Linux mint travando.

Sou iniciante no mundo Linux, instalei o Linux Mint 20.2 Cinammon, fiz um dual boot com Windows 10. Ele instala certinho, porém após algumas horas ele trava fica tela preta, as vezes aparece um monte de mensagens, mas não volta ao normal.
Já instalei o Xubuntu e Ubuntu os 2 funcionam perfeitamente.
Meu Notebook é um Lenovo AMD Ryzen 5 3500, 8gb de ram, 1 tb de HD.
Será que ele não aceita o Linux Mint?

Comentários

• claudomiro disse:

Meu Notebook é um Lenovo AMD Ryzen 5 3500, 8gb de ram, 1 tb de HD.

Será que ele não aceita o Linux Mint?

Nessa configuração era para roda liso sem nenhum problema.

• editado novembro 2021
    No meu hardware especifico, infelizmente, não consegui rodar a mais bonita versão do Mint, que é o Cinammon, congelava tal qual o teu. Tenho um desktop com 8 anos rodando com 3 SSD. Um com Linux Mint 20.2 xfce, outro com Parrot Debian 4.11 xfce (testei o mate sem problemas também) e um, por absoluta necessidade, com Windows 10 pro. Já vi esse problema recorrente em hardware novo como o teu. No Forum em ingles essa questão é frequente...'Mint Freezing'....invariavelmente com o Cinammon, uma pena. Quem sabe alguém com mais conhecimento resolva pra ti. Procura 'travando' aqui também, pode ter alguma solução. Boa Sorte!
  • Nas minhas pesquisas pela Net este problema pode estar ocorrendo por incompatibilidade com a placa de vídeo da AMD, no meu caso vem integrada.
    Vi bastante gente reclamando que está congelando o Mint nas placas da Intel, com placa de vídeo da NVidia, estão resolvendo através de um drive de video separado do que no kernel do Linux.
    Vou aguardar quem sabe nas próximas atualizações resolvem este problema com os drivers da AMD.
    Por enquanto vou utilizando o Ubuntu para me familiarizar com mundo Linux e abandonar o Windows.
    Obrigado pelo feedback.