A melhor versão do Linux? A mais completa? Não! As duas coisas!
Estou agora,pela enésima vez nesta semana,ouvindo "Paralyzed Civilization" da banda alemã de rock progressivo Eloy.
Duas coisas foram determinantes pra mim abraçar este sistema:
conexão facil com a internet,poder ver videos no you tube sem instalar o adobe flash player e ouvir minha coleção de quase 7000 musicas de mp3 sem precisar instalar plugins,codecs ou extensões.Estou adorando este sistema,e pra mim dominá-lo, será uma questão de honra.Mas tem uma coisa que realmente me decepcionou;a falta de icones para ilustrar os aplicativos que podem ser adicionados na area de trabalho.Se eles são colocados no painel os icones estão la,mas se a gente coloca na area de trabalho ficam aquelas folhas brancas medonhas.De fato pisaram na bola,porque todo mundo ta acostumado com icone de programa na area de trabalho,ate porque la espaço é o que não falta,mas aquelas folhas brancas todas iguais fica ate dificil achar um programa la só pelo texto.Não entendo porque fizeram isso,ate parece que foi pra obrigar todo mundo a usar os icones na barra,ai voce abre uns 5 sites e fica um monte de coisa tudo misturado, sem necessidade e dificil de diferenciar uma coisa da outra enquanto a area de trabalho la,vazia e sem poder ser usada.Espero que consertem este erro grosseiro na próxima versão,se eu conseguir entrar em contato com o site do desenvolvedor,eu vou mandar 100 emails pedindo para copiarem o windows nesta area,porque neste aspecto o Windows é muito melhor indiscutivelmente.Nenhum dos temas para a area de trabalho me agradou,e tenho certeza que muita gente ainda torce o nariz para o Linux assim que ve as fotos que criam para a area de trabalho,porque o primeiro contato visual ja nao agrada,e ai,a 1° impressao que fica é pessima.Tem gente que é radical e se deixa levar por isso.A imagem do Kurumim,apesar de ser simples,é bem mais agradavel,mas enfim,aqui eu coloco uma foto de paisagem no desktop,ainda bem que pelo menos o direito de personalizar a tela do pc do cliente não foi esquecida.
Bom,o que me motivou a escrever aqui foi a grata surpresa que tive quando instalei as opçoes de tocador de musica,um melhor que o outro,todos com suporte a mp3,uma infinidade de recursos,e o melhor de tudo,tudo free.Antes eu só tinha o media player,e agora eu tenho 5 opçoẽs,posso ate fazer um rodizio.Sem duvida isso foi um grande achado,e espero que na proxima versão eles sejam mantidos,porque se mudarem eu continuarei a usar esta versão ate que ela perca o suporte.
Outra coisa que não entendi é porque quando se baixa as atualizaçoes vem tudo que esta disponivel para download,em ordem alfabetica,misturado...ai alguem dira que no gerenciador esta separado,por categoria,ok,so que checando no que foi baixado para meu pc tem pacotes de idiomas que nunca sonhei sequer que existissem e que pra mim não tem nenhuma utilidade e que eu jamais baixaria...sera que nao seria possivel criar um filtro para identificar de onde a pessoa esta fazendo o download e baixar uma atualizaçao apenas com opçoes que seriam mais interessantes para aquela regiao? Aparentemente criar um sistema operacional é bem mais dificil.
