Meu Linux Mint so inicia em modo Recovery

Pessoal estou com um problema, meu Mint simplesmente não inicia normalmente como deveria, ele fica travado nessa tela da foto que anexei, a unica forma de eu conseguir usá-lo é entrando em Modo Recovery e selecionando a opção "reparar pacotes quebrados". Mas o problema é que ele nem chega a corrigir nada, ele simplesmente informa que não tem nada pra corrigir, a partir dai eu posso sair e iniciar sem problemas.
Depois de iniciado ele funciona normalmente e não apresenta erros nem bugs. Se alguém tiver alguma ideia do que pode ser eu desde já agradeço.
To começando a achar que vou ter que reinstalar o Mint por completo

Comentários

• pavelski disse:

To começando a achar que vou ter que reinstalar o Mint por completo

Pode ser, sim, erro de instalação mesmo. Mas, antes de reinstalar, tente, no momento do boot (tela cinza), clicar no "shift" e selecionar, na lista do grub, um dos kernels para carregar.

Fique com Deus.

• editado junho 2021
    Atenção!!!

Depois de tanto pesquisar finalmente descobri a causa do problema.
    Então se no futuro alguém cair neste fórum, e esteja passando pelo mesmo problema, provavelmente esta sera sua salvação

Resumindo, eu havia instalado meu Mint em dual boot com o Windows 10, porém não fiz da maneira correta.
    Bom havia acabado de comprar meu notebook e estava usando a versão do windows que veio de fabrica, então havia diversos softwares e componentes que foram pré-instalados pela fabricante. Cerca de uma semana depois de adquirir-lo eu simplesmente baixei a ISO do Mint, criei um pendrive bootavel e instalei na mesma partição do HD que estava meu windows, deixando o instalador do Mint fazer todas as configurações (Aparentemente o "bootloader" não pode ser instalado na mesma partição que o windows). Provavelmente algum arquivo importante se corrompeu nesse processo.
    Pra resolver o problema eu:
    1. Baixei a ISO do windows 10 pelo site da Microsoft.
    2. Agrupei todas as partições do meu HD e o formatei por completo.
    3. Então instalei o windows normalmente.
    4. Depois criei uma partição no HD especialmente para a instalação do Linux Mint.
    5. Na hora de instalar o mint (quando vc deve escolher o particionamento), você deve escolher "Opção Avançada" ao invés de "instalar Linux Mint ao lado do Windows".
    6. Deixei uma partição de boot de 512 Mb
    7. Escolhi a partição que já havia separado para instalar o mint. (Formatando como partição raiz com o "/" usando ext4)
    8. Depois escolhi onde o bootloader ia ser instalado (no caso a mesma partição que o Mint sera instalado, pois como já disse ali em cima, aparentemente o bootloader não pode estar na mesma partição que o windows pois pode gerar conflito, erros, etc).
    9. A partir daí foi só finalizar a instalação normalmente.

Ps: Antes de tudo, eu fiz backup apenas de arquivos pessoais (fotos, documentos, etc)
    Ps2: Eu também criptografei meu windows usando o VeraCrypt (sinceramente acho que isso tem não nada a ver, mas eu não testei)
  • pavelski disse:

Atenção!!!

Depois de tanto pesquisar finalmente descobri a causa do problema.

Então se no futuro alguém cair neste fórum, e esteja passando pelo mesmo problema, provavelmente esta sera sua salvação

Resumindo, eu havia instalado meu Mint em dual boot com o Windows 10, porém não fiz da maneira correta.
    Bom havia acabado de comprar meu notebook e estava usando a versão do windows que veio de fabrica, então havia diversos softwares e componentes que foram pré-instalados pela fabricante. Cerca de uma semana depois de adquirir-lo eu simplesmente baixei a ISO do Mint, criei um pendrive bootavel e instalei na mesma partição do HD que estava meu windows, deixando o instalador do Mint fazer todas as configurações (Aparentemente o "bootloader" não pode ser instalado na mesma partição que o windows). Provavelmente algum arquivo importante se corrompeu nesse processo.
    Pra resolver o problema eu:
    1. Baixei a ISO do windows 10 pelo site da Microsoft.
    2. Agrupei todas as partições do meu HD e o formatei por completo.
    3. Então instalei o windows normalmente.
    4. Depois criei uma partição no HD especialmente para a instalação do Linux Mint.
    5. Na hora de instalar o mint (quando vc deve escolher o particionamento), você deve escolher "Opção Avançada" ao invés de "instalar Linux Mint ao lado do Windows".
    6. Deixei uma partição de boot de 512 Mb
    7. Escolhi a partição que já havia separado para instalar o mint. (Formatando como partição raiz com o "/" usando ext4)
    8. Depois escolhi onde o bootloader ia ser instalado (no caso a mesma partição que o Mint sera instalado, pois como já disse ali em cima, aparentemente o bootloader não pode estar na mesma partição que o windows pois pode gerar conflito, erros, etc).
    9. A partir daí foi só finalizar a instalação normalmente.

Ps: Antes de tudo, eu fiz backup apenas de arquivos pessoais (fotos, documentos, etc)
    Ps2: Eu também criptografei meu windows usando o VeraCrypt (sinceramente acho que isso tem não nada a ver, mas eu não testei)
    Que bom que você não desistiu e achou uma solução. Mas essa opção ( 6-Deixei uma partição de boot de 512 Mb
    ) vai te da dor de cabeça mais na frente
    O 7-Depois escolhi onde o bootloader ia ser instalado (no caso a mesma partição que o Mint sera instalado, pois como já disse ali em cima, aparentemente o bootloader não pode estar na mesma partição que o windows pois pode gerar conflito, erros, etc). ele se instala na primeira parte do HD ou seja na dev/sda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.