Dúvidas quanto ao particionamento do sistema.

editado março 2021 em Sistema
Bom dia, boa tarde ou boa noite. Espero que estejam todos bem! :) . Poderiam me ajudar por favor? Minha dúvida hoje é relacionada ao particionamento do mint.
Sou um usuário relativamente leigo em informática e completamente novo no mundo mint. Atualmente estou usando um dual boot do windows 10 com o Linux Mint e, na hora da instalação do mint (que consegui fazer sem muitos problemas) o sistema me pediu que repartisse como gostaria o espaço que ficariam os "arquivos", e, o sistema em si (o que, sinceramente, não entendi, deixando metade/metade), mexendo com o divisor para demarcar quanto de espaço daria para cada um, e, acho que dividi de forma errônea o espaço de 450 e poucos GB que deixei para o sistema, ficando mais ou menos como no print que coloquei. No C: o windows, no D: o linux, e neste outro espaço sem nome a tal da área destinada a "arquivos" como me foi dito pelo sistema na instalação. Minhas dúvidas são: Para o que serviria estes dois espaços no mint? E, como reverter caso eu tenha repartido de forma errônea e/ou ineficaz? Infelizmente esqueci de tirar o print na hora da instalação, mas minhas dúvidas são basicamente estas duas.
Obs.: Meu HD é de 1TB, reparti-o em 2 para acomodação do dual boot e então, na instalação do mint, o espaço destinado ao mint foi divido em 2 novamente como eu disse.
Agradeço desde já a ajuda e espero que tenham um ótimo dia. Desculpem-me caso o texto ou a pergunta tenham ficado vagos, qualquer coisa me falem que os reitero de outra forma.

Comentários

• Bem, pela sua imagem a instalação esta normal. Mas para melhor visualização do HD entra no Mint e abra o Gparted ( caso não esteja instalado basta fazer pelo gerenciador de aplicativos ), depois dele aberto tira um print dele e posta aqui.
  • editado março 2021
    Francis disse:

Bem, pela sua imagem a instalação esta normal. Mas para melhor visualização do HD entra no Mint e abra o Gparted ( caso não esteja instalado basta fazer pelo gerenciador de aplicativos ), depois dele aberto tira um print dele e posta aqui.

Foi mal a demora, só consegui fazer agora. Aqui está o print.
    A área da qual me referi foram essas sda4 (mint) e essa sda8, que o sistema me falou que ficariam os "arquivos". A minha dúvida foi saber a diferença dessa "sda4 ntfs"e a "sda8 ext4" que reparti igualmente em espaço na instalação. Tenho grande pressentimento que reparti de forma ineficaz, com uma dessas duas ficando com muito mais espaço do que deveria, mas não faço a mínima ideia do que sejam as duas kkkkkkk

• A sda 4 ela é do windows só o nome do rótulo que esta errado. Você pode fazer um teste muda esse nome do Rótulo e depois veja se aparece no windows com o nome que você colocou.
    A sda 8 é a onde o Mint ficou instalado.
    Você deve instalou igual a esse video né?

No YouTube tem vários video de instalação, veja esse aqui por exemplo.

• editado março 2021
    Francis disse:

A sda 4 ela é do windows só o nome do rótulo que esta errado. Você pode fazer um teste muda esse nome do Rótulo e depois veja se aparece no windows com o nome que você colocou.
    A sda 8 é a onde o Mint ficou instalado.
    Você deve instalou igual a esse video né?

No YouTube tem vários video de instalação, veja esse aqui por exemplo.

