Como adicionar atalhos de documentos e videos ao painel do Mint Cinnamon 20.04?

Olá pessoal.
Quando usei o Mint MATE 17, eu mantinha num painel extra os atalhos para os documentos, músicas e vídeos que eu mais acessava. Idem para o KDE Plasma 5.18.
Já no Cinnamon 20.04, criei um painel extra à direita da tela, abri o Nemo, comecei a selecionar e arrastar arquivos TXT, ODT, planilhas, vídeos, músicas, etc., e nada aconteceu. Fiquei indignado, pois no KDE Plasma e MATE seus painéis criam na hora os links para todos eles.
Fiquei surpreso quando pesquisei no Google, e encontrei apenas esse tópico já desatualizado, cujos procedimentos são chatos demais pra um usuário comum que busca praticidade: https://qastack.com.br/unix/205233/how-to-add-shortcut-to-cinnamon-taskbar
Algo tão evidente pra mim, que é lançar no painel (barra de tarefas) os atalhos para os documentos pessoais mais acessados, carece de informações no Cinnamon! Baixei o manual do Mint Cinnamon 18.0 (Pt-BR) onde também nada encontrei. Só atalhos para os aplicativos, esses sim, num piscar de olhos...
Existe alguma forma prática e sem rodeios, de lançar atalhos para meus arquivos pessoais no painel do Cinnamon 20.04 ?
Eu sei que poderia instalar o Plank ou Cairo Dock, que me permitem criar gavetas com vários links, ou "pilhas" no estilo Mac OS, mas vai deixar o sistema ainda mais pesado, o que desejo evitar.
Gratidão a todos que me ajudarem!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.