Problemas com ambiente Linux Mint

editado janeiro 2022 em Ambientes de Trabalho
Olá pessoal, tudo bem?
Sou novo no ambiente Linux e embora não seja novo no mundo da tecnologia, estou com alguns problemas no meu ambiente.
Confesso que meu PC é velho e com características bem antigas, mas não enfrentava problemas (fora a lentidão) no ambiente Windows. Quando migrei para o Linux e na distribuição X, enfrento problemas que vão desde lentidão até travamentos ao abrir um simples programa de acesso remoto como o TeamViewer.
Tenho 100% de certeza que o problema é a placa de vídeo, mas quando o sistema atualiza os drivers e o Kernel, o PC nem inicializa. Ocorrem erros ainda na tela de login. Não desejo voltar ao Windows, mas não consigo achar uma distro que deixe ele totalmente estável. Não faço uso excessivo do sistema, queria alguma ajuda sobre como atualizar os drivers de vídeo sem quebrar o resto do sistema.

As configurações da máquina são:
Gigabyte GA-M61PM-S2 (rev. 1.0)
CPU
1. AMD Athlon™ 64 X2 Dual-Core 4200
Placa de vídeo onboard
1. NVIDIA® GeForce 6100 / nForce 430
Memória
4 G DDR2 DIMM
HD
250 GB

Comentários

• Opa, beleza? O problema aí pode ser os drivers da NVIDIA, testou algo do tipo? E como a memória desse seu pc é considerada baixa pros padrões de hoje, o interessante seria uma distro com XCFE, por exemplo. Não entendo muito desses drivers, mas o Manjaro tem umas ferramentas bem interessantes pra instalação de drivers de placas de vídeo.
  • vini51 disse:

Opa, beleza? O problema aí pode ser os drivers da NVIDIA, testou algo do tipo? E como a memória desse seu pc é considerada baixa pros padrões de hoje, o interessante seria uma distro com XCFE, por exemplo. Não entendo muito desses drivers, mas o Manjaro tem umas ferramentas bem interessantes pra instalação de drivers de placas de vídeo.

Sim, tentei sim. Mas confesso que me perco sempre na instalação manual dos drivers. E quando o sistema tenta atualizar automaticamente, ao reiniciar tudo morre de vez.

A distro que mais consigo usar é o Xubuntu e o Mint-Mate... nem o Lubuntu funciona bem nessa máquina
  • É alguma incompatibilidade de driver mesmo. Que tal não atualizar os drivers ou o kernel? Ele sobrevive normalmente?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.