Acho que o que você quer fazer é executar uma ação quando um determinado dispositivo é plugado, certo? se sim, eu sei que quando um dispositivo usb é plugado, são verificados os script em /etc/udev/rules.d/
Vou usar como exemplo, conectar um teclado, primeiro você precisa das informações de ID do dispositivo, use o comando lsusb para descobrir qual o dispositivo foi conectado, você pode executar uma vez antes de conectar o dispositivo, e uma segunda vez depois de conectar e compare as saídas.
❯ lsusb
Bus 003 Device 016: ID 1c4f:0002 SiGma Micro Keyboard TRACER Gamma Ivory
Criei um arquivo chamado /etc/udev/rules.d/tecado.rules, ele deve terminar com a extensão .rules Executei os três comandos abaixo, para criar o arquivo, dar permissão de executar, e abrir para edição.
os valores ATTRS{idVendor}=="1c4f", ATTRS{idProduct}=="0002" são retirados do valor ID conseguido com o comando lsusb (ID 1c4f:0002), já o valor em RUN+="/home/welblade/scripts/test.sh", é o script que será executado sempre que o teclado for colocado no computador. Tenha em mente que o script será executado com o usuário root, então cuidado.
Comentários
se sim, eu sei que quando um dispositivo usb é plugado, são verificados os script em
/etc/udev/rules.d/
Vou usar como exemplo, conectar um teclado, primeiro você precisa das informações de ID do dispositivo, use o comando lsusb para descobrir qual o dispositivo foi conectado, você pode executar uma vez antes de conectar o dispositivo, e uma segunda vez depois de conectar e compare as saídas.
❯ lsusb Bus 003 Device 016: ID 1c4f:0002 SiGma Micro Keyboard TRACER Gamma Ivory
Criei um arquivo chamado /etc/udev/rules.d/tecado.rules, ele deve terminar com a extensão .rules
Executei os três comandos abaixo, para criar o arquivo, dar permissão de executar, e abrir para edição.
sudo touch /etc/udev/rules.d/tecado.rules sudo chmod +x /etc/udev/rules.d/tecado.rules sudo xed /etc/udev/rules.d/tecado.rules
No arquivo eu inseri o conteúdo
ACTION=="add", ATTRS{idVendor}=="1c4f", ATTRS{idProduct}=="0002", RUN+="/home/welblade/scripts/test.sh"
os valores ATTRS{idVendor}=="1c4f", ATTRS{idProduct}=="0002" são retirados do valor ID conseguido com o comando lsusb (ID 1c4f:0002), já o valor em RUN+="/home/welblade/scripts/test.sh", é o script que será executado sempre que o teclado for colocado no computador. Tenha em mente que o script será executado com o usuário root, então cuidado.