ATI RADEON HD4550

HrastHrast Roberto Hrast
editado março 2011 em Hardwares e Periféricos
Prezados colegas..

Estou tirando o Mint 10 do VBox e instalando fisicamente, no meu notebook HP dv-2080br.
Este note vem com a placa de vídeo ATI Radeon HD4550 (M93-HD 4500 series).
Não to conseguindo de jeito nenhum instalar o driver proprietário ATI. Eu já baixei o driver da ati versão 11, ele diz que a instalação está correta, porém no boot vai para linha de comando, e no startx diz que não encontra tela (no screen found).
No comando aticonfig existe uma linha que diz: desabilitar gráficos alternaveis...
Alguém tem alguma dica?
To com o sistema atualizado e usando kernel 2.6.35-22.

Obrigado pela atenção
Roberto

Comentários

• editado julho 2012
    Nao consigo instalar o driver ATI no meu notebook.

Notebook: HP Pavilion dv4 2040 br
    Placa ATI: Mobility Radeon HD 4550 512mb DDR3
    Distribuição: Linux Mint Lisa (12) x86 com Gnome
    Kernel: Linux mint 3.0.0-12-generic #20-Ubuntu SMP Fri Oct 7 14:50:42 UTC 2011 i686 i686 i386 GNU/Linux

Ja tentei instalar pelo drivers proprietarios do Linux Mint,
    aperecem dois, o recomendado e o atualizavel.. ja instalei os dois e sem sucesso
    toda vez que instalo quando reinicio o sistema vai para tela de comando que nem
    o amigo ae de cima disse.

Baixei o driver direto do site da ATI e nada!

Ja to na luta a mais dois meses e ja formatei e instalei o Mint umas 10 vezes,
    todas elas devido a instalação sem sucesso da placa de video =/

Rodei o comando "lspci -v | grep VGA" e apareceu o seguinte:

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 02) (prog-if 00 [VGA controller])
    01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc M93 [Mobility Radeon HD 4300/4500 Series] (prog-if 00 [VGA controller])

Ja baixei o novo driver da ATI para o Linux que nem descreve nesse link e fiz o passo-a-passo mais da erro:
    http://ubuntued.info/instale-a-nova-versao-dos-drivers-ati-no-ubuntu

Pesquisando mais no prof. Google encontrei esse link: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-Ultimate/UBUNTU-10.10-ERRO/

que diz que um usuario conseguiu instalar so que sou iniciante seguir os passos no link e nao consegui!

Acabei de instalar o Mint novamente e atualizei o mesmo ta redondinho sem nada a mais instalado.

Aguem pode me ajudar nessa luta? Agradeço desde já ;)
  • editado julho 2012
    Colega,

Você realmente seguiu com calma e atenção a todos os passos do colega do Fórum VivaoLinux que conseguiu instalar a placa corretamente?

Deixo duas sugestões para vocês:

- Instalem o novo Mint 13 no lugar das versões que estão utilizando agora, por ela possuir drivers mais atuais;

- Atualizem a versão do kernel para a 3.5, a qual possui um suporte muito melhor as placas AMD com essa de vocês. No link abaixo vocês obtém o procedimento de atualização do kernel.
    [url=http://sejalivre.org/instalando-o-novo-kernel-3-5-no-ubuntu-e-linux-mint/]Instalando o novo Kernel 3.5[/url]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.