conexão facil com a internet,poder ver videos no you tube sem instalar o adobe flash player e ouvir minha coleção de quase 7000 musicas de mp3 sem precisar instalar plugins,codecs ou extensões.Estou adorando este sistema,e pra mim dominá-lo, será uma questão de honra.Mas tem uma coisa que realmente me decepcionou;a falta de icones para ilustrar os aplicativos que podem ser adicionados na area de trabalho.Se eles são colocados no painel os icones estão la,mas se a gente coloca na area de trabalho ficam aquelas folhas brancas medonhas.De fato pisaram na bola,porque todo mundo ta acostumado com icone de programa na area de trabalho,ate porque la espaço é o que não falta,mas aquelas folhas brancas todas iguais fica ate dificil achar um programa la só pelo texto.Não entendo porque fizeram isso,ate parece que foi pra obrigar todo mundo a usar os icones na barra,ai voce abre uns 5 sites e fica um monte de coisa tudo misturado, sem necessidade e dificil de diferenciar uma coisa da outra enquanto a area de trabalho la,vazia e sem poder ser usada.Espero que consertem este erro grosseiro na próxima versão,se eu conseguir entrar em contato com o site do desenvolvedor,eu vou mandar 100 emails pedindo para copiarem o windows nesta area,porque neste aspecto o Windows é muito melhor indiscutivelmente.Nenhum dos temas para a area de trabalho me agradou,e tenho certeza que muita gente ainda torce o nariz para o Linux assim que ve as fotos que criam para a area de trabalho,porque o primeiro contato visual ja nao agrada,e ai,a 1° impressao que fica é pessima.Tem gente que é radical e se deixa levar por isso.A imagem do Kurumim,apesar de ser simples,é bem mais agradavel,mas enfim,aqui eu coloco uma foto de paisagem no desktop,ainda bem que pelo menos o direito de personalizar a tela do pc do cliente não foi esquecida.
Bom,o que me motivou a escrever aqui foi a grata surpresa que tive quando instalei as opçoes de tocador de musica,um melhor que o outro,todos com suporte a mp3,uma infinidade de recursos,e o melhor de tudo,tudo free.Antes eu só tinha o media player,e agora eu tenho 5 opçoẽs,posso ate fazer um rodizio.Sem duvida isso foi um grande achado,e espero que na proxima versão eles sejam mantidos,porque se mudarem eu continuarei a usar esta versão ate que ela perca o suporte.
Outra coisa que não entendi é porque quando se baixa as atualizaçoes vem tudo que esta disponivel para download,em ordem alfabetica,misturado...ai alguem dira que no gerenciador esta separado,por categoria,ok,so que checando no que foi baixado para meu pc tem pacotes de idiomas que nunca sonhei sequer que existissem e que pra mim não tem nenhuma utilidade e que eu jamais baixaria...sera que nao seria possivel criar um filtro para identificar de onde a pessoa esta fazendo o download e baixar uma atualizaçao apenas com opçoes que seriam mais interessantes para aquela regiao? Aparentemente criar um sistema operacional é bem mais dificil.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
[quote]
Warrior escreveu:
Mas tem uma coisa que realmente me decepcionou;a falta de icones para ilustrar os aplicativos que podem ser adicionados na area de trabalho.Se eles são colocados no painel os icones estão la,mas se a gente coloca na area de trabalho ficam aquelas folhas brancas medonhas.De fato pisaram na bola,porque todo mundo ta acostumado com icone de programa na area de trabalho,ate porque la espaço é o que não falta,mas aquelas folhas brancas todas iguais fica ate dificil achar um programa la só pelo texto.Não entendo porque fizeram isso,ate parece que foi pra obrigar todo mundo a usar os icones na barra,ai voce abre uns 5 sites e fica um monte de coisa tudo misturado, sem necessidade e dificil de diferenciar uma coisa da outra enquanto a area de trabalho la,vazia e sem poder ser usada.Espero que consertem este erro grosseiro na próxima versão,se eu conseguir entrar em contato com o site do desenvolvedor,eu vou mandar 100 emails pedindo para copiarem o windows nesta area,porque neste aspecto o Windows é muito melhor indiscutivelmente.[/quote]Cara, particularmente, prefiro a área de trabalho limpa de ícones; tanto que até os ícones que vêm como padrão no desktop (pasta pessoal, computador, lixeira...), eu tiro. Lá, só o painel do gnome, o [b]Cairo-Dock[/b] e um relógio (que é do Cairo-Dock). Bom, mas é meu gosto.
Quanto a essa questão dos ícones, acredito que há um engano. Se você copia um ícone do menu para o desktop, a princípio, ele fica sim como uma folha em branco. Mas não é um "erro grosseiro", nem tampouco "forçação" de barra para se usar o MintMenu. É mais um elemento de segurança, que você não vê no Windows! Fora os que vêm por padrão no desktop, o sistema entende que os outros ícones não são elementos nativos da área de trabalho (e realmente não são!)e, por isso, classifica-os como "não-confiáveis". Se você clicar com o direito neles, abre-se um menu de opções. Uma delas é: "Tornar este lançador confiável". Clique nela. O ícone muda para o que está por padrão no MintMenu. Já tentou fazer isso?
