[Resolvido] Problema de acesso a pasta em HD externo

editado setembro 2022 em Sistema
Salve, pessoas. Sou nova no universo Linux e estou enfrentando meu primeiro problema mais grave. Não encontrei ajuda em nenhum lugar, por isso decidi perguntar. Utilizo meus arquivos pessoais em um HD externo que está bem cheio. Por conta disso, decidi excluir algumas pastas e arquivos que não estavam mais em uso. Fiz a exclusão através do próprio Linux e continuei usando o computador normalmente. Acontece que, agora, quando acesso a pasta que continha os subdiretórios e arquivos apagados, o sistema retorna um "erro de entrada e saída". O caminho que ele diz não ser possível encontrar aponta para um dos arquivos apagados. Estou usando uma instalação Linux Mint 20.3 Xfce. Agradeço qualquer orientação que permita acessar novamente esta pasta (em tempo: testei em um computador Windows e a pasta abre normalmente).

Comentários

  • editado setembro 2022
    Resolvido!
    Vou compartilhar porque pode ser útil para mais alguém. Consegui resolver acessando o HD através de um computador Windows. O problema é que um arquivo que deletei pelo Linux deixou algum rastro no HD e o Linux não abria mais o diretório que tinha esse arquivo. No Windows o diretório abria e, visualizando arquivos ocultos, o arquivo excluído aparecia. Pedi para abrir, o Windows informou que o arquivo não podia ser encontrado, pedi para deletar e pronto. Voltei ao Linux e agora a pasta abre sem problemas. O sistema de arquivos desse HD externo é NTFS, talvez isso tenha causado o problema. Além disso, eu tinha excluído os arquivos definitivamente O.o Da próxima vez vou deixar na lixeira por um tempo, porque restaurar o arquivo pode ser uma solução nesses casos.
  • editado setembro 2022
    glohlopes disse:

    Resolvido!

    Vou compartilhar porque pode ser útil para mais alguém.
    Consegui resolver acessando o HD através de um computador Windows.
    Que bom que resolveu (mesmo que fora do Linux. Rsrsrsrs)!
    glohlopes disse:

    Vou compartilhar porque pode ser útil para mais alguém.

    Este é o espírito! Obrigado.
    glohlopes disse:

    O sistema de arquivos desse HD externo é NTFS, talvez isso tenha causado o problema.

    O Linux lê tranquilamente o sistema de arquivos NTFS. Só não se instala nele.
    glohlopes disse:

    Estou usando uma instalação Linux Mint 20.3 Xfce.

    Já estamos na versão 21! Que tal cogitar mudar de versão? Visite nossa sessão de downloads. Lá, você encontrará um procedimento para atualização direta. Mas, se preferir, baixe a ISO da nova versão e faça uma instalação limpa.

Esta discussão está fechada.