Fixar no painel

Olá meus colegas,

Sou novo por aqui, novo no Mint e semi-novo no Linux (sem muita experiencia).

Gostaria de perguntar o seguinte: eu tenho um método para instalar aplicativos que consiste em criar um diretório no home do usuário que tem como propósito conter todos o o arquivos .sh e binários que eu baixar. Feito isso, ao invés de executá-los diretamente eu os insiro manualmente no menu através da opção editar menu (uso a interface Cinamon). Porém, este meu método me impossibilita de fixar os aplicativos no painel, e gostaria de saber onde e como eu deveria criar um link para tais aplicativos de tal forma que me possibilite fixar alguns deles no painel (não quero fixar todos, apenas os que mais uso).

Abraços,
Jefferson

Comentários

• editado janeiro 2021
    Outro_Jeff disse:

Olá meus colegas,

Sou novo por aqui, novo no Mint e semi-novo no Linux (sem muita experiencia).

Olá! Seja bem-vindo!
    Outro_Jeff disse:

eu tenho um método para instalar aplicativos que consiste em criar um diretório no home do usuário que tem como propósito conter todos o o arquivos .sh e binários que eu baixar. Feito isso, ao invés de executá-los diretamente eu os insiro manualmente no menu através da opção editar menu (uso a interface Cinamon).

Eu estou entendendo que os ícones dos seus aplicativos estão aparecendo no Menu. Confere?
    Outro_Jeff disse:

gostaria de saber onde e como eu deveria criar um link para tais aplicativos de tal forma que me possibilite fixar alguns deles no painel (não quero fixar todos, apenas os que mais uso).

Partindo do meu entendimento:
    • Abra o menu, vá até onde está listado seu aplicativo, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione "+ Adicionar ao painel".
    Se não funcionar, faça o seguinte:
    • Clique com o botão direito do mouse numa área livre do painel e selecione "Applets";
    • Na lista, selecione "Lançadores de painel" e clique no sinal "+" para adicionar ao painel;