Não sei como proceder - Clonando HDD - Linux Mint 20.1

Fala pessoal
A situação é o seguinte, tenho dois HDs aqui, um de 500Gb e um de 1Tb.
HD de 1Tb -> Linux Mint 20.1 — Espaço usado: Menos de 200Gb
* Fiz a instalação padrão, não particionei o hd do linux.

Quero clonar o Linux do HD maior para o menor. Sei que a principio soa estranho, mas como o que está em uso é apenas 200gb, pra mim faz sentido que dê para clonar nesse caso, não? Mesmo o de origem sendo maior, sua utilização não passa da capacidade do disco de destino.
Vi em algumas postagens de foruns gringos, mas não consegui ter muita certeza do que fazer, qual método utilizar e como fazer.

Será que alguém pode me ajudar dizendo qual método usar? E se possuir algum passo a passo, eu agradeço muito!

Obrigado! Um abraço!

Comentários

• editado setembro 2021
    Posso dar meu testemunho sobre o 'foxclone' (ingles somente) que usei para criar uma 'imagem' cuja restauração funcionou perfeitamente quando precisei trazer o LM 20.2 xfce de volta (EXT4/SSD). Nunca testei a função 'clone', bem explicada no manual (pagina 23), portanto você terá que fazer a experiência. Existem outras alternativas como clonezilla com o qual nunca mexi e programas antigos que viraram abandonware (é interessante checar a última atualização). Acautele-se também fazendo backup de seus arquivos pessoais antes de mexer com o sistema. Boa Sorte!
    https://foxclone.com/index.php
  • marcomint disse:

Posso dar meu testemunho sobre o 'foxclone' (ingles somente) que usei para criar uma 'imagem' cuja restauração funcionou perfeitamente quando precisei trazer o LM 20.2 xfce de volta (EXT4/SSD). Nunca testei a função 'clone', bem explicada no manual (pagina 23), portanto você terá que fazer a experiência. Existem outras alternativas como clonezilla com o qual nunca mexi e programas antigos que viraram abandonware (é interessante checar a última atualização). Acautele-se também fazendo backup de seus arquivos pessoais antes de mexer com o sistema. Boa Sorte!
    https://foxclone.com/index.php

Opa, parece promissor. Vou tentar por esse método e posto aqui meu feedback. Valeu!
  • editado outubro 2021
    Peço perdão por levantar o tópico do nada. Mas to passando pra avisar que o foxclone recomendado pelo amigo acima funciona para clonagem também! Fiz ainda em setembro mas tava corrido de passar por aqui.

Enfim, assim qualquer um que chegar nessa postagem vai saber que funciona. A leitura do manual é muito recomendada, inclusive sou tradutor e estava pensando em oferecer aos devs uma tradução para o português, acho que seria bem útil para a comunidade que não manja inglês, mas preciso esvaziar o calendário primeiro. rs

E obrigado @marcomint , me salvou! =)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.