consigo montar um servidor de rede no linux mint

boa tarde pessoa sou novo no linux e mas novo ainda no linux mint. gostei muito dele ja tinha testado outras versões como: ubuntu que gostei bastante, debian, suse, fedora mas sinseramente fiquei facinado com o mint estão de parabéns

mas vamos la gostaria de criar um servidor de rede com o mint seria possível gostaria de usar também o webmin para esse processo.

Comentários

• JaderJader Jader Malaquias
    editado fevereiro 2011
    cqmjunior,

tecnicamente não há impedimentos para se criar um servidor com mint, mas não recomendo isso.

Servidor nada mais é que um sistema que gerencia qualquer serviço numa rede, que varia desde uma pasta compartilhada a uma infinidade de outros serviços como dhcp.

Um servidor deve prezar pela estabilidade, e não deve ser uma máquina usada em produção.

O mint, como é focado em desktop, tem muitos softwares instalados (que consomem recursos), e apesar de ser ubuntu em sua raiz, não tem a estabilidade desejada para um servidor, afinal, até o ubuntu tem sua versão server.

O mint debian é mais estável, porém usa os repositórios de teste, que podem gerar enormes dores de cabeça pra um administrador de sistemas.

Finalizando, dá pra fazer, mas seria melhor não fazer um servidor com mint.
  • ruizuikedaruizuikeda Ikeda
    editado fevereiro 2011
    Eu também não recomendo utilizar o Mint como servidor,
    assim como o Jader comentou, o Mint é focado para end-users de Desktops...

Mas se você só pretende usar o Mint para servir de servidor para uma aplicação pequena (por exemplo, gerenciar algum processo de alguns computadores da sua casa ou prédio), talvez não exija tanto a questão da estabilidade, portanto você poderia usar o Mint como servidor sem problemas...

Mas como citado acima, não é aconselhável para ser usado em servidor empresarial, pois qualquer instabilidade pode gerar uma enorme dor de cabeça...

Costumo usar o Debian como servidor, que é a base do Ubuntu e considero bem estável...
  • editado fevereiro 2011
    ok amigos obrigado pela dica estou pensando em usar o zentyal ja ouviam fala parece ser bom e é baseado no ubuntu também
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.