Ah!! Deve ser isso! Neste primeiro que você me enviou, a minha dúvida aconteceu exatamente na etapa mostrada aos 4 minutos e 38 segundos do vídeo, onde o usuário regula o tamanho. Eu desconhecia que o nome "arquivos" se referia ao windows, então deixei metade "arquivos" e metade "linux" pensando que ambos pertenciam ao Mint (como era o que queria desde o inicio). Isso deve ter acontecido porque antes mesmo de instalar o linux, eu tinha repartido meu hd em duas metades (mais ou menos 400gb em cada uma destas duas partições) uma com o windows e outra formatada reservada para o linux. Não imaginei que na instalação ele pedia para repartir novamente, e que aparentemente ele repartiu a partição que eu tinha separado e formatado já! Como posso fazer para juntar esta partição de rótulo "mint" (eu o coloquei assim na divisão) com o próprio Mint? Pode ocorrer algum problema caso o faça? Não sei porque, apesar de eu não ter usado ela, ela ter ainda sim 90mb de arquivos.
    Muito obrigado pelo vídeo, Francis, esclareceu minha dúvida inicial, agora só preciso entender como juntar esta outra partição "inutil" de 200GB com o Mint.
  • Vou tenta explicar como fazer.
    Primeiro você vai da o boot pelo pendrive novamente, depois vai abrir o Gparted e vai deleta a partição sda4 deixa ela sem formato de partição.
    Depois você clica no sda8 e escolha a opção redimensionar.
    Vai aparecer algo assim como na minha imagem.

Você vai pucha essa seta para o lado que estará vazio e assim tudo parara para a partição que esta com seu sistema.
  • Fiz um video simulando a sua situação.
    https://drive.google.com/file/d/12GEdf-2c6EP_9dT39GbzvkWOIi1OO8tt/view?usp=sharing

Tenta fazer ai, o erro que apresentou no meu ignore, eu não finalizei a exclusão da partição.
  • > @Francis disse:
    > Fiz um video simulando a sua situação.
    > https://drive.google.com/file/d/12GEdf-2c6EP_9dT39GbzvkWOIi1OO8tt/view?usp=sharing
    >
    > Tenta fazer ai, o erro que apresentou no meu ignore, eu não finalizei a exclusão da partição.

Obrigado, Francis. É possível fazer isso com o sistema já instalado? Não tenho mais o pendrive bootavel
  • É possível fazer isso com o sistema já instalado? Não tenho mais o pendrive bootavel

Usando a maquina não, porque você vai esta com partição do Mint montada e não deixa meche.
    Mas você pode criar outro pem drive rapidinho pelo próprio Mint.

• Francis disse:

É possível fazer isso com o sistema já instalado? Não tenho mais o pendrive bootavel

Usando a maquina não, porque você vai esta com partição do Mint montada e não deixa meche.
    Mas você pode criar outro pem drive rapidinho pelo próprio Mint.

Muito obrigado pela ajuda, Francis. Mas após considerar bastante eu acho que por enquanto vou ficar com os 200 e poucos GB para o Mint enquanto aproveito e descubro cada vez mais o sistema. Talvez no futuro se for necessário eu volte para redimensionar o tamanho dos sistemas, ou até mesmo quem sabe excluir o windows. Mais uma vez muito obrigado pela ajuda e por sanar minhas dúvidas, me ajudou d+ :smile: . Abraços.
  • Luciano, aos poucos você verá que cada vez mais com o Linux Mint você usara cada vez menos o Windows, venho do Windows 10 Pro e faz alguns messes que migrei para o Linux Mint por motivo de desenvolvimento de API's e sistemas web, deixei um Notebook com Windows 10 Pro para dar manutenção em meus programinhas desktop que ainda rodam em alguns dos meus clientes, mas não dependo mais nada do Windows, mais agora que vários aplicativos da Microsoft que eu era dependente já tem suas versões para Linux como o excelente navegador MS Edge (dev), VS Code, Teams, Skype, o Only Office que substitui maravilhosamente o MS 365 (antigo Office 365) acessando meus arquivos nas nuvens do OneDrive. Esse lance de dual boot pode ajudar no início, mas depois arranca isso, fica só com o Linux Mint, se até lá você não aprender a particionar bem o HD/SSD, usa a repartição automática, eu fiz isso por um tempo até entender bem como particionar em linux, quando aprendi, removi do meu PC e mais 4 notebooks as repartições e recriei as repartições manualmente de acordo como minha necessidade. Fica a dica e um forte abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.