[quote]
Warrior escreveu:
Mas tem uma coisa que realmente me decepcionou;a falta de icones para ilustrar os aplicativos que podem ser adicionados na area de trabalho.[/quote]Se o sistema não apresentar um ícone para o aplicativo ou o ícone não lhe agradar, você tem a opção de trocá-lo. Basta clicar com o direito sobre o ícone e, em "Propriedaes", clicar no "botão" do ícone e escolher outro de qualquer lugar do sistema.
[quote]
Warrior escreveu:
Nenhum dos temas para a area de trabalho me agradou,e tenho certeza que muita gente ainda torce o nariz para o Linux assim que ve as fotos que criam para a area de trabalho,porque o primeiro contato visual ja nao agrada,e ai,a 1° impressao que fica é pessima.Tem gente que é radical e se deixa levar por isso.A imagem do Kurumim,apesar de ser simples,é bem mais agradavel,mas enfim,aqui eu coloco uma foto de paisagem no desktop,ainda bem que pelo menos o direito de personalizar a tela do pc do cliente não foi esquecida.[/quote]Deixe eu escrever o que meus amigos que usam Windows 7 dizem, quando ligo meu notebook com o Mint: "Uaaaauuuu!". Eu já ouvi de dois, que são certificados pela Microsoft: "A parte gráfica do Linux, é incomparável!".
Cara, como todo Linux, o Mint é altamente personalizável. Se vc. não gostou de um tema, tente outro. Se não gostou de nenhum já instalado, instale outro. Vc. já deu uma olhada em nossa Wiki? O Ikeda está fazendo um trabalho excelente lá! Há uma sessão de "Temas" ([url=http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/aparencia]clique aqui[/url]), com ótimas opções. Você também pode baixar vários [url=http://linuxmint-art.org/index.php?xcontentmode=100]deste site[/url]. Já [url=http://ubuntued.info/category/dicas-para-o-visual/serie-visuais]neste site[/url], você encontra verdadeiros manuais para melhorar bastante o visual de sua distro.
Papel de parede... Já olhou os meus, que estão na nossa Wiki? [url=http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/wallpaper]Veja aqui[/url].
Ainda sobre o visual, já tentou configurar o Compiz? Você pode também acrescentar outros elementos gráficos, como docks, por exemplo. [url=http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/aparencia]Veja aqui[/url], na nossa Wiki. Cara, com os elementos certos, você pode ter um desktop muito bacana. [url=http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Gnome-Meu-Mint.../]Veja o meu aqui[/url]! :-D
Uma outra opção pra vc., é usar a versão do Mint com o [b]KDE[/b]. Tenho certeza, por seu depoimento, que o KDE lhe casará como uma luva. O Windows 7 lembra muito o KDE atual. Alguns afirmam que o Tio Bill copiou muita coisa do KDE. [url=http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=942&forum=16]Veja aqui[/url] ou [url=http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=1021&forum=16]aqui[/url]. Só acho que o KDE perde feio em usabilidade para o Gnome. Opinião minha.
[quote]
Warrior escreveu:
Estou agora,pela enésima vez nesta semana,ouvindo "Paralyzed Civilization" da banda alemã de rock progressivo Eloy.
conexão facil com a internet,poder ver videos no you tube sem instalar o adobe flash player e ouvir minha coleção de quase 7000 musicas de mp3 sem precisar instalar plugins,codecs ou extensões...
... Bom,o que me motivou a escrever aqui foi a grata surpresa que tive quando instalei as opçoes de tocador de musica,um melhor que o outro,todos com suporte a mp3,uma infinidade de recursos,e o melhor de tudo,tudo free.Antes eu só tinha o media player,e agora eu tenho 5 opçoẽs,posso ate fazer um rodizio.Sem duvida isso foi um grande achado,e espero que na proxima versão eles sejam mantidos,porque se mudarem eu continuarei a usar esta versão ate que ela perca o suporte.
[/quote] É, sobre o suporte a multimídia ou a internet, não há o que comentar... Nota 10 pro Mint!
Espero ter ajudado.
[b]Fique com Deus. [/b]
Com certeza existe muitas diferenças entre os dois sistemas (particularmente é por isso que gosto do Linux, por ele não ser o Windows).
