LMDE 4 desliga somente quando jogo

Boa tarde a todos!
Não costumo abrir tópicos para perguntar o que preciso porque sempre vou atrás do histórico. Pesquisei por tópicos relacionados e próximos ao meu problema, tentei algumas coisas, mas o problema continua.

Instalei o LMDE 4 e ele desliga sozinho quando estou executando dois jogos, o Football Manager através do wine e também executei o Trigger Rally atualizado dessa versão pela primeira vez (gostei!) mas ele também desligou o ThinkPad X200.

Estou procurando explicação e solução para o problema do desligamento do notebook repentino desse tão combalido notebook de processador Dual-Core que é o X200.

Estranhamente, todos os desligamentos ocorrem no final de uma partida ou no caso da corrida de Rally o desligamento ocorreu no final do trajeto. Acredito que seja problema de superaquecimento.
Então executei o seguinte comando sugerido pelo @Sampayu em 7 de janeiro:
$ sudo apt install laptop-mode-tools -y ; telinit 6
Fonte: https://linuxmint.com.br/discussion/comment/90353#Comment_90353

Mas voltou a desligar repentinamente. Então resolvi vir aqui pedir ajuda de vocês, porque estou com dúvidas sobre o que pode ser. Executei o jogo em um sistema Distro Astro 3.0 que já tenho faz 6 anos e ele não desliga repentinamente. Somente o LMDE 4.

Ainda bem que não tenho tido tempo para esses jogos, mas ficaria muito grato se alguém puder me ajudar a resolver essa questão, que com certeza tem alguma solução. Creio que o LMDE deve estar desligando por causa do aquecimento do notebook, que já notei a questão, mas não precisa de desligar.

Att.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.