tentar recuperar o sistema, mas gostaria de saber como resolver isso de forma que não corra o risco de eu precisar fazer várias recuperações. Grato desde já.
Notebook Acer es1-572 processador i5 ram 4GB ssd

Comentários

• Tens dual boot? Porque parece que isso não é coisa de kernel e faz tempo que não vejo relatos sobre kernel panic, pensava até que isso já fazia parte da história, ou melhor pré história.

Veja também se o grub está sendo instalado no ssd e não no HD ou algo parecido

T+
  • Oi Kreto, primeiramente obrigado por responder...então...tenho dual boot com windows 10, e tenho certeza que o inicializador dp mint, no caso o grub, está instalado no mesmo dispositivo (ssd) onde os 2 sistemas estão instalados em dual boot. Por acaso, estou com um HD conectado no notebook, porém pela conexão USB (2.0), e que está com o Fedora Mate 32 (o grub do mint o inseriu como uma das entradas de inicialização de sistemas), mas não creio que isto tenha afetado.
  • kretokreto Creto
    editado julho 2020
    Curioso, já tentou recuperar o grub?

Olha eu uso aqui o Timeshift e digo é um "Anti-Creto" e tanto, faço todas minhas experiências mais do que malucas e quando dá crácrá vou em um snapshot, agora só não sei se em ext4 ele funciona, porque pelo que sei dele ele funciona assim

Ou seja funciona no BigLinux porque ele por padrão é instalado em partições BTRFS, mas tenta reinstalar o grub, e qualquer coisa posta ai B)

T+
  • Eu testei esse Timeshift, e descobri que ele é ótimo! Eu só precisei utilizá-lo 1 vez para recuperar o sistema do erro no kernel, e desde então o problema não ocorreu mais! Vou colocar o problema como resolvido então, já que não está frequênte. Obrigado mais uma vez.
  • Só mais uma dúvida...não estou conseguindo colocar [Resolvido] ao lado do título da primeira mensagem dessa discussão. Não encontro a opção de editar a primeira mensagem.
  • Boa noite,acho que tive o mesmo caso que voce no meu caso eu entrei pelo boot do linux mint e quando entrei no grub acessei a reparação do sistema ou foi atraves do modo segurança (não lembro agora qual foi o nome) e consegui normalizar a inicialização
  • nicksoto disse:

Boa noite,acho que tive o mesmo caso que voce no meu caso eu entrei pelo boot do linux mint e quando entrei no grub acessei a reparação do sistema ou foi atraves do modo segurança (não lembro agora qual foi o nome) e consegui normalizar a inicialização

Eu tentei pelo modo de segurança e não consegui. Acredito que a melhor forma de resolver é utilizando o Timeshift.
  • kretokreto Creto
    editado julho 2020
    Natan2014 disse:

Só mais uma dúvida...não estou conseguindo colocar [Resolvido] ao lado do título da primeira mensagem dessa discussão. Não encontro a opção de editar a primeira mensagem.

Vou te mostrar porque não consegue, é porque no fórum a um tempo de edição de mensagens com isso não é mais possível fazer tal coisa...

Dá uma olhada na imagem

T+
  • Então só o moderador pra colocar pra mim né?!
  • Natan2014 disse:

Então só o moderador pra colocar pra mim né?!

Isso, isso, isso

T+
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.