Atualmente estou tentando me adaptar ao macbook, estou penando para conseguir fazer coisas minimas que no Linux consigo fazer facilmente. Mas é a mesma sensação que tive ao entrar no mundo Linux e também no Solaris ou BSD, todos são diferentes, e em todos os sistemas precisa-se de um tempo para se adaptar (acostumar).
De todos os SO que já utilizei, posso lhe assegurar que o Linux é o sistema mais flexível, tudo que eu quero fazer no Linux sinto que posso (talvez não com facilidade), mas sei que posso, sei que sou livre para fazer tais modificações e sei que tem muitos tantos que estão criando aplicativos que facilitam essas mudanças (personalizações).
Se você encontrar algo que está te incomodando no Linux Mint, sinta-se a vontade para postar aqui na comunidade, afinal de contas estamos aqui para nos ajudar.
Quanto ao problema de ícones da área de trabalho, acredito que o Marcelo deve ter te ajudado.
E sobre personalização, isso com certeza é o que não falta no Linux, existe tópicos aqui no Fórum que a gente disponibilizamos diversos screenshots de nossos desktops. Se voce gostar de algum, avise a gente que podemos tentar te ajudar a deixar o seu como o de alguem, e mesmo na net existe uma infinidade de temas que voce pode seguir.
Acho que vc. deve se desarmar um pouco mais. Só poderemos te ajudar, se vc. quiser ser ajudado. Pode fazer as crísticas que quiser, mas não se contente só a esse estágio. O Linux ainda tem muito a te oferecer. E nós, a te ajudar. Vejo que seus problemas são mais filosóficos que técnicos (apesar de ter problemas técnicos de fato!).
Olha só: atente-se ao alerta do Otto e os conselhos do Marco! Se não entendeu a colocação deles, leias as regras, por favor.
[quote]
Warrior escreveu:
Só acho estranho o proprio sistema não confiar em um programa que ele mesmo baixou,e só o [b]proprio usuario[/b] ter que certificar que o mesmo é confiavel.[/quote]Porque é o usuário é quem dita as regras, oras! Você deve mandar no sistema, não o contrário! :-D
[quote]
bem,tem coisas que é melhor não tentar entender porque são de certas formas.[/quote]Bem, as coisas não são bem assim no Linux! O fato dele ser um SO de código aberto, possibilita o aprendizado profundo do sistema. Basta ter paciência e boa vontade para estudar e aprender.
[quote]
Warrior escreveu:
acho que os desenvolvedores do "Mint" o levam muito a serio.[/quote] Peraí... Não era pra levar, não?! :lol:
Os caras são profissionais, meu caro! Não vão fazer nada de "brincadeirinha".
[quote]
Warrior escreveu:
Porque o sistema se chama "Menta" tem que ser tudo predominantemente verde?[/quote] Coerência. Cada distro tem sua identidade. A do Mint "padrão", com o Gnome como ambiente gráfico, é ser verde! Já vi que não olhou a versão com o KDE... Lá, as coisas são azuis! Até o logo é azul!
Não se esqueça que vc. pode "colocar" a cor que quiser no sistema!
[quote]
Warrior escreveu:
Pra ser sincero,acho estes temas muito chatos.Eu gosto de paisagens com muito verde,agua,cachoeira,florestas,mas estas imagens com closes de insetos não tem nada a ver comigo.Imagens que me tocam são aquelas estilo do Kurumim ou aquelas fotos de paisagens que costumam estampar folhinhas.[/quote] Cara, é só baixar um que te agrade! Se os meus papéis não te agradaram, é só colocar outros. Se não souber como fazer isso, avise, que a gente te ajuda.
A que papéis de parede do Kurumim vc. se refere? Eu usei o Kurumim; foi minha primeira distro Linux... Até onde me lembro, os papéis de parede padrão tinham todos o pinguinzinho em formato de índio! Bom, mas isso foi quando eu usei.
[quote]
Warrior escreveu:
Quem sabe quando derem a nos usuarios a chance de falarmos o que achamos destes wallpapers as coisas não mudam?[/quote] Ué?! Não é isso que vc. está fazendo?! O Fórum serve é pra isso mesmo! Mas lembre-se que wallpapers são detalhes estéticos. Apesar de eu gostar muito desses detalhes (por isso mesmo, dei-me ao trabalho de montar todos aqueles para o Mint), sei que há coisas mais essenciais ao sistema. E por causa delas é que devemos nos mobilizar para buscar melhorias.
