Linux mint travando.

Sou iniciante no mundo Linux, instalei o Linux Mint 20.2 Cinammon, fiz um dual boot com Windows 10. Ele instala certinho, porém após algumas horas ele trava fica tela preta, as vezes aparece um monte de mensagens, mas não volta ao normal.
Já instalei o Xubuntu e Ubuntu os 2 funcionam perfeitamente.
Meu Notebook é um Lenovo AMD Ryzen 5 3500, 8gb de ram, 1 tb de HD.
Será que ele não aceita o Linux Mint?

Comentários

• claudomiro disse:

Meu Notebook é um Lenovo AMD Ryzen 5 3500, 8gb de ram, 1 tb de HD.

Será que ele não aceita o Linux Mint?

Nessa configuração era para roda liso sem nenhum problema.

• editado novembro 2021
    No meu hardware especifico, infelizmente, não consegui rodar a mais bonita versão do Mint, que é o Cinammon, congelava tal qual o teu. Tenho um desktop com 8 anos rodando com 3 SSD. Um com Linux Mint 20.2 xfce, outro com Parrot Debian 4.11 xfce (testei o mate sem problemas também) e um, por absoluta necessidade, com Windows 10 pro. Já vi esse problema recorrente em hardware novo como o teu. No Forum em ingles essa questão é frequente...'Mint Freezing'....invariavelmente com o Cinammon, uma pena. Quem sabe alguém com mais conhecimento resolva pra ti. Procura 'travando' aqui também, pode ter alguma solução. Boa Sorte!
  • Nas minhas pesquisas pela Net este problema pode estar ocorrendo por incompatibilidade com a placa de vídeo da AMD, no meu caso vem integrada.
    Vi bastante gente reclamando que está congelando o Mint nas placas da Intel, com placa de vídeo da NVidia, estão resolvendo através de um drive de video separado do que no kernel do Linux.
    Vou aguardar quem sabe nas próximas atualizações resolvem este problema com os drivers da AMD.
    Por enquanto vou utilizando o Ubuntu para me familiarizar com mundo Linux e abandonar o Windows.
    Obrigado pelo feedback.
  • Esse problema é antigo, não é coisa nova e, infelizmente, relativo ao Cinammon. Em alguns computadores (velhos ou novos) acontece isso o que torna o sistema operacional inutil. Como te disse acima tenho o Xfce como ambiente gráfico padrão no Linux, estável e leve, uso há mais de 3 anos sem problemas. No Linux Mint é possivel fazer customizações com temas que deixam o sistema operacional muito bonito!
  • O meu é um AMD Ryzen 5 e não tenho problemas com ele algum.

Eu instalei essa ISO.

https://linuxmint.com/edition.php?id=291

Ela vem com todos os drives mais atualizados para AMD.
  • Francis seu processador é diferente do meu, mas vou tentar com esta ISO que vc indicou.
    O fabricante da sua maquina é a Lenovo tb?
    Na sua BIOS vc desabilitou o Secure Boot e deixou no modo UEFI ou Legacy?
  • editado novembro 2021
    Francis seu processador é diferente do meu
    Não é muito diferente não o seu faz parte da família Ryzen 5.

O fabricante da sua maquina é a Lenovo tb?
    Não
    Na sua BIOS vc desabilitou o Secure Boot e deixou no modo UEFI ou Legacy?
    Secure desativado, UEFI ativado.

Partições
    fat32 boot/efi ( instalação do UEFI )
    ext4 Raiz / ( instalação do sistema )
    ext4 / Home ( Arquivo pessoal etc )

Nada mais do que isso.

• Francis instalei a ISO que você indicou, de inicio no Linux Live funcionou normal, coisa que não acontecia com outras IOSs, outra ISO travava o mouse de cara.
    Instalei ontem, até o momento esta funcionando de boa.
    semana que vem posto aqui se esta funcionando ou não.
    Muito obrigado por enquanto.
  • Francis, Linux Mint funcionando normal, obrigado pela informação de usar a ISO Edge, para mim resolveu.
    Obrigado tb ao marcomint por compartilhar seu conhecimento.
  • claudomiro disse:

Francis, Linux Mint funcionando normal, obrigado pela informação de usar a ISO Edge, para mim resolveu.

Obrigado tb ao marcomint por compartilhar seu conhecimento.

Que bom que resolveu.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.