Problemas no Novo Linux Mint Xfce 201104

jackadsjackads Jackson Benete
editado abril 2011 em Sistema
Problemas no Novo Linux Mint Xfce 201104

Olá pessoal, não sei se deveria postar aqui ou em "Hardwares e Periféricos", fiz uma pesquisa e procurei manualmente pelas páginas dos fóruns do suporte e não encontrei nada parecido, acho que esse fórum é relativamente novo não é?

Ontem eu baixei o Linux Mint Xfe 201104 que foi lançado à poucos dias em 06 de abril de 2011 se não me engano.

O que acontece é o seguinte, de cada 10 distros que eu baixo, em 9 eu encontro problemas de compatibilidade com minha placa de rede Atheros 9k.

Apesar do problema, até aí estava tudo bem, pois pesquisei bastante e encontrei alguns pacotes de drivers e alguns comandos para ativar a placa de rede wireless. Então copiei os arquivos de texto com os nomes dos comandos e copiei os pacotes tudo para um pendrive.

Iniciei o Mint e então descobri que o pendrive não era reconhecido, e nem a partição do hd com o windows 7 (essa que estou usando agora), ao contrário do ubuntu que a partição ficava lá para ser acessada, pois se eu pudésse acessá-la eu não precisaria que o pendrive fosse reconhecido pois poderia pegar os arquivos direto do outro hd.

Enfim, agora me encontro tanto com o pendrive quanto com a outra partição do hd sem ser reconhecida no mint, e também é claro com a placa de rede sem ser reconhecida/compatível também...

Tentei alguns comandos para reconhecer o hd ou o pendrive que vi pesquisando como:

sudo tail -f/var/log/messages
+Esse comando retorna erro, não funciona

fdisk -l
+acho que faz o mesmo que o comando acima, mas esse funciona, mas na lista estão as partições do hd mas o pendrive não aparece.

tentei então montar o hd com:

sudo mount/dev/sda1 /home/win
+não foi, da erro tentei de várias formas

tentei também:

$sudo mount -t ufat/dev/sdn1/mnt
+nem sei pra que serve esse comando mas não vai da erro

Então vi que se eu acessasse o /boot/grub/menu.lst
então eu poderia modificar o arquivo e no final acrescentar uma última linha com "irqpool pci=biosirq".
+o arquivo menu.lst não existe na pasta grub.

Não sei o que faço, gostei do mint pois ele não trava como o ubuntu travava a todo momento, acho que com o mint eu conseguiria estudar bastante linux e ter bastante produtividade no aprendizado.

Mas sem a segunda partição do hd reconhecendo, sem usb reconhecendo e sem a placa de rede reconhecendo fica difícil, já que qualquer outro problema além desses eu precisaria entrar na internet para solucionar, então a placa de rede acho que é o principal problema.

Eu uso um Asus 1201PN Intel Atom N450 1.67GHz com 2GB de Ram e placa de vídeo nVidia Ion. A placa de rede é uma Atheros AR9285.

Já instalei várias distros aqui mas a maioria da os mesmos problemas, o único que passou sem esses problemas foi o Ubuntu 10.10 com GNOME porque eu instalei o LXDE e da os mesmos problemas de reconhecimento. Só que o Ubuntu trava MUITO, e o Mint foi a distro mais leve, elegante e rápida que eu encontrei.

Se não puderem ajudar vou enteder, acho que os problemas principalmente todos eles ao mesmo tempo não devem ser muito comuns assim...

Fiquem com Deus e Obrigado!

Comentários

• jackadsjackads Jackson Benete
    editado abril 2011
    Queridos, um dos problemas era a falta de espaço entre os parâmentros, ao invés do sudo mount/dev/sda1 /home/win
    me deram a dica para mudar em sudo mount /dev/sda1 /home/win e funcionou, só tive que criar as pastas manualmente mas reconheceu o hd e o montou... O pendrive continua sem reconhecer, mas tendo o hd está bom.

O problema agora está com a placa de rede que ainda não consegui resolver, pelo jeito que tenho visto aqui nos fóruns e no google placa de rede é o que mais da xabu no linux não é?

Espero conseguir resolver, se alguém tiver alguma dica ou orientação, desde já agradeço!
  • ruizuikedaruizuikeda Ikeda
    editado abril 2011
    Tente usar esse link:
    http://wireless.kernel.org/en/users/Drivers/ath9k
  • jackadsjackads Jackson Benete
    editado abril 2011
    Olá Ikeda, obrigado pelo link mas eu já tinha entrado nele várias vezes antes.

Cheguei a tentar também instalar o madwifi o que foi em vão, pois não consegui executar os comandos como mandava na documentação do "how-to" deles.

Mas enfim eu consegui.Se alguém no futuro precisar resolver vai aí a resolução do problema:
    Baixem um pacote de drivers wireless no site linux wireless.org, no meu caso eu baixei o compat-wireless-2.6.39-rc1-3.tar.bz2 e descompactem o pacote. No console executem:

cd compat-wireless-2.6.39-rc1-3/
    make
    sudo make install
    sudo make unload
    sudo modprobe ath9k

Eu já havia tentado várias vezes esses comandos mas eu não estava digitando a ultima linha "sudo mobprobe ath9k" pois todos os sites que visitei ensinando não citavam esta última linha, a maioria inclusive nem citava a linha de comando "sudo make unload", e foi só com o ela e o comando final "sudo mobprobe driver-name" que realmente funcionou.

Obrigado Ikeda e a todos que deram atenção ao tópico com intenção de ajudar, sei que ninguém respondeu mas bastante gente o leu, fiquem com Deus!

SOLVED
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.