Dependências Desencontradas

Oi, gente, estou com um problema, que não sei se foi por causa da forma que eu instalei o python no meu pc, mas tenho tentado rodar uma atualização do python3.10, indicado no meu Gerenciador de Atualizações e ele sempre retorna com o seguinte erro:
E: /var/cache/apt/archives/libpython3.10-stdlib_3.10.4-1+focal2_amd64.deb: a tentar sobre-escrever
'/usr/lib/python3.10/_sysconfigdata__linux_x86_64-linux-gnu.py', que também está no pacote libpython3.10-minimal:amd64 3.10.4-1+focal1
E: /var/cache/apt/archives/libpython3.10-minimal_3.10.4-1+focal2_amd64.deb: a tentar sobre-escrever '/usr/lib/python3.10/typing.py', que também está no pacote libpython3.10-stdlib:amd64 3.10.4-1+focal1

Diante disso, encontrei uma orientação de rodar, no terminal o "sudo apt upgrade", que me retornou isso:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado... Pronto
Você pode querer executar 'apt --fix-broken install' para corrigí-los.
Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
python3.10 : Depende: libpython3.10-stdlib (= 3.10.4-1+focal2) mas 3.10.4-1+focal1 está instalado
python3.10-minimal : Depende: libpython3.10-minimal (= 3.10.4-1+focal2) mas 3.10.4-1+focal1 está instalado
E: Dependências desencontradas. Tente 'apt --fix-broken install' sem nenhum pacote (ou especifique uma solução).

Decidi seguir a orientação e tentar o "apt --fix-broken install" e tive o seguinte retorno:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado... Pronto
Corrigindo dependências... Pronto
Os pacotes adicionais seguintes serão instalados:
libpython3.10-minimal libpython3.10-stdlib
Os pacotes a seguir serão atualizados:
libpython3.10-minimal libpython3.10-stdlib
2 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 8 não atualizados.
2 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
É preciso baixar 0 B/2.566 kB de arquivos.
Depois desta operação, 68,6 kB de espaço em disco serão liberados.
Você quer continuar? [S/n] s
(Lendo banco de dados ... 416457 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
A preparar para desempacotar .../libpython3.10-stdlib_3.10.4-1+focal2_amd64.deb ...
A descompactar libpython3.10-stdlib:amd64 (3.10.4-1+focal2) sobre (3.10.4-1+focal1) ...
dpkg: erro ao processar o arquivo /var/cache/apt/archives/libpython3.10-stdlib_3.10.4-1+focal2_amd64.deb (--unpack):
a tentar sobre-escrever '/usr/lib/python3.10/_sysconfigdata__linux_x86_64-linux-gnu.py', que também está no pacote li
bpython3.10-minimal:amd64 3.10.4-1+focal1
A preparar para desempacotar .../libpython3.10-minimal_3.10.4-1+focal2_amd64.deb ...
A descompactar libpython3.10-minimal:amd64 (3.10.4-1+focal2) sobre (3.10.4-1+focal1) ...
dpkg: erro ao processar o arquivo /var/cache/apt/archives/libpython3.10-minimal_3.10.4-1+focal2_amd64.deb (--unpack):
a tentar sobre-escrever '/usr/lib/python3.10/typing.py', que também está no pacote libpython3.10-stdlib:amd64 3.10.4-
1+focal1
dpkg-deb: erro: o subprocesso colar foi morto pelo sinal (Pipe quebrado)
Erros foram encontrados durante o processamento de:
/var/cache/apt/archives/libpython3.10-stdlib_3.10.4-1+focal2_amd64.deb
/var/cache/apt/archives/libpython3.10-minimal_3.10.4-1+focal2_amd64.deb
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Depois disso fiquei ciscando na internet, em alguns fóruns, por alguma outra orientação, mas não me senti seguro pra executar nenhuma. Então, se conseguirem me ajudar, eu ficaria bastante agradecido :pleased:

Comentários

• Eu tive o mesmo problema no Pop OS 20.04. Quando tenho problemas desse genero, eu entro no https://pkgs.org/ e procuro a biblioteca e tento instalar manualmente. A versão do Ubuntu realmente está desatualizada e o único pacote que retornou na pesquisa foi do Debian Sid:
    ftp.de.debian.org/debian/pool/main/p/python3.10/libpython3.10-stdlib_3.10.4-3_amd64.deb
    Eu tentei instalar o pacote dando um duplo clique, mas também deu erro. Então eu desinstalei e não retornou nenhum erro. Aí eu dei um sudo apt update && upgrade e tudo voltou a funcionar.
  • Ah, eu não sei pra que serve o stdlib, então eu instalei novamente com um sudo apt install python3.10-stdlib e aparentemente ele instalou o 3.10.4-1+focal2 ao invés do 3.10.4-1+focal1.
  • Valeu, Fatunes. Baixei este mesmo arquivo
    tp.de.debian.org/debian/pool/main/p/python3.10/libpython3.10-stdlib_3.10.4-3_amd64.deb
    E também tive problemas, mesmo erro de sempre. Quero fazer o mesmo que tu, que é desinstalar e instalar novamente, mas não sei como fazer. Qual o comando que eu executo?
  • Agora, em realidade, eu não sei o que fiz, mas acho que removi o tal do python3.10 completamente do meu PC. Então, acho que de certo modo o problema está resolvido. :expressionless:

Apenas para indicar o que fiz, eu cliquei link:
    http://ftp.de.debian.org/debian/pool/main/p/python3.10/libpython3.10-stdlib_3.10.4-3_amd64.deb
    Ao clicar duas vezes no pacote, o Linux me avisou que eu tinha dependências quebradas - até aí nada de novo, esse é o problema que eu queria resolver - e me orientou a executar no terminal o seguinte comendo:
    sudo pkexec synaptic
    Ele abriu uma janela chamada "Gerenciador de pacotes Synaptic"
    Nela eu selecionei a opção de filtro "Quebrado" e, ali, apareceu os arquivos do python3.10 que estavam com as dependências quebradas.
    Daí, cliquei com o botão direito nas duas opções que apareciam pra mim e selecionei "Marcar remoção completa" e, em seguida, "Aplicar"
    Pronto.
    Na sequência, voltei ao arquivo que havia baixado:

ftp.de.debian.org/debian/pool/main/p/python3.10/libpython3.10-stdlib_3.10.4-3_amd64.deb
    Mas agora me indica a seguitne mensagem de erro, ao clicar duas vezes no arquivo:
    Erro: A dependência não é contentável: libpython3.10-minimal (=3.10.4-3)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.