Problema com resolução de tela

Boa noite amigos,
Depois de ter o PC invadido por um @#$%&* de um hacker e ter tido toda a configuração do computador alterada para que o mesmo pudesse usar a minha internet a distância,resolvi mudar para o Linux.Baixei 15 versões diferentes para testar e algumas como o Mandriva sequer chegou a instalar.Para minha sorte,tinha baixado tambem "no escuro" a versão do Linux Mint,que superou todas as minhas expectativas,pois logo ao terminar a instalação já consegui navegar apenas clicando na minha rede sem fio preferencial.Bom,está quase perfeito,a não ser por um detalhe;não sei porque razão a tela não pega toda a area do computador,tenho um monitor Dell de 17" e usando o Windows Xp na resolução 800x600 a tela do computador fica totalmente preenchida,o que não acontece agora,e o mais estranho é que aparece na configuração do monitor que meu monitor tem 16" o que não é verdade.Por consequencia fica sobrando de todos os lados 1cm de tela escura.Gostaria de poder resolver este problema,porque alem de utilizar a maxima resoluçao que meu monitor permite estarei ao mesmo tempo sossegado,porque uma vez ouvi dizer que se voce deixar a resolução de tela menor que o tamanho do monitor,ao longo do tempo ele estragara e até porque é lógico que se você procura um monitor maior é porque voce quer usar uma tela maior.Bem,estou iniciando no Linux e gostaria de resolver este problema,para que eu possa continuar a utiliza-lo e ir me acostumando com o sistema,agradeço a quem puder ajudar.

Comentários

• MarcoFXMarcoFX Marco
    editado março 2011
    Caro Warrior,

Primeiramente seja bem vindo a comunidade!!
    Com o Linux você poderá encontrar mais conforto e uma gama de ferramentas para proteger sua máquina.
    Pelo relato, parece uma questão de driver e/ou quando o Linux Mint não reconhece características e mantém um padrão.

Poderia informar o modelo da Placa de Vídeo que utiliza?

Se deseja consultar no sistema:
    Abra o Terminal e digite:
    [quote]lspci | grep VGA[/quote]

Estas informações são úteis para resolução do problema e futuras referências.

Veja estes links:
    http://wiki.ubuntu-br.org/CorrigindoResolucaoMonitor
    http://www.bloovis.com/wordpress/?p=35

Espero ter contribuído nesta questão.
    Abraços
  • ruizuikedaruizuikeda Ikeda
    editado março 2011
    Comigo também ocorre isso,
    para resolver eu instalo os drivers da placa de video.

no o gerenciador de propriedades da placa de video como superusuário:

$ sudo amdccl

e lá tem a opção de preencher a tela inteira.
    editado março 2011
    Olá Warrior,

Vamos tentar ir por parte:

-> por favor poste aqui algumas informações do seu hardware, tal como placa mãe, placa de vídeo, e etc...

-> para fazer a instalação dos drivers da placa de vídeo, nas recentes, em geral possuem tanto no repositório do Linux Mint e também no próprio site do fabricante.

-> normalmente após instalar os drivers, é aconselhável que instale um gerenciador gráfico para alterar as configurações.

-> no meu caso, uso uma placa AMD HD 4780, instalei os drivers que o próprio linux mint me indicou em 'Hardwares Proprietários', no gerenciador possui uma opção para eu fazer alteração da escala do vídeo, lá eu configuro para o máximo, assim consigo ocupar toda a tela.

-> quanto a questão do vírus, por opnião pessoal, acho que seja muito improvável que ele realmente tenha se instalado em seu hardware. Mesmo que tenha a certeza que você tenha pego o tal vírus, acho que ele não consiga afetar o linux, pois um cracker ao programar um vírus, ele já visa uma determinada plataforma.

-> o Marco já deixou algumas dicas de segurança acima e seria bom tentar segui-las, afinal quanto mais segurança você tiver é melhor.

-> te aconselho a não fazer muitas alterações nos registros, tanto do Windows quanto do Linux, a não ser que você já possua uma grande experiência quanto a isso. Também evite deletar registros, pois isso pode afetar o sistema como um todo, um único registro alterado ou deletado pode gerar uma encadeação de problemas em seu sistema.

-> quanto ao comentário sobre que no Linux falta programa que segue o mesmo sentido do Wine. Em geral, os programas feitos para linux rodam independente da distribuição que está sendo usada. A diferença é que normalmente existe versões pré-compiladas para determinadas distribuições tais como o ".deb" ou o ".rpm", mas caso não exista isso para sua distribuição em geral os desenvolvedores também distribuem versões com o código bruto para que sejam compilados nas diversas distros. O que pode gerar algum erro durante a compilação é no uso das bibliotecas instaladas, mas em geral o sistema automaticamente acusa dependencias e muitas vezes já as pré-instala antes de continuar o processo.
    editado março 2011
    Sua placa de vídeo é NVIDIA RIVA TNT2 Model 64/Model 64 Pro.
    Dê uma olhada nesse site (oficial da NVIDIA), lá tem a sua placa:

http://www.nvidia.com/object/IO_32667.html

Como você pode ver, sua placa encaixa-se na categoria abaixo:

= = =

The 71.86.xx driver supports the following set of GPUs:

NVIDIA chip name Device PCI ID
    RIVA TNT 0x0020
    RIVA TNT2/TNT2 Pro 0x0028
    RIVA TNT2 Ultra 0x0029
    Vanta/Vanta LT 0x002C
    >>>>> RIVA TNT2 Model 64/Model 64 Pro 0x002D
    Aladdin TNT2 0x00A0
    GeForce 256 0x0100
    GeForce DDR 0x0101
    Quadro 0x0103
    GeForce2 GTS/GeForce2 Pro 0x0150
    GeForce2 Ti 0x0151
    GeForce2 Ultra 0x0152
    Quadro2 Pro 0x0153

= = =

Dentro do proprio site da NVIDIA, você encontra na seção de drivers, o seguinte link:

http://www.nvidia.com/object/linux-display-ia32-71.86.14-driver.html

com as seguintes informações:

= = =

LINUX DISPLAY DRIVER - X86

Version:
    71.86.14 Certified
    Release Date:
    2010.08.04
    Operating System:
    Linux
    Language:
    English (U.S.)
    File Size:
    10.8 MB

= = =

Você pode confirmar que o 71.86.14 encaixa-se no 71.86.xx e
    é para arquitetura x86, que é a mesma que você está usando em seu windows xp, afinal você não postou qual é a arquitetura usado no seu Linux mint,então vou supor que seja x86.

Dê o download do driver:
    http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/71.86.14/NVIDIA-Linux-x86-71.86.14-pkg1.run

Ao terminar o download, é só tentar instalar, para isso:

>> No Terminal (ALT + F2 e digitar 'gnome-terminal'), caminhe a até a pasta que contem o driver baixado (com o comando 'cd') e ao estar na pasta que contem o driver, dê o comando:

sudo chmod +x NVIDIA-Linux-x86-71.86.14-pkg1.run
    ./NVIDIA-Linux-x86-71.86.14-pkg1.run

isso fará a instalação, após isso será feita a instalação do drivers, depois é só configurar e usar.

Apenas lembrando que este tópico é apenas para te ajudar com o problema de resolução de tela no seu linux, todo o resto deve ser postado em tópicos diferentes.
    Se deseja contar como foi a sua experiência com o cracker e o por que de ter migrado para o Linux, poste na seção 'OFF-topic', mas peço que não traga isso para a seção de 'suporte', pois dificulta toda a comunidade em tentar te ajudar.
    editado março 2011
    você disse que seguiu algumas dicas em outros fóruns...
    quais foram as dicas e qual o procedimento que você realizou para ter perdido a parte gráfica ?

no momento do boot, ele dá algumas opções de linux para você escolher, escolha outra e vê se ainda está sem a parte gráfica.

sobre o meu tutorial que você se perdeu no momento do 'cd', vai até a pasta onde está o driver que eu pedi para baixar, depois clique em qualquer lugar da pasta que não seja um arquivo e selecione ao do tipo "Abrir pasta no terminal..." Abrirá o terminal já na pasta com o driver, depois disso continue com o tutorial.
    editado março 2011
    Você editou o xorg.conf ?
    editado março 2011
    Seu problema realmente está complicado.

Não sei se te agrada a idéia, mas sugiro que você formate seu computador e reinstale o linux mint. Afinal, você já fez diversas alterações no seu sistema e seguiu diversos tutoriais diferentes.

Se você usar em LiveCD, as configurações configurações configurações configurações configurações configurações monitor funcionam perfeitamente?

Sugiro que você tente fazer o tutorial que coloquei a alguns posts acima e a cada etapa se surgir algum problema, ou se você não souber como fazer, por favor pergunte, não tente fazer muitas coisas ao mesmo tempo e também tente relatar os procedimentos que você seguiu e os comandos e erros que por ventura apareçam.
  • editado agosto 2012
    Apenas para nao faltar com a verdade: acabo de conseguir resolver este problema.Minha placa e uma Asus antiga,e na bios,estava assinalado que alguns enderecos IRQ estavam desabilitados,no entanto minha placa mae foi atualizada a distancia por um @#$%&,e varios hardwares "fantasmas" estao usando estes enderecos desde entao,foi so habilitar tudo que a resolucao de tela que ficava em
    640x480 no modo live cd agora esta configurada em 800x600 sem ter precisado mexer em nada.Demorou mais de 1 ano e meio,mas finalmente consegui resolver este problema.
    Fica a dica para alguem que estiver tendo um problema semelhante.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.