[Resolvido] Backup e instalação do zero

Uma das facilidades de fazer a atualização de uma versão para outra é o fato de que não perco nada da minha área de trabalho, minhas personalizações, programas instalados, sites e senhas memorizados e etc. No entanto, estou com dificuldades com o mintupgrade (já coloquei as minhas dificuldades no outro post "Como atualizar para o Linux Mint 21").
A minha dúvida aqui é a seguinte: como fazer o backup de todas as minhas configurações, papel de parede, área de trabalho, temas, assim como programas instalados, meus navegadores com meus favoritos e senhas?
Pelo que entendi, o TimeShift guarda as configurações da versão atual instalada, mas não é isso que eu quero. Eu pensei em instalar uma versão do zero e depois restaurar o backup de tudo isso que falei em minha nova distribuição.

Comentários

  • editado agosto 2022
    Me desculpem a ignorância. Eu descobri a "Ferramenta de cópia de Segurança" no Mint. Parece que ela faz exatamente isso que eu queria, isto é, quero transferir para um outro HD, tudo que eu tenho na minha pasta home (não separei a partição /home na hora de instalar...) e depois de formatar o meu computador, fazer a restauração desses arquivos e programas instalados. A minha dúvida aqui é: alguém já usou essa ferramenta? Ela funciona mesmo? Posso fazer isso tranquilo?

  • Galera, fica aí a dica! Funciona!
    Como não estava conseguindo fazer o upgrade da versão anterior do Mint, acabei usando a ferramenta acima para fazer o backup dos meus arquivos em outro disco. Eu não conhecia essa ferramenta. Super fácil de usar e funcional. É só seguir as instruções e pronto!
  • Galera, fica aí a dica! Funciona!
    Como não estava conseguindo fazer o upgrade da versão anterior do Mint, acabei usando a ferramenta acima para fazer o backup dos meus arquivos em outro disco. Eu não conhecia essa ferramenta. Super fácil de usar e funcional. É só seguir as instruções e pronto!

    Já há algum tempo ela vem por padrão no Mint. Inclusive, na tela de boas-vindas, está incluída nos primeiros passos. E a equipe do Mint está assumindo o desenvolvimento até onde sei.

Esta discussão está fechada.