Fique com Deus.
Não ganhamos nada por prestar suporte aqui, apenas estamos engajados no espírito livre de transmissão de conhecimentos.
Já utilizei diversos sistemas operacionais, dentre eles várias distribuições de Linux, Windows, Mac OS X, Solaris, BSD e etc...
Em todos, encontrei coisas que não me agradavam, que eu poderia ficar listando aqui, mas isso não viria ao caso.
Depois de utilizar todos esse sistemas, ainda o que eu mais gosto e utilizo é o Linux Mint, pois na balança de comparações que fiz, esse sistema saiu a frente.
Aparentemente você (Warrior) só utilizou o Windows e está tentando migrar para o Mint. E suas críticas são válidas, afinal quanto mais críticas tiverem, mais insatisfação verão, e melhorias podem ser feitas.
Aqueles que fogem das críticas acabam se fechando e não trazem melhorias para a maioria dos usuários (opinião pessoal: sinto isso na Apple, pois o que eles julgam estar bom, não aceitam com bons olhos as críticas que recebem).
Meu primeiro sistema operacional que utilizei também foi o Windows e depois migrei para Linux, após isso fiquei migrando mas acabei voltando para o Mint, ao qual permaneço há alguns anos. E como a maioria dos usuários Windows, eu também estava acostumado com o visual 'janelas' dele, mas por causa da insegurança, instabilidade, falta de personalização, e centenas de outros motivos me fizeram migrar.
Ao migrar, me apaixonei pelo espírito de compartilhar para fortalecer. Pois no início eu também precisei de muuuuita ajuda para conseguir me adaptar e aprender esse SO e por isso também que resolvi participar ativamente nesse fórum, pois eu quero retribuir toda a ajuda que tive no começo com aqueles que estão entrando agora no mundo Linux com o pouco conhecimento que eu possuo.
E é muito satisfatório ajudar alguém que esteja com dúvidas ou problemas, o mesmo espírito de ajuda eu tento levar para minha realidade e sempre que possível tento participar de eventos de entidades beneficentes e ajuda voluntária. Mesmo que atualmente por causa da faculdade mais trabalho estão me deixando meio sem tempo.
Eu realmente espero que você goste do Mint. E que não utilize apenas por que seu hardware deu problema no Windows. Eu gostaria que você conseguisse perceber que existe um algo mais em utilizar um "Software Livre", que pode estar longe de ser perfeito, mas que está sendo criado por uma incrível força de vontade que move toda uma comunidade de programadores e usuários a gastar dezenas de horas para ajudar uns ao outros. E diferentemente do Windows, que você pagou (e provavelmente um preço bem caro) pra poder instalar em sua máquina e esse dinheiro foi repartido entre toda a equipe da microsoft. Ao instalar o Mint, a comunidade não recebeu dinheiro, mas recebeu um novo usuário, e isso é algo extremamente bom.
Se você estiver com qualquer problema no Linux Mint, sinta-se a vontade para postar aqui no fórum.
Se não gostou da cor verde do mint, você pode trocar. Assim como os wallpapers e etc.
Se tiver dúvidas quanto a isso, podemos te ajudar. Se quiser deixar seu Mint com o rosto do 'XP' também podemos te ajudar.
É só você pedir.
Apenas lembre-se, e estamos martelando bastante isso, que este é um fórum específico para a comunidade do Linux Mint e que não damos suporte para outros sistemas operacionais (a não ser algumas outras distribuições linux que possuem compatibilidade com o mint, como o ubuntu). Caso você precise algum tipo de suporte ao Windows, é só você ligar para a Microsoft Brasil, pois sua licença paga com certeza dá direito a suporte. Sobre o vírus que pegou, como dica, é melhor você reportar de alguma forma para a microsoft sobre isso, quem sabe eles consigam retirar a bracha de segurança que o cracker achou em seu Windows para te crackear.
Nossa....!!!
Acho que escrevi muuuito ^.^
gomen nasai... (me desculpem)
Abraços