Será boa ideia migrar do Mint "normal" para o LMDE?

Sou usuária do Linux Mint há 3 anos, e estou sempre alternando entre Cinnamon, Mate e XFCE sem problemas, só que na versão atual 20.2, eu enfrento uma série de inconvenientes. Exemplos: sistema muito "pesado" e lento, travamentos constantes, CPU beirando os 100% mesmo sem eu fazer absolutamente nada, programas que não querem fechar e programas que fecham sozinhos. Neste também tive a péssima suspresa que o Wine simplesmente não abre programa nenhum. Já atualizei o Wine, tentei o PlayOnLinux e nada. Já repeti a instalação "limpa" 3 vezes, com os 3 ambientes de trabalho mas os problemas persistem.
Fiquei interessada na LMDE esses dias, pq por acaso vi recentemente algumas pessoas rendendo elogios à estabilidade do Debian e pensei "porque não?" Mas no site diz q a distro é para usuários mais experientes. Como quase tudo que eu conheço de Linux é Ubuntu e Mint, eu sofreria com essa mudança?
Peço conselhos e sugestões e também peço desculpas por minha ignorância. Boa tarde a todos!

Comentários

  • Nesses 3 anos usando o Mint foi sempre o mesmo hardware? Voce fez upgrade agora? Seria interessante se pudesse informar a configuração do seu computador digitando no terminal 'inxi -Fxxx' e colocasse o resultado aqui para o pessoal mais qualificado analisar. Vi algo parecido com o seu problema no post abaixo (já ouviu falar do Linux Mint 20.2 Cinnamon (Edge) Edition?):
    https://www.linuxmint.com.br/discussion/52481/linux-mint-travando
    Já o 'Linux Mint Debian Edition' é um sonho meu, infelizmente só tem 'Cinammon', não compatível com minha máquina, mas uso em outro SSD o 'Parrot OS Xfce', totalmente baseado no Debian, extremamente estável, só que um pouquinho mais pesado que distribuições baseadas no Ubuntu. A única diferença é que as coisas não vem tão mastigadas como faz o Mint, então tem que procurar e aprender na marra, no mais é idêntico.
    Boa Sorte!
  • Cara o LMDE é bala. O sistema é muito estável. Se quiser versões mais recentes dos programas, pode utilizar flatpak. Recomendo o LMDE de olho